Plano de Aula

Plano de aula: Conflitos entre Sudão e Sudão do Sul

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender os fatores que contribuíram para fomentar animosidades entre o norte e o sul do Sudão que culminaram no processo de independência do Sudão do Sul em 2011. Além disso, discutir que apesar da independência, muitos problemas ainda permanecem.

Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, folha de papel A3 (ou caso não tenha pode ser A4), lápis preto, borracha, fita adesiva e post-it (opcional).

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YTqQhQFnxnu6EUP2BgWbgAFSTS6u4jzCWQW5TYqgPaw4gxGbGVr43BSx5hqY/geo8-05und10-contextualizacao.pdf

Mapas da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hchUcBaruhHQSvCEPW4dGMA6KJw6Baw672aT3P7UypsYNxV4xpdjUxBH6PPs/geo8-05und10-mapas-problematizacao.pdf

Modelo Árvore de Problemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XydsTDaYwXBgqSryAaShjpkxekBE7rPwaS3JuPETrq9CUKUyeSJqSqM3Qvjb/geo8-05und10-modelo-arvore-de-problemas.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VT8SVscKAet9ZuQ4VzfR5NE6uGnTbR3tKv9pmqXUYT2HnMNx2gPTBFHVRRw/geo8-05und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Entenda os fatores que envolvidos na independência do Sudão do Sul. BBC News Brasil. 08 jul. 2011. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/07/110708_sudaosul_q-a_pai> Acesso em 01 mar. 2019.

O difícil aniversário de um ano de independência do Sudão do Sul. G1. 06 jul. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/07/o-dificil-aniversario-de-um-ano-de-independencia-do-sudao-do-sul.html> Acesso em 01 mar. 2019.

Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam como ocorreu a partilha da África no período da colonização europeia.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão compreender como se deu o processo de independência do Sudão do Sul.

Como adequar à sua realidade: É possível comentar que no Brasil também há grupos que desejam separar o país. Para outras informações, ver a reportagem no item "Para você saber mais".

Para você saber mais:

MELLO, Alessandra. Além do Sul, São Paulo e outros estados têm movimentos para se separar do Brasil. EM, 09 out. 2017. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/10/09/interna_politica,907066/alem-do-sul-sao-paulo-e-estados-movimentos-para-se-separar-brasil.shtml> Acesso em 11 mar. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados