Plano de Aula

Plano de aula: Imperialismo europeu e neocolonialismo nos continentes africano e asiático

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Ideologia

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI23, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Textos impressos para análise.
  • Caderno.
  • Canetas.
  • Lápis e borracha.

Material complementar:

Para você saber mais: Indicamos algumas leituras caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2088931/mod_resource/content/2/A%20era%20dos%20Imp%C3%A9rios.pdf.
Acesso em: 8/1/2019.

NKRUMAH, Kwame. Neocolonialismo último estágio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Disponível em: https://afreekasite.files.wordpress.com/2017/12/neocolonialismo-kwame-nkrumah-ilovepdf-compressed-1.pdf. Acesso em: 17/2/2019.

GOMES, Luiz Flávio. Racismo “científico”: Origens das teses racistas da modernidade. Conteúdo jurídico, novembro de 2015. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,racismo-cientifico-origens-das-teses-racistas-na-modernidade,54702.html. Acesso em: 17/2/2019.

KIPLING, Rudyard. O fardo do homem branco. Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pi/pi06emdiante/pi200821.php. Acesso em: 17/2/2019.

RANGEL, Pollyanna Soares. Apenas uma questão de cor? As teorias raciais dos séculos XIX e XX. Revista Simbiótica, vol. 2, n. 1, jun., 2015. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/viewFile/10324/7264. Acesso em: 14/2/2019.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As teorias raciais, uma construção histórica de finais do século XIX. In: ______; QUEIROZ, Renato da Silva (Orgs.).
O contexto brasileiro São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Estação Ciência: Edusp, 1996.

HOLANDA, Maria Auxiliadora. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. Geledés Instituto da Mulher Negra, jun., 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 17/2/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Você pode projetar o slide com o objetivo da aula se dispor do recurso, senão escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com os alunos. Certifique-se de que todos entenderam e esclareça eventuais dúvidas.

Para você saber mais: Indicamos algumas leituras caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados