GEO8_05UND08 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: O genocídio em Ruanda
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender os atores envolvidos, motivos e consequências do genocídio que devastou Ruanda em 1994, relacionando com questões étnicas e territoriais construídas historicamente. Importante dizer que este episódio imprimiu na história do continente um trágico recorde de pouco mais de 800 mil mortos e pelos menos 2 milhões de refugiados em pouco mais de três meses. Esses números representavam praticamente metade da população do país na época.
Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, uma folha de sulfite por grupo, lápis e borracha.
Material complementar:
Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CguGf4bYqVHXBBmzRmtbqcf647sGbBv8XdPAj5zn8seHrvcuS2wQjWWcmQrr/geo8-05und08-contextualizacao-imagem.pdf
Materiais da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSWxAPsvNceAaChRJFaqGEnXcs9xk45wfEtKsy8G9yXSD5A7u3gSWGfsc3Ce/geo8-05und08-problematizacao-frases-manchete-e-grafico.pdf
Material da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HCUA7XPdZHQ6KvsPy4fk4UvqGxMwhn6h7FTenEhVd3CwYyRnNtEM5Fa3TwS5/geo8-05und08-acao-propositiva-pergunta-focal.pdf
Para você saber mais:
Entenda o genocídio de Ruanda de 1994: 800 mil mortes em 100 dias. BBC News Brasil. 07 abr. 2014. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140407_ruanda_genocidio_ms> Acesso em 08 fev. 2019.
SANCHEZ, Giovana. Entenda porque o mundo não impediu o genocídio de Ruanda. G1 Mundo. 07 abr. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/entenda-por-que-o-mundo-nao-impediu-o-genocidio-de-ruanda.html> Acesso em 08 fev. 2019.
- Genocídio: Segundo a lei brasileira nº 2889, de 1º de outubro de 1956, que seguiu a formulação da ONU, o genocídio é definido como crime praticado com a intenção de destruir, totalmente ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. São eles: "a) matar membros do grupo; b) causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo; c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo"
- Sugestão: Filme Hotel Ruanda (2003), do diretor Terry George, que tem como pano de fundo os cem dias de genocídio e se baseia em fatos verídicos para contar a história de Paul Rusesabarigina, gerente de um importante hotel em Kigali, capital de Ruanda, que devido suas ações e lutas consegue abrigar tutsis no hotel, salvando a vida de 1200 pessoas.
- Sugestão: Série Black Earth Rising, coprodução entre a Netflix e a BBC Two, quer explicar como e por que o genocídio de Ruanda começou, quais os interesses envolvidos e o papel dos colonizadores e do mundo. É possível selecionar alguns trechos para a problematização caso tenha acesso à série.
Contextos prévios: não é fundamental para o desenvolvimento do plano, mas é interessante que os alunos conheçam os aspectos históricos da colonização do continente a fim de compreender uma das raízes deste episódio.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre o genocídio de Ruanda em 1994, compreendendo os atores envolvidos, os motivos e consequências, relacionando com questões étnicas e territoriais construídas historicamente, remontando ao período colonial. O conflito envolveu tutsis e hutus, os dois principais grupos étnicos que compõem a população ruandesa, e resultou em mais de 800 mil mortos em três meses.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO