Plano de Aula

Plano de aula: O genocídio em Ruanda

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender os atores envolvidos, motivos e consequências do genocídio que devastou Ruanda em 1994, relacionando com questões étnicas e territoriais construídas historicamente. Importante dizer que este episódio imprimiu na história do continente um trágico recorde de pouco mais de 800 mil mortos e pelos menos 2 milhões de refugiados em pouco mais de três meses. Esses números representavam praticamente metade da população do país na época.

Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, uma folha de sulfite por grupo, lápis e borracha.

Material complementar:

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CguGf4bYqVHXBBmzRmtbqcf647sGbBv8XdPAj5zn8seHrvcuS2wQjWWcmQrr/geo8-05und08-contextualizacao-imagem.pdf

Materiais da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSWxAPsvNceAaChRJFaqGEnXcs9xk45wfEtKsy8G9yXSD5A7u3gSWGfsc3Ce/geo8-05und08-problematizacao-frases-manchete-e-grafico.pdf

Material da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HCUA7XPdZHQ6KvsPy4fk4UvqGxMwhn6h7FTenEhVd3CwYyRnNtEM5Fa3TwS5/geo8-05und08-acao-propositiva-pergunta-focal.pdf

Para você saber mais:

Entenda o genocídio de Ruanda de 1994: 800 mil mortes em 100 dias. BBC News Brasil. 07 abr. 2014. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140407_ruanda_genocidio_ms> Acesso em 08 fev. 2019.

SANCHEZ, Giovana. Entenda porque o mundo não impediu o genocídio de Ruanda. G1 Mundo. 07 abr. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/entenda-por-que-o-mundo-nao-impediu-o-genocidio-de-ruanda.html> Acesso em 08 fev. 2019.

- Genocídio: Segundo a lei brasileira nº 2889, de 1º de outubro de 1956, que seguiu a formulação da ONU, o genocídio é definido como crime praticado com a intenção de destruir, totalmente ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. São eles: "a) matar membros do grupo; b) causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo; c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo"

- Sugestão: Filme Hotel Ruanda (2003), do diretor Terry George, que tem como pano de fundo os cem dias de genocídio e se baseia em fatos verídicos para contar a história de Paul Rusesabarigina, gerente de um importante hotel em Kigali, capital de Ruanda, que devido suas ações e lutas consegue abrigar tutsis no hotel, salvando a vida de 1200 pessoas.

- Sugestão: Série Black Earth Rising, coprodução entre a Netflix e a BBC Two, quer explicar como e por que o genocídio de Ruanda começou, quais os interesses envolvidos e o papel dos colonizadores e do mundo. É possível selecionar alguns trechos para a problematização caso tenha acesso à série.

Contextos prévios: não é fundamental para o desenvolvimento do plano, mas é interessante que os alunos conheçam os aspectos históricos da colonização do continente a fim de compreender uma das raízes deste episódio.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre o genocídio de Ruanda em 1994, compreendendo os atores envolvidos, os motivos e consequências, relacionando com questões étnicas e territoriais construídas historicamente, remontando ao período colonial. O conflito envolveu tutsis e hutus, os dois principais grupos étnicos que compõem a população ruandesa, e resultou em mais de 800 mil mortos em três meses.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO