GEO8_05UND10 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Conflitos entre Sudão e Sudão do Sul
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender os fatores que contribuíram para fomentar animosidades entre o norte e o sul do Sudão que culminaram no processo de independência do Sudão do Sul em 2011. Além disso, discutir que apesar da independência, muitos problemas ainda permanecem.
Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, folha de papel A3 (ou caso não tenha pode ser A4), lápis preto, borracha, fita adesiva e post-it (opcional).
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YTqQhQFnxnu6EUP2BgWbgAFSTS6u4jzCWQW5TYqgPaw4gxGbGVr43BSx5hqY/geo8-05und10-contextualizacao.pdf
Mapas da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hchUcBaruhHQSvCEPW4dGMA6KJw6Baw672aT3P7UypsYNxV4xpdjUxBH6PPs/geo8-05und10-mapas-problematizacao.pdf
Modelo Árvore de Problemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XydsTDaYwXBgqSryAaShjpkxekBE7rPwaS3JuPETrq9CUKUyeSJqSqM3Qvjb/geo8-05und10-modelo-arvore-de-problemas.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VT8SVscKAet9ZuQ4VzfR5NE6uGnTbR3tKv9pmqXUYT2HnMNx2gPTBFHVRRw/geo8-05und10-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Entenda os fatores que envolvidos na independência do Sudão do Sul. BBC News Brasil. 08 jul. 2011. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/07/110708_sudaosul_q-a_pai> Acesso em 01 mar. 2019.
O difícil aniversário de um ano de independência do Sudão do Sul. G1. 06 jul. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/07/o-dificil-aniversario-de-um-ano-de-independencia-do-sudao-do-sul.html> Acesso em 01 mar. 2019.
Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam como ocorreu a partilha da África no período da colonização europeia.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão compreender como se deu o processo de independência do Sudão do Sul.
Como adequar à sua realidade: É possível comentar que no Brasil também há grupos que desejam separar o país. Para outras informações, ver a reportagem no item "Para você saber mais".
Para você saber mais:
MELLO, Alessandra. Além do Sul, São Paulo e outros estados têm movimentos para se separar do Brasil. EM, 09 out. 2017. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/10/09/interna_politica,907066/alem-do-sul-sao-paulo-e-estados-movimentos-para-se-separar-brasil.shtml> Acesso em 11 mar. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO