Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As lutas pelas resistências coloniais na África por meio de alianças no século XIX
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26 Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Esta aula tem como objetivo analisar as formas de resistência por meio de acordos diplomáticos entre líderes africanos e europeus. Para isso, é preciso ter Dicionários da Língua Portuguesa e expor o conteúdo desse plano aos slides, seja projetando os slides ou os materiais imprimíveis a seguir:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F5FBx3TYXQkjxwERGDqZpG5qSZrZFUHErNZmxAY9cYB6ZzyGKmP7ZR4uzGuX/his8-26und02-problematizacao-fonte.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wE4sa8NGhxP3jRFmbXw9CcMQ9GSNu8evbwwVZEgvH7jeZXjUAdeeQZ2fHzYV/his8-26und02-sistematizacao.pdf
É importante que o professor organize a turma em grupos de no máximo três integrantes. Assim, poderá entregar cópias impressas das etapas desta aula para cada grupo.
Para a Sistematização é preciso disponibilizar aos alunos folha A4, lápis para desenho ou comum, lápis de cor, hidrocor, canetinhas coloridas, giz de cera, revistas e jornais para recorte, régua, cola branca e tesoura sem ponta, bem como materiais que achar necessário para a elaboração do cartaz.
Material complementar:
O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce
Relações Internacionais.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Para apresentar o objetivo desta aula, você poderá projetar, escrever no quadro ou ler a proposta do objetivo para os alunos.
É importante apresentar o objetivo da aula para que os alunos compreendam o que farão e entendam aonde a proposta da aula quer chegar.
É significativo que a turma compreenda o tema da aula que será desenvolvida.
Oriente os alunos a se organizar em trios. É importante que o professor considere que os grupos sejam formados entre alunos que possam colaborar entre si.
Como alternativa para estimular a curiosidade dos alunos, com base no objetivo da aula, você poderá reformular o modo de abordagem do objetivo, como: “A diplomacia como ferramenta de resistência frente à dominação europeia na África do século XIX”.
Para você saber mais:
Nesta aula você trabalhará as relações diplomáticas que existiram como forma de resistência de comunidades na África, diante do domínio imperialista europeu. Desta forma, é interessante compreender a importância das ações de políticas externas como forma das diferentes nacionalidades/comunidades se relacionam diante de seus interesses. Para isso, sugerimos a leitura do texto, “O que é política externa?”, disponível no site: https://www.politize.com.br/politica-externa-o-que-e-e-por-que-e-importante/ Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Vídeo: O que é diplomacia?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S3BdQiaK1PY Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO