Plano de Aula

Plano de aula: Nações e os conflitos territoriais

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam as dinâmicas envolvidas em conflitos a partir de exemplos da América e da África, discutindo seus motivos, características e atores envolvidos. Esse panorama é proposta por meio de gráfico e mapa.

Materiais necessários: Papel sulfite (um para cada dupla), lápis preto, borracha, lápis de cor ou canetinha (caso opte pelo uso de ferramentas online como o CANVA esses materiais não serão necessários), projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva, Atlas Escolar (um por trio) e dicionário.

Material complementar:

Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dUDWRfCttTZumcmJ9TzEAB9db3JzcNdzkTsKfrDmnAVWp8YBYM6PZkyZkvGh/geo8-05und03-contextualizacao.pdf

Mapa da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQEkpPrbvhn5rZx6hPhKEfgEYD5QCZC52RqMnKd8NHUK5FNmvT78JRGnAzcZ/geo8-05und03-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YU4aAUUYCaAfbzJJTS5xZeeqNwtzgaxEDjRm9XQeucPMSA6rd4GKvGT3Sjac/geo08-05und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

- Resumo dos conflitos por continente:

FREITAS, Eduardo de. Focos de conflitos no mundo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/focos-conflitos-no-mundo.htm> Acesso em 02 dez. 2018.

Para além da Síria: os 12 maiores conflitos de 2018. Disponível em: <http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/> Acesso em 01 dez. 2018.

- Site da Universidade de UPPSALA: embora o site seja em inglês, é possível obter dados de conflitos por tipo e por país. Disponível em: <http://www.ucdp.uu.se/#/encyclopedia> Acesso em 09 dez. 2018.

- Site Vision of Humanity: apesar de estar em inglês, é possível obter mapas com o Índice Global de Paz de 2008 a 2018, além de outros com informações mais específicas como intensidade de conflitos internos, por exemplo, que o professor pode optar por usar e até mesmo estabelecer comparações entre períodos se desejar. Disponível em: <http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/> Acesso em 09 dez. 2018.

- Filme Diamante de Sangue (Blood Diamond), do diretor Edward Zwick, que aborda a extração de diamantes em uma zona de guerra e cuja venda é usada para financiar conflitos.

- Infográfico: é uma forma de apresentação de informações e dados que une pequenos textos e elementos gráfico-visuais como foto, desenhos, diagramas estatísticos. A interpretação do texto e imagens facilita a compreensão do conteúdo por parte do leitor. Pode funcionar como um resumo didático muitas vezes.

- Modelos de infográficos:

CAMARGO, Maria. Os 9 principais tipos de modelos de infográficos e quando utilizá-los. Venngage. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/> Acesso em 29 nov. 2018.

- Ferramenta online para elaboração de infográficos: https://www.canva.com/pt_br/ Acesso em: 29 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante os alunos conhecerem os conceitos de território e nação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre os motivos que levam à ocorrência de conflitos, suas características, atores envolvidos e conhecer alguns deles existentes na África e América.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO