Plano de Aula

Plano de aula: Nações e os conflitos territoriais

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam as dinâmicas envolvidas em conflitos a partir de exemplos da América e da África, discutindo seus motivos, características e atores envolvidos. Esse panorama é proposta por meio de gráfico e mapa.

Materiais necessários: Papel sulfite (um para cada dupla), lápis preto, borracha, lápis de cor ou canetinha (caso opte pelo uso de ferramentas online como o CANVA esses materiais não serão necessários), projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva, Atlas Escolar (um por trio) e dicionário.

Material complementar:

Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dUDWRfCttTZumcmJ9TzEAB9db3JzcNdzkTsKfrDmnAVWp8YBYM6PZkyZkvGh/geo8-05und03-contextualizacao.pdf

Mapa da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQEkpPrbvhn5rZx6hPhKEfgEYD5QCZC52RqMnKd8NHUK5FNmvT78JRGnAzcZ/geo8-05und03-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YU4aAUUYCaAfbzJJTS5xZeeqNwtzgaxEDjRm9XQeucPMSA6rd4GKvGT3Sjac/geo08-05und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

- Resumo dos conflitos por continente:

FREITAS, Eduardo de. Focos de conflitos no mundo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/focos-conflitos-no-mundo.htm> Acesso em 02 dez. 2018.

Para além da Síria: os 12 maiores conflitos de 2018. Disponível em: <http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/> Acesso em 01 dez. 2018.

- Site da Universidade de UPPSALA: embora o site seja em inglês, é possível obter dados de conflitos por tipo e por país. Disponível em: <http://www.ucdp.uu.se/#/encyclopedia> Acesso em 09 dez. 2018.

- Site Vision of Humanity: apesar de estar em inglês, é possível obter mapas com o Índice Global de Paz de 2008 a 2018, além de outros com informações mais específicas como intensidade de conflitos internos, por exemplo, que o professor pode optar por usar e até mesmo estabelecer comparações entre períodos se desejar. Disponível em: <http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/> Acesso em 09 dez. 2018.

- Filme Diamante de Sangue (Blood Diamond), do diretor Edward Zwick, que aborda a extração de diamantes em uma zona de guerra e cuja venda é usada para financiar conflitos.

- Infográfico: é uma forma de apresentação de informações e dados que une pequenos textos e elementos gráfico-visuais como foto, desenhos, diagramas estatísticos. A interpretação do texto e imagens facilita a compreensão do conteúdo por parte do leitor. Pode funcionar como um resumo didático muitas vezes.

- Modelos de infográficos:

CAMARGO, Maria. Os 9 principais tipos de modelos de infográficos e quando utilizá-los. Venngage. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/> Acesso em 29 nov. 2018.

- Ferramenta online para elaboração de infográficos: https://www.canva.com/pt_br/ Acesso em: 29 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante os alunos conhecerem os conceitos de território e nação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre os motivos que levam à ocorrência de conflitos, suas características, atores envolvidos e conhecer alguns deles existentes na África e América.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO