GEO8_05UND06 - Atividade Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A descolonização da África e o neocolonialismo
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.
Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das imagens e mapas.
Material complementar:
Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdq2u4Bshcjmpq5mSEPACKQttCzjVYSUdDsjWymv3cCjjC8ZQN6EsQPZBZvS/geo8-05und06-imagem-contextualizacao.pdf
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.
Neocolonialismo: corresponde ao segundo momento da exploração econômica do continente africano pelos europeus, agora para a exploração de matérias-primas necessárias ao desenvolvimento da Revolução Industrial. Período marcado pelo predomínio econômico, político e cultural das potências capitalistas européias sobre a África e Ásia no final do século XIX e ao longo do século XX. Esses países passaram a participar da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependentes dos gêneros industrializados produzidos pelos países desenvolvidos.
Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam o contexto e as características da Segunda Revolução Industrial e neocolonialismo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir alguns fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o slide para os alunos. Caso não possa projetar ou imprimir, selecione no livro didático ou em outros materiais outra charge ou imagem que retrate o neocolonialismo na África. Peça para que observem a imagem. Trata-se de uma charge e, por isso é interessante iniciar perguntando se os alunos sabem o que é uma charge. Caso não saibam ou tenham dúvidas, explique que a charge é um gênero textual, comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento. É bastante comum apresentarem conteúdos de cunho político e econômico. É, portanto, uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre um acontecimento ou alguma situação cotidiana. Em seguida, questione-os:
- Quais críticas podemos observar na charge?
- A qual momento podemos relacioná-la?
Permita que os alunos expressem suas leituras e interpretações, pois este é o momento dedicado ao levantamento de ideias prévias dos alunos sobre o conteúdo a ser abordado. Espera-se que eles comentem que ela representa a divisão do continente africano entre as potências europeias, feita de forma arbitrária e visando a exploração econômica do continente, que comprometeu a situação econômica e de dependência do continente. A crítica está nesta arbitrariedade da partilha. Explique sobre o neocolonialismo aos alunos, momento em que as potências européias, na segunda metade do século XIX, estavam em um rápido processo de industrialização, necessitando, portanto, de matérias-primas para as indústrias e de novos mercados consumidores para seus produtos.
Outra possibilidade de abordagem, caso prefira deixar mais marcada a exploração econômica do continente nesta etapa, é o uso da charge disponível em <https://polyp.webarch4.co.uk/cartoons/wealth/polyp_cartoon_africa_unfair_trade_mining_minerals_gold.jpg> Acesso em 23 jan. 2019.
Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdq2u4Bshcjmpq5mSEPACKQttCzjVYSUdDsjWymv3cCjjC8ZQN6EsQPZBZvS/geo8-05und06-imagem-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.
- Neocolonialismo: corresponde ao segundo momento da exploração econômica do continente africano pelos europeus, agora para a exploração de matérias-primas necessárias ao desenvolvimento da Revolução Industrial. Período marcado pelo predomínio econômico, político e cultural das potências capitalistas européias sobre a África e Ásia no final do século XIX e ao longo do século XX. Esses países passaram a participar da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependente dos gêneros industrializados produzidos pelos países desenvolvidos.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de mapas e imagem que se relacionam ao processo de descolonização da África e um dos impactos do neocolonialismo. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, procure por mapas e imagens semelhantes no livro didático ou em outro material que tiver acesso. É importante apenas que elas estejam relacionadas a esse momento histórico do continente.
Peça para os alunos observarem inicialmente o primeiro mapa "Descolonização da África" e a imagem subsequente e discorrerem sobre o que observam e qual seria a relação entre eles. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra as décadas em que os países africanos se tornaram independentes (fato considerado recente) e que a imagem representa como foi parte desse processo.
É interessante explicar que a descolonização teve início a partir do enfraquecimento das metrópoles após o término da Segunda Guerra Mundial e do surgimento de movimentos pela independência nas colônias européias na África. Além disso, pontuar que ela não foi um processo homogêneo, ou seja, ocorreu tanto de forma pacífica quanto violenta. No primeiro caso, houve movimentos pela emancipação com a mobilização da população, protestos e greves e a independência político-administrativa foi alcançada aos poucos, porém, ainda com uma forte influência econômica sobre o novo país criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. Esse foi o caso da maioria das colônias inglesas por exemplo. Já as independências conquistadas por meio da violência, derivaram da intransigência das metrópoles em conceder autonomia às colônias, gerando lutas e guerras civis, como foi o caso das ex-colônias portuguesas. É isso que a ilustração representa.
A independência dos países africanos acabou mostrando a fragilidade desses novos Estados diante da economia e da geopolítica mundial. Estavam desestruturados politicamente e a economia baseada no abastecimento do mercado externo não favoreceu o desenvolvimento desses países, que tiveram dificuldade de inserção no comércio internacional. O passado colonial, os conflitos para estabilização das fronteiras e a luta política interna resultaram em um quadro econômico desfavorável, que é o que mostra o último mapa "África: dívida externa em relação ao PIB - 2017". Projete ou imprima-o para os alunos. Peça que o observem e comentem quais são as informações que ele apresenta e qual a relação com seu passado colonial. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra o endividamento externo dos países africanos e o percentual que isso representa sobre o PIB. Espera-se ainda, que apontem que em mais da metade dos países a dívida externa representa de 25,1% e 50% do PIB.
Caso os alunos não se recordem, explique o que significa PIB - Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Conduza os alunos a discutirem que a origem da dívida externa remonta ao período colonial em que algumas potências europeias forneceram empréstimos a juros altos para o desenvolvimento africano. Contudo, como as economias desses países africanos dependem dos credores para exportar seus produtos, acabam em desvantagem, pois estes conseguem determinar o preço das matérias-primas que compram.
Por fim, projete ou escreva no quadro a questão "Os países africanos estão de fato independentes?". Espera-se que respondam, a partir da discussão, que apesar da independência política, muitos países africanos ainda se encontram dependentes economicamente dos países europeus, reforçando a presença secundária do continente no mundo globalizado, aparecendo como fornecedores de matéria-prima a exemplo do período colonial.
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de mapas e imagem que se relacionam ao processo de descolonização da África e um dos impactos do neocolonialismo. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, procure por mapas e imagens semelhantes no livro didático ou em outro material que tiver acesso. É importante apenas que elas estejam relacionadas a esse momento histórico do continente.
Peça para os alunos observarem inicialmente o primeiro mapa "Descolonização da África" e a imagem subsequente e discorrerem sobre o que observam e qual seria a relação entre eles. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra as décadas em que os países africanos se tornaram independentes (fato considerado recente) e que a imagem representa como foi parte desse processo.
É interessante explicar que a descolonização teve início a partir do enfraquecimento das metrópoles após o término da Segunda Guerra Mundial e do surgimento de movimentos pela independência nas colônias européias na África. Além disso, pontuar que ela não foi um processo homogêneo, ou seja, ocorreu tanto de forma pacífica quanto violenta. No primeiro caso, houve movimentos pela emancipação com a mobilização da população, protestos e greves e a independência político-administrativa foi alcançada aos poucos, porém, ainda com uma forte influência econômica sobre o novo país criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. Esse foi o caso da maioria das colônias inglesas por exemplo. Já as independências conquistadas por meio da violência, derivaram da intransigência das metrópoles em conceder autonomia às colônias, gerando lutas e guerras civis, como foi o caso das ex-colônias portuguesas. É isso que a ilustração representa.
A independência dos países africanos acabou mostrando a fragilidade desses novos Estados diante da economia e da geopolítica mundial. Estavam desestruturados politicamente e a economia baseada no abastecimento do mercado externo não favoreceu o desenvolvimento desses países, que tiveram dificuldade de inserção no comércio internacional. O passado colonial, os conflitos para estabilização das fronteiras e a luta política interna resultaram em um quadro econômico desfavorável, que é o que mostra o último mapa "África: dívida externa em relação ao PIB - 2017". Projete ou imprima-o para os alunos. Peça que o observem e comentem quais são as informações que ele apresenta e qual a relação com seu passado colonial. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra o endividamento externo dos países africanos e o percentual que isso representa sobre o PIB. Espera-se ainda, que apontem que em mais da metade dos países a dívida externa representa de 25,1% e 50% do PIB.
Caso os alunos não se recordem, explique o que significa PIB - Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Conduza os alunos a discutirem que a origem da dívida externa remonta ao período colonial em que algumas potências europeias forneceram empréstimos a juros altos para o desenvolvimento africano. Contudo, como as economias desses países africanos dependem dos credores para exportar seus produtos, acabam em desvantagem, pois estes conseguem determinar o preço das matérias-primas que compram.
Por fim, projete ou escreva no quadro a questão "Os países africanos estão de fato independentes?". Espera-se que respondam, a partir da discussão, que apesar da independência política, muitos países africanos ainda se encontram dependentes economicamente dos países europeus, reforçando a presença secundária do continente no mundo globalizado, aparecendo como fornecedores de matéria-prima a exemplo do período colonial.
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de mapas e imagem que se relacionam ao processo de descolonização da África e um dos impactos do neocolonialismo. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, procure por mapas e imagens semelhantes no livro didático ou em outro material que tiver acesso. É importante apenas que elas estejam relacionadas a esse momento histórico do continente.
Peça para os alunos observarem inicialmente o primeiro mapa "Descolonização da África" e a imagem subsequente e discorrerem sobre o que observam e qual seria a relação entre eles. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra as décadas em que os países africanos se tornaram independentes (fato considerado recente) e que a imagem representa como foi parte desse processo.
É interessante explicar que a descolonização teve início a partir do enfraquecimento das metrópoles após o término da Segunda Guerra Mundial e do surgimento de movimentos pela independência nas colônias européias na África. Além disso, pontuar que ela não foi um processo homogêneo, ou seja, ocorreu tanto de forma pacífica quanto violenta. No primeiro caso, houve movimentos pela emancipação com a mobilização da população, protestos e greves e a independência político-administrativa foi alcançada aos poucos, porém, ainda com uma forte influência econômica sobre o novo país criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. Esse foi o caso da maioria das colônias inglesas por exemplo. Já as independências conquistadas por meio da violência, derivaram da intransigência das metrópoles em conceder autonomia às colônias, gerando lutas e guerras civis, como foi o caso das ex-colônias portuguesas. É isso que a ilustração representa.
A independência dos países africanos acabou mostrando a fragilidade desses novos Estados diante da economia e da geopolítica mundial. Estavam desestruturados politicamente e a economia baseada no abastecimento do mercado externo não favoreceu o desenvolvimento desses países, que tiveram dificuldade de inserção no comércio internacional. O passado colonial, os conflitos para estabilização das fronteiras e a luta política interna resultaram em um quadro econômico desfavorável, que é o que mostra o último mapa "África: dívida externa em relação ao PIB - 2017". Projete ou imprima-o para os alunos. Peça que o observem e comentem quais são as informações que ele apresenta e qual a relação com seu passado colonial. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra o endividamento externo dos países africanos e o percentual que isso representa sobre o PIB. Espera-se ainda, que apontem que em mais da metade dos países a dívida externa representa de 25,1% e 50% do PIB.
Caso os alunos não se recordem, explique o que significa PIB - Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Conduza os alunos a discutirem que a origem da dívida externa remonta ao período colonial em que algumas potências europeias forneceram empréstimos a juros altos para o desenvolvimento africano. Contudo, como as economias desses países africanos dependem dos credores para exportar seus produtos, acabam em desvantagem, pois estes conseguem determinar o preço das matérias-primas que compram.
Por fim, projete ou escreva no quadro a questão "Os países africanos estão de fato independentes?". Espera-se que respondam, a partir da discussão, que apesar da independência política, muitos países africanos ainda se encontram dependentes economicamente dos países europeus, reforçando a presença secundária do continente no mundo globalizado, aparecendo como fornecedores de matéria-prima a exemplo do período colonial.
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de mapas e imagem que se relacionam ao processo de descolonização da África e um dos impactos do neocolonialismo. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, procure por mapas e imagens semelhantes no livro didático ou em outro material que tiver acesso. É importante apenas que elas estejam relacionadas a esse momento histórico do continente.
Peça para os alunos observarem inicialmente o primeiro mapa "Descolonização da África" e a imagem subsequente e discorrerem sobre o que observam e qual seria a relação entre eles. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra as décadas em que os países africanos se tornaram independentes (fato considerado recente) e que a imagem representa como foi parte desse processo.
É interessante explicar que a descolonização teve início a partir do enfraquecimento das metrópoles após o término da Segunda Guerra Mundial e do surgimento de movimentos pela independência nas colônias européias na África. Além disso, pontuar que ela não foi um processo homogêneo, ou seja, ocorreu tanto de forma pacífica quanto violenta. No primeiro caso, houve movimentos pela emancipação com a mobilização da população, protestos e greves e a independência político-administrativa foi alcançada aos poucos, porém, ainda com uma forte influência econômica sobre o novo país criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. Esse foi o caso da maioria das colônias inglesas por exemplo. Já as independências conquistadas por meio da violência, derivaram da intransigência das metrópoles em conceder autonomia às colônias, gerando lutas e guerras civis, como foi o caso das ex-colônias portuguesas. É isso que a ilustração representa.
A independência dos países africanos acabou mostrando a fragilidade desses novos Estados diante da economia e da geopolítica mundial. Estavam desestruturados politicamente e a economia baseada no abastecimento do mercado externo não favoreceu o desenvolvimento desses países, que tiveram dificuldade de inserção no comércio internacional. O passado colonial, os conflitos para estabilização das fronteiras e a luta política interna resultaram em um quadro econômico desfavorável, que é o que mostra o último mapa "África: dívida externa em relação ao PIB - 2017". Projete ou imprima-o para os alunos. Peça que o observem e comentem quais são as informações que ele apresenta e qual a relação com seu passado colonial. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra o endividamento externo dos países africanos e o percentual que isso representa sobre o PIB. Espera-se ainda, que apontem que em mais da metade dos países a dívida externa representa de 25,1% e 50% do PIB.
Caso os alunos não se recordem, explique o que significa PIB - Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Conduza os alunos a discutirem que a origem da dívida externa remonta ao período colonial em que algumas potências europeias forneceram empréstimos a juros altos para o desenvolvimento africano. Contudo, como as economias desses países africanos dependem dos credores para exportar seus produtos, acabam em desvantagem, pois estes conseguem determinar o preço das matérias-primas que compram.
Por fim, projete ou escreva no quadro a questão "Os países africanos estão de fato independentes?". Espera-se que respondam, a partir da discussão, que apesar da independência política, muitos países africanos ainda se encontram dependentes economicamente dos países europeus, reforçando a presença secundária do continente no mundo globalizado, aparecendo como fornecedores de matéria-prima a exemplo do período colonial.
Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gYE5S2ZT2WFwbhXaSA9TdJSM8Mtx3JshhHzhh8PdgzZVZ2kcyxXNkA2PEnvn/geo8-05und06-atividade-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro as orientações para o debate. Em seguida, divida a sala em dois grupos. Essa divisão poderá ser feita de forma aleatória, porém, é interessante que os grupos sejam heterogêneos em níveis de aprendizado, pois isso potencializará as discussões e argumentos. Procure criar na sala de aula um ambiente favorável ao debate, arrumando as carteiras de forma que os grupos possam se olhar. Posicione sua cadeira em uma das pontas e entre os dois grupos, exercendo o papel de mediador nesse processo. Organizado os grupos, lance a questão inicial do debate:
- O que significou, na prática, a independência dos países africanos?
Cada grupo irá argumentar a partir de um viés diferente, buscando responder a essa questão central. Um grupo discutirá sobre o que significou tornar-se independente político-administrativamente e o outro a partir do viés econômico (que na prática não ocorreu, visto a dependência externa e as dívidas que ainda existem). Neste momento poderá ocorrer um sorteio para ver qual grupo inicia com a discussão. Trata-se de um debate de opiniões e, por isso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo principal é a troca de ideias e o aprofundamento do tema em questão. Espera-se neste momento que os alunos retomem pontos discutidos na problematização, ou seja, que houve a independência dos países em relação à metrópole, porém, ainda permanecem dependentes economicamente, fruto de um passado colonial. Durante o debate, o professor poderá problematizar aspectos como a interferência de potências globais na economia desses países e do fato de algumas nações, em alguns países, dominarem outras. Garanta que todos os alunos participem minimamente. Caso surjam novas questões, elas poderão ser debatidas, cuidando apenas para não fugir do tema central.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento, encerrado o debate, discuta com os alunos que muito sobre o assunto ainda poderia ser falado e que a proposta não era esgotar o tema, mas sim, trocar ideias e exercitar a argumentação. Retome os pontos de vista e argumentos levantados, sintetizando o que foi debatido. Comente que as nações africanas, em sua maioria, já nasceram dependentes economicamente de suas metrópoles e que a independência foi apenas política, mas não na prática de fato, visto que continuam importando praticamente tudo que necessitam e exportando matérias-primas como no período colonial.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula vocês irão discutir alguns fatores que contribuíram com o processo de independência das colônias africanas, compreendendo que, apesar da descolonização e independência política, a maioria dos países africanos iniciou uma nova fase de dependência econômica conhecida como neocolonialismo. Esses aspectos históricos são importantes para a compreensão das raízes das dificuldades de muitos países africanos. A aula deve ser conduzida pelo WhatsApp, mas se não houver possibilidade, tente fazer uma adaptação para o e-mail. Explique que o respeito à própria coletividade será um tema central na aula. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a charge disponível aqui e peça que observem a imagem. Comente que a charge é uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre um acontecimento ou alguma situação cotidiana. Em seguida, questione-os: "Quais críticas podemos observar na charge? A qual momento podemos relacioná-la?" Permita que os alunos expressem suas leituras e interpretações; esse é o momento dedicado ao levantamento de ideias prévias dos alunos sobre o conteúdo a ser abordado. Procure organizar as conversas com os alunos via mensagem ou áudio de WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Comente que no arquivo será apresentada uma sequência de mapas e imagens relacionados ao processo de descolonização da África e a um dos impactos do neocolonialismo. Peça para os alunos observarem, inicialmente, o primeiro mapa, "Descolonização da África", e a imagem subsequente, e discorrerem sobre o que observam e qual seria a relação entre eles. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra as décadas em que os países africanos se tornaram independentes (fato considerado recente) e que a imagem representa como foi parte desse processo. No último mapa, solicite que observem e comentem quais são as informações que ele apresenta e qual sua relação com seu passado colonial. Espere os alunos participarem pelo WhatsApp. Espera-se que os alunos comentem que o mapa mostra o endividamento externo dos países africanos e o percentual que isso representa sobre o PIB. Tempo estimado: 30 minutos.
Ação propositiva
Divida a sala em dois grupos. Envie a pergunta: "O que significou, na prática, a independência dos países africanos?". Incentive-os a discutirem pelo WhatsApp (os dois grupos devem criar outro grupo para discutirem apenas entre os integrantes). Explique os detalhes da discussão: cada grupo irá argumentar a partir de um viés diferente, buscando responder a essa questão central. Um grupo discutirá sobre o que significou tornar-se independente político-administrativamente e o outro, a partir do viés econômico (que na prática não ocorreu, tendo em vista a dependência externa e as dívidas que ainda existem). Trata-se de um debate de opiniões e, por isso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo principal é a troca de ideias e o aprofundamento do tema em questão. Espera-se, nesse momento, que os alunos retomem pontos discutidos na problematização. Um integrante de cada grupo precisará enviar um áudio a todos resumindo os debates do grupo, mesmo que haja pontos divergentes. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Professor, para encerrar a aula, discuta com os alunos que muito sobre o assunto ainda poderia ser falado e que a proposta não era esgotar o tema, mas sim trocar ideias e exercitar a argumentação. Retome os pontos de vista e argumentos levantados, sintetizando o que foi debatido. Comente que as nações africanas, em sua maioria, já nasceram dependentes economicamente de suas metrópoles, e que a independência foi apenas política, mas não na prática de fato, visto que continuam importando praticamente tudo que necessitam e exportando matérias-primas, como no período colonial. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentário sobre a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram com a expulsão de colonizadores e com a construção de uma identidade própria; disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Cracel
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Explicar o processo de independência e os impactos socioeconômicos nas nações africanas decorrentes do passado colonial.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.