GEO8_05UND05 - Atividade Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Governo e tensões geopolíticas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A proposta desta aula é discutir sobre algumas possíveis consequências geopolíticas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo.
O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência do não reconhecimento das eleições no país e, portanto, da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.
Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das manchetes e imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva (uma folha por grupo), lápis preto, borracha e Atlas Escolar (pelo menos um por grupo).
Material complementar:
Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wZqgzAnJdqjCyA9dxm8vQKj45Ym5Wc7UY8a2AXNe2pYE8KWZGJf8sbqWCucP/geo8-05und05-manchetes-contextualizacao.pdf
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf
Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TN5t7Q5yuUzdmyd7YSyXfDeEUYpm8cJbQRPYt3W8GSvtGTHjewHs8sUtze7W/geo8-05und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Definição de governo: "o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista)".
PENA, Rodolfo F. Alves. Estado, Nação e Governo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".
Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.4, p. 224-241, jul./dez., 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/500/272> Acesso em: 20 jan. 2019.
Os sete passos da metodologia PBL (ou ABP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=648G2xHyORI> Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, porém, é interessante que os alunos conheçam o conceito de Estado para compreenderem que o governo é uma das instituições que o compõem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre algumas das consequências geopolíticas e socioeconômicas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo. É importante que neste momento o professor questione se os alunos sabem o significado da palavra "geopolítica". Caso não saibam, o professor pode solicitar que procurem no dicionário ou então explicar o termo aos alunos.
O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.
Para você saber mais:
Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".
Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO