Plano de aula: A descolonização da África e o neocolonialismo

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.

Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das imagens e mapas.

Material complementar:

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdq2u4Bshcjmpq5mSEPACKQttCzjVYSUdDsjWymv3cCjjC8ZQN6EsQPZBZvS/geo8-05und06-imagem-contextualizacao.pdf

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.

Neocolonialismo: corresponde ao segundo momento da exploração econômica do continente africano pelos europeus, agora para a exploração de matérias-primas necessárias ao desenvolvimento da Revolução Industrial. Período marcado pelo predomínio econômico, político e cultural das potências capitalistas européias sobre a África e Ásia no final do século XIX e ao longo do século XX. Esses países passaram a participar da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependentes dos gêneros industrializados produzidos pelos países desenvolvidos.

Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam o contexto e as características da Segunda Revolução Industrial e neocolonialismo.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir alguns fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA