Plano de Aula

Plano de aula: Violência racial e o Apartheid

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender as mudanças provocadas pelo apartheid na vida cotidiana dos sul-africanos e o quanto essa política de Estado gera consequências até hoje, mesmo após seu término. A palavra apartheid na língua africâner significa "separação" e seu regime foi implantado pelo primeiro-ministro Daniel François Malan em 1948, perdurando por mais de quatro décadas. Este regime defendia o desenvolvimento político das raças de forma separada, com a supremacia branca (minoria) sobre os negros (maioria). Apesar de não ser o único país em que a segregação foi adotada como política de Estado (podemos citar a Alemanha de Hitler, o sul dos Estados Unidos até a década de 1960 e outras colônias européias na África), foi um dos mais violentos.

Materiais necessários: projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão dos materiais da ação propositiva, uma folha de sulfite ou pautada por grupo, lápis preto e borracha.

Material complementar:

Imagens Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf

Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf

Para você saber mais:

- O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990 e correspondia ao racismo como política institucional de Estado, diferenciando direitos e deveres da população segundo a cor da pele, oficializando, assim, em lei o preconceito que já existia na sociedade desde o período colonial. Para outras informações: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid> Acesso em 06 fev. 2019.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

- Filme Invictus (2009), do diretor Clint Eastwood, retrata o momento histórico após o fim do apartheid na África do Sul e a eleição de Nelson Mandela para a presidência do país. Mandela vê na Copa do Mundo de Rúgbi, que aconteceria no país em 1995, uma importante oportunidade de unir a população sul-africana, tornando-a uma verdadeira nação. Além disso, mostra como ele governou com a intenção de transformar o país em uma democracia para todos e não de se vingar dos brancos.

Contextos prévios: Caso já tenha abordado com os alunos o conceito de nação, é possível refletir sobre ele ao longo da aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para eles. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre um dos mais cruéis e violentos exemplo de racismo que ocorreu na África do Sul e vigorou por mais de quatro décadas: o apartheid. Questione os alunos se eles conhecem o significado da palavra segregação e se já ouviram falar sobre o apartheid. Em caso de resposta negativa, explique que ambos significam "separação", neste caso, uma separação garantida por lei entre brancos e negros na África do Sul. Explique também que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO