GEO8_05UND06 - Atividade Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A descolonização da África e o neocolonialismo
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.
Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das imagens e mapas.
Material complementar:
Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdq2u4Bshcjmpq5mSEPACKQttCzjVYSUdDsjWymv3cCjjC8ZQN6EsQPZBZvS/geo8-05und06-imagem-contextualizacao.pdf
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.
Neocolonialismo: corresponde ao segundo momento da exploração econômica do continente africano pelos europeus, agora para a exploração de matérias-primas necessárias ao desenvolvimento da Revolução Industrial. Período marcado pelo predomínio econômico, político e cultural das potências capitalistas européias sobre a África e Ásia no final do século XIX e ao longo do século XX. Esses países passaram a participar da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependentes dos gêneros industrializados produzidos pelos países desenvolvidos.
Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam o contexto e as características da Segunda Revolução Industrial e neocolonialismo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir alguns fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO