GEO8_05UND07 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Violência racial e o Apartheid
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender as mudanças provocadas pelo apartheid na vida cotidiana dos sul-africanos e o quanto essa política de Estado gera consequências até hoje, mesmo após seu término. A palavra apartheid na língua africâner significa "separação" e seu regime foi implantado pelo primeiro-ministro Daniel François Malan em 1948, perdurando por mais de quatro décadas. Este regime defendia o desenvolvimento político das raças de forma separada, com a supremacia branca (minoria) sobre os negros (maioria). Apesar de não ser o único país em que a segregação foi adotada como política de Estado (podemos citar a Alemanha de Hitler, o sul dos Estados Unidos até a década de 1960 e outras colônias européias na África), foi um dos mais violentos.
Materiais necessários: projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão dos materiais da ação propositiva, uma folha de sulfite ou pautada por grupo, lápis preto e borracha.
Material complementar:
Imagens Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf
Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf
Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf
Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf
Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf
Para você saber mais:
- O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990 e correspondia ao racismo como política institucional de Estado, diferenciando direitos e deveres da população segundo a cor da pele, oficializando, assim, em lei o preconceito que já existia na sociedade desde o período colonial. Para outras informações: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid> Acesso em 06 fev. 2019.
- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.
- Filme Invictus (2009), do diretor Clint Eastwood, retrata o momento histórico após o fim do apartheid na África do Sul e a eleição de Nelson Mandela para a presidência do país. Mandela vê na Copa do Mundo de Rúgbi, que aconteceria no país em 1995, uma importante oportunidade de unir a população sul-africana, tornando-a uma verdadeira nação. Além disso, mostra como ele governou com a intenção de transformar o país em uma democracia para todos e não de se vingar dos brancos.
Contextos prévios: Caso já tenha abordado com os alunos o conceito de nação, é possível refletir sobre ele ao longo da aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para eles. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre um dos mais cruéis e violentos exemplo de racismo que ocorreu na África do Sul e vigorou por mais de quatro décadas: o apartheid. Questione os alunos se eles conhecem o significado da palavra segregação e se já ouviram falar sobre o apartheid. Em caso de resposta negativa, explique que ambos significam "separação", neste caso, uma separação garantida por lei entre brancos e negros na África do Sul. Explique também que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO