GEO08_05UND03 - Atividade da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Nações e os conflitos territoriais
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam as dinâmicas envolvidas em conflitos a partir de exemplos da América e da África, discutindo seus motivos, características e atores envolvidos. Esse panorama é proposta por meio de gráfico e mapa.
Materiais necessários: Papel sulfite (um para cada dupla), lápis preto, borracha, lápis de cor ou canetinha (caso opte pelo uso de ferramentas online como o CANVA esses materiais não serão necessários), projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva, Atlas Escolar (um por trio) e dicionário.
Material complementar:
Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dUDWRfCttTZumcmJ9TzEAB9db3JzcNdzkTsKfrDmnAVWp8YBYM6PZkyZkvGh/geo8-05und03-contextualizacao.pdf
Mapa da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQEkpPrbvhn5rZx6hPhKEfgEYD5QCZC52RqMnKd8NHUK5FNmvT78JRGnAzcZ/geo8-05und03-problematizacao.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YU4aAUUYCaAfbzJJTS5xZeeqNwtzgaxEDjRm9XQeucPMSA6rd4GKvGT3Sjac/geo08-05und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
- Resumo dos conflitos por continente:
FREITAS, Eduardo de. Focos de conflitos no mundo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/focos-conflitos-no-mundo.htm> Acesso em 02 dez. 2018.
Para além da Síria: os 12 maiores conflitos de 2018. Disponível em: <http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/> Acesso em 01 dez. 2018.
- Site da Universidade de UPPSALA: embora o site seja em inglês, é possível obter dados de conflitos por tipo e por país. Disponível em: <http://www.ucdp.uu.se/#/encyclopedia> Acesso em 09 dez. 2018.
- Site Vision of Humanity: apesar de estar em inglês, é possível obter mapas com o Índice Global de Paz de 2008 a 2018, além de outros com informações mais específicas como intensidade de conflitos internos, por exemplo, que o professor pode optar por usar e até mesmo estabelecer comparações entre períodos se desejar. Disponível em: <http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/> Acesso em 09 dez. 2018.
- Filme Diamante de Sangue (Blood Diamond), do diretor Edward Zwick, que aborda a extração de diamantes em uma zona de guerra e cuja venda é usada para financiar conflitos.
- Infográfico: é uma forma de apresentação de informações e dados que une pequenos textos e elementos gráfico-visuais como foto, desenhos, diagramas estatísticos. A interpretação do texto e imagens facilita a compreensão do conteúdo por parte do leitor. Pode funcionar como um resumo didático muitas vezes.
- Modelos de infográficos:
CAMARGO, Maria. Os 9 principais tipos de modelos de infográficos e quando utilizá-los. Venngage. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/> Acesso em 29 nov. 2018.
- Ferramenta online para elaboração de infográficos: https://www.canva.com/pt_br/ Acesso em: 29 nov. 2018.
Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante os alunos conhecerem os conceitos de território e nação.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre os motivos que levam à ocorrência de conflitos, suas características, atores envolvidos e conhecer alguns deles existentes na África e América.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide ou, caso não seja possível, imprima-o. Solicite aos alunos que observem a manchete e o gráfico. Em seguida, peça para que expliquem o que entendem por conflito. Espera-se que apareçam respostas como disputa armada entre países, desentendimento entre duas ou mais partes, divergência em relação à posse de algo, etc. Caso os alunos não saibam, sugira que procurem no dicionário o significado dessa palavra. Questione se eles tinham ideia da quantidade de conflitos existentes no mundo hoje e que em 2017 tivemos o maior número registrado desde o ano 2000. É possível que alguns alunos respondam que não e se surpreendam com as informações da manchete e do gráfico.
Comente com a turma que atualmente, a maioria dos conflitos no mundo são internos, embora motivados por interesses globais, diferentemente do século XX em que conflitos unilaterais entre diferentes países eram comuns. Formule então a questão presente no slide: "Sobre quais conflitos atuais você ouviu falar?" e estimule os alunos a expressarem seus conhecimentos prévios. Os conflitos que forem mencionados podem ser anotados no quadro pelo professor. Espera-se que em resposta à questão os alunos listem os conflitos que mais aparecem na mídia como a Síria, Palestina e Israel, Iraque, Coreia do Norte, Ucrânia e Rússia entre outros. Neste momento, podem aparecer relatos de conflitos locais ou regionais que estejam mais latentes no momento e essa pode ser uma oportunidade de relacionar com a realidade do aluno.
Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dUDWRfCttTZumcmJ9TzEAB9db3JzcNdzkTsKfrDmnAVWp8YBYM6PZkyZkvGh/geo8-05und03-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Mundo está menos pacífico do que uma década atrás, mostra índice global: Conflitos no Oriente Médio e na África colocam Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Iraque e Somália como os cinco países mais violentos do globo. O Estado de São Paulo, 06 jun. 2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,mundo-esta-menos-pacifico-do-que-uma-decada-atras-mostra-indice-global,70002340572> Acesso em 10 dez. 2018.
- Site da Universidade de UPPSALA: embora o site seja em inglês, é possível obter dados de conflitos por tipo e por país. Disponível em: <http://www.ucdp.uu.se/#/encyclopedia> Acesso em 09 dez. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Nesse slide é apresentado um mapa-mundi com o Índice Global de Paz para o ano de 2017. Projete ou imprima o slide para os alunos e peça que observem o mapa. Questione inicialmente quais informações eles conseguem extrair do mapa. É provável que eles comentem que a representação traz dados sobre o estado de paz dos países, ou seja, indica os que são mais pacíficos (em verde escuro) e os que apresentam maior conflito (em vermelho). Podem apontar ainda que a Europa é bastante pacífica, juntamente com a Oceania e América e que a África e a Ásia registram um maior número de países em vermelho, indicando áreas mais conflituosas. Caso essas informações não sejam levantadas pelos alunos, o professor pode levá-los a elas questionando onde eles acreditam que estão localizadas a maior parte dos conflitos mostrados anteriormente no gráfico da Contextualização.
Se os alunos demonstrarem curiosidade, o professor pode informá-los que o país mais pacífico segundo este índice é a Islândia (posição ocupada pelo país desde 2011) e o último é a Síria. O Brasil ocupa a 106º posição entre 163 países (dados de 2018).
Em seguida, formule as questões presentes no slide:
- Quais motivos desencadeiam os conflitos?
- Será que contribuímos com esses conflitos?
É possível que eles respondam que alguns motivos são a disputa por territórios, localização estratégica do país ou de algum recurso natural, motivos étnicos, religiosos, econômicos etc. Permita que os alunos expressem suas opiniões, sem se preocupar neste momento em fechá-las. As respostas podem ser anotadas no quadro.
Em relação ao segundo questionamento, é esperado que a maioria responda que não, que não temos relação com conflitos que ocorrem do outro lado do mundo. Neste momento é importante mencionar, por exemplo, que o comércio de armas movimenta esses conflitos e que ao comercializarmos uma matéria-prima dessas regiões, como o diamante na África, alimentamos esses conflitos. Em relação às armas, entre 1992 e 2010 o Brasil exportou U$ 268.074.861, incluindo armamento civil e militar, segundo dados baseados nos levantamentos do Instituto de Pesquisa de Paz de Oslo, Noruega. O que se deseja neste momento é que eles comecem a olhar de uma maneira mais crítica para os conflitos, talvez questionando mais, inclusive o que é divulgado nas mídias de comunicação, do que fornecendo respostas.
Mapa da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQEkpPrbvhn5rZx6hPhKEfgEYD5QCZC52RqMnKd8NHUK5FNmvT78JRGnAzcZ/geo8-05und03-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso na sua cidade ou estado esteja ocorrendo conflitos, cite-os e traga imagens neste momento, propondo que os alunos reflitam sobre seus motivos e o porquê do Brasil estar representado no mapa com a cor amarela, indicando um estado médio de paz.
Para você saber mais:
- No site Vision of Humanity, apesar de estar em inglês, é possível obter mapas com o Índice Global de Paz de 2008 a 2018, além de outros com informações mais específicas como intensidade de conflitos internos, por exemplo, que o professor pode optar por usar e até mesmo estabelecer comparações entre períodos se desejar. Disponível em: <http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/> Acesso em 09 dez. 2018.
- Resumo dos conflitos por continente:
FREITAS, Eduardo de. Focos de conflitos no mundo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/focos-conflitos-no-mundo.htm> Acesso em 02 dez. 2018.
Para além da Síria: os 12 maiores conflitos de 2018. Disponível em: <http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/> Acesso em 01 dez. 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Divida a sala em trios e peça que escolham um texto dentre os disponibilizados no link da atividade a seguir. Elas servirão de base para a elaboração do infográfico, ou seja, será a partir delas que os alunos irão obter as informações para a produção do infográfico. É interessante ter número igual de cópias para cada conflito e a quantidade irá variar a fim de atender ao total de trios formados. Sugerimos que essa divisão seja feita para garantir trios heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os trios. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, caso opte pela realização da atividade no papel, entregue uma folha de sulfite por trio onde será elaborado o infográfico. A proposta é que seja algo simples, destacando as informações principais relacionadas ao contexto, aos motivos, localização, atores envolvidos e outros dados que os alunos considerarem interessantes. Ilustre a explicação com a imagem presente no próximo slide ou qualquer outro infográfico que desejar ou que estiver presente no livro didático.
Caso haja a disponibilidade na escola de computadores com acesso à internet, sugerimos o uso de uma ferramenta online para o desenvolvimento da atividade como o CANVA, em que já há algumas sugestões de modelos para facilitar a organização das informações, inclusive com a opção "infográfico". Vale ressaltar apenas que essa ferramenta necessita de um login e caso o professor opte por utilizá-la, seria interessante solicitar um cadastro anterior dos alunos ou então o professor criar uma conta específica para esse momento e disponibilizar os dados de acesso aos alunos.
Neste momento, oriente os alunos que um infográfico é uma forma visual de apresentação de dados e informações para o leitor que une textos breves e elementos não verbais como imagens, fotos, gráficos etc. Complemente que as informações não devem ser longas ou complicadas, que a quantidade de texto e imagens deve ser proporcional; que é importante usar cores, que orientarão a leitura e ajudam a despertar a curiosidade (por isso o lápis de cor ou canetinha no caso de uso da folha sulfite); e que as imagens trabalham em conjunto com o texto e a interpretação dos dois facilita a compreensão da informação transmitida.
Sugerimos ainda o uso de um Atlas Escolar (um por trio) para que os alunos possam localizar os locais dos conflitos. Além disso, caso na sua escola tenha disponibilidade, os alunos poderão procurar outras informações em uma pesquisa na internet usando os computadores da escola ou seus celulares. Outra opção é solicitar uma pesquisa antes da aula. Cuide para que todos os alunos consigam finalizar a atividade dentro do prazo estipulado e conforme sugerido nas orientações. Circule pela sala e acompanhe a elaboração, garantindo que as trocas nos trios sejam colaborativas e que todos possam participar. Tire as dúvidas caso necessário.
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YU4aAUUYCaAfbzJJTS5xZeeqNwtzgaxEDjRm9XQeucPMSA6rd4GKvGT3Sjac/geo08-05und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trabalhar com reportagens que apresentem conflitos locais para a elaboração do infográfico ou então escolher outros conflitos existentes no mundo. A escolha desses três se deu por suas características: sem conflito armado (Canadá), disputa entre grupos étnicos (Nigéria) e por território (Saara Ocidental) e caso o professor prefira, outras características podem ser privilegiadas nesse momento.
Para você saber mais:
- Infográfico: é uma forma de apresentação de informações e dados que une pequenos textos e elementos gráfico-visuais como foto, desenhos, diagramas estatísticos. A interpretação do texto e imagens facilita a compreensão do conteúdo por parte do leitor. Pode funcionar como um resumo didático muitas vezes.
- Modelos de infográficos:
CAMARGO, Maria. Os 9 principais tipos de modelos de infográficos e quando utilizá-los. Venngage. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/> Acesso em 29 nov. 2018.
- Ferramenta online para elaboração de infográficos: https://www.canva.com/pt_br/ Acesso em: 29 nov. 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Divida a sala em trios e peça que escolham um texto dentre os disponibilizados no link da atividade a seguir. Elas servirão de base para a elaboração do infográfico, ou seja, será a partir delas que os alunos irão obter as informações para a produção do infográfico. É interessante ter número igual de cópias para cada conflito e a quantidade irá variar a fim de atender ao total de trios formados. Sugerimos que essa divisão seja feita para garantir trios heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os trios. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, caso opte pela realização da atividade no papel, entregue uma folha de sulfite por trio onde será elaborado o infográfico. A proposta é que seja algo simples, destacando as informações principais relacionadas ao contexto, aos motivos, localização, atores envolvidos e outros dados que os alunos considerarem interessantes. Ilustre a explicação com a imagem presente no próximo slide ou qualquer outro infográfico que desejar ou que estiver presente no livro didático.
Caso haja a disponibilidade na escola de computadores com acesso à internet, sugerimos o uso de uma ferramenta online para o desenvolvimento da atividade como o CANVA, em que já há algumas sugestões de modelos para facilitar a organização das informações, inclusive com a opção "infográfico". Vale ressaltar apenas que essa ferramenta necessita de um login e caso o professor opte por utilizá-la, seria interessante solicitar um cadastro anterior dos alunos ou então o professor criar uma conta específica para esse momento e disponibilizar os dados de acesso aos alunos.
Neste momento, oriente os alunos que um infográfico é uma forma visual de apresentação de dados e informações para o leitor que une textos breves e elementos não verbais como imagens, fotos, gráficos etc. Complemente que as informações não devem ser longas ou complicadas, que a quantidade de texto e imagens deve ser proporcional; que é importante usar cores, que orientarão a leitura e ajudam a despertar a curiosidade (por isso o lápis de cor ou canetinha no caso de uso da folha sulfite); e que as imagens trabalham em conjunto com o texto e a interpretação dos dois facilita a compreensão da informação transmitida.
Sugerimos ainda o uso de um Atlas Escolar (um por trio) para que os alunos possam localizar os locais dos conflitos. Além disso, caso na sua escola tenha disponibilidade, os alunos poderão procurar outras informações em uma pesquisa na internet usando os computadores da escola ou seus celulares. Outra opção é solicitar uma pesquisa antes da aula. Cuide para que todos os alunos consigam finalizar a atividade dentro do prazo estipulado e conforme sugerido nas orientações. Circule pela sala e acompanhe a elaboração, garantindo que as trocas nos trios sejam colaborativas e que todos possam participar. Tire as dúvidas caso necessário.
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YU4aAUUYCaAfbzJJTS5xZeeqNwtzgaxEDjRm9XQeucPMSA6rd4GKvGT3Sjac/geo08-05und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trabalhar com reportagens que apresentem conflitos locais para a elaboração do infográfico ou então escolher outros conflitos existentes no mundo. A escolha desses três se deu por suas características: sem conflito armado (Canadá), disputa entre grupos étnicos (Nigéria) e por território (Saara Ocidental) e caso o professor prefira, outras características podem ser privilegiadas nesse momento.
Para você saber mais:
- Infográfico: é uma forma de apresentação de informações e dados que une pequenos textos e elementos gráfico-visuais como foto, desenhos, diagramas estatísticos. A interpretação do texto e imagens facilita a compreensão do conteúdo por parte do leitor. Pode funcionar como um resumo didático muitas vezes.
- Modelos de infográficos:
CAMARGO, Maria. Os 9 principais tipos de modelos de infográficos e quando utilizá-los. Venngage. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/> Acesso em 29 nov. 2018.
- Ferramenta online para elaboração de infográficos: https://www.canva.com/pt_br/ Acesso em: 29 nov. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Escolha um infográfico de cada conflito (de forma aleatória ou por sorteio) e peça para que os alunos que o elaboraram expliquem resumidamente para a sala as informações contidas nele. Com essa socialização, espera-se que os alunos conheçam um pouco sobre esses três conflitos e percebam que há diferentes motivos envolvidos, diferentes interesses, inclusive velados, e que nem todos os conflitos envolvem violência, como é o caso do Canadá.
Depois, questione-os sobre propostas que eles apresentariam para a resolução desses conflitos, anotando as contribuições no quadro. Estimule-os a formularem propostas. Provavelmente não haverá um consenso e várias ideias podem surgir, algumas mais práticas e outras nem tanto. Além disso, a proposta é uma breve discussão mesmo, apenas para mostrar que essas resoluções não são simples, sobretudo se não há abertura para o diálogo e se os dois lados não estiverem dispostos a ceder, e que por isso há conflitos que duram anos, como esses abordados. E em alguns casos, há a interferência de órgãos internacionais como a ONU. É interessante, para finalizar, comentar que segundo levantamento do Índice Global de Paz divulgado pelo Estadão (reportagem da contextualização), além dos impactos humanitários, "a violência custou 12,4% do PIB mundial e somou US$ 14,76 trilhões. (...) As despesas mais altas para os países são os gastos militares, de segurança interna e de encarceramento. Na Síria, 68% do PIB ficaram comprometidos com a guerra". Ao final da aula os infográficos poderão ficar expostos na parede da sala.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Canva
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam as dinâmicas envolvidas em conflitos a partir de exemplos da América e da África, discutindo seus motivos, características e atores envolvidos. Esse panorama é proposto por meio de gráfico e mapa. A aula deve ser conduzida pelo WhatsApp, mas se não houver possibilidade tente fazer uma adaptação para o e-mail. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie o arquivo disponível aqui e solicite aos alunos que observem a manchete e o gráfico. Em seguida, peça que expliquem o que entendem por conflito. Espera-se que apareçam respostas como disputa armada entre países, desentendimento entre duas ou mais partes, divergência em relação à posse de algo etc. Questione se eles tinham ideia da quantidade de conflitos existentes no mundo hoje e que, em 2017, tivemos o maior número registrado desde o ano 2000. Peça aos alunos para enviarem pequenos áudios no WhatsApp da classe. Tempo estimado de 15 minutos.
Problematização
Professor, envie o arquivo disponível aqui e peça para os alunos analisarem o mapa-mundi do Índice Global de Paz para o ano de 2017. Questione inicialmente quais informações eles conseguem extrair do mapa. Provoque-os e pergunte onde acreditam que estão localizadas a maior parte dos conflitos mostrados anteriormente, no gráfico da Contextualização. Professor, faça as perguntas que aparecem no arquivo: "Quais motivos desencadeiam os conflitos? Será que contribuímos com esses conflitos?" Permita que os alunos expressem suas opiniões pelo WhatsApp, sem se preocuparem com concluí-las nesse momento. Tempo estimado: 25 minutos.
Ação propositiva
Para a ação propositiva envie o arquivo disponível aqui. Divida a turma em trios e peça que escolham um texto dentre os disponibilizados no link da atividade. Será a partir deles que os alunos irão obter as informações para a produção do infográfico. A proposta é que seja algo simples, destacando as informações principais, relacionadas ao contexto, aos motivos, localização, atores envolvidos e outros dados que os alunos considerarem interessantes. Ilustre a explicação apresentando um infográfico para os alunos. Sugira o Canva para o desenvolvimento da atividade, em que há algumas sugestões de modelos para facilitar a organização das informações, inclusive com a opção "infográfico". Vale ressaltar apenas que essa ferramenta necessita de um login e, caso o professor opte por utilizá-la, seria interessante solicitar que os alunos façam um cadastro no link disponível aqui. Professor, você pode obter mais informações para auxiliar os alunos na página disponível aqui. Caso não seja viável usar a ferramenta, peça para os alunos fazerem no papel. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Professor, solicite que os alunos enviem o link ou a foto do infográfico à turma através do WhatsApp. Escolha um infográfico de cada conflito (de forma aleatória) e peça que os alunos que o elaboraram expliquem resumidamente para a sala as informações contidas nele. Com essa socialização, espera-se que os alunos conheçam um pouco sobre esses três conflitos e percebam que há diferentes motivos envolvidos, diferentes interesses, inclusive velados, e que nem todos os conflitos envolvem violência, como é o caso do Canadá. Depois, questione-os sobre propostas que eles apresentariam para a resolução desses conflitos, anotando as contribuições no quadro. Estimule-os a formularem propostas. Provavelmente não haverá um consenso e várias ideias podem surgir, algumas mais práticas e outras nem tanto. Além disso, a proposta é uma breve discussão, apenas para mostrar que essas resoluções não são simples, sobretudo se não há abertura para o diálogo e se os dois lados não estiverem dispostos a ceder, por isso há conflitos que duram anos, como os abordados. Aproveite para enviar um vídeo curto fazendo suas considerações finais. Tempo estimado em 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao filme "Diamante de Sangue" (Blood Diamond), do diretor Edward Zwick, que aborda a extração de diamantes em uma zona de guerra e cuja venda é usada para financiar conflitos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Cracel
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender as dinâmicas envolvidas em conflitos territoriais a partir de exemplos da América e da África, discutindo seus motivos, características e atores envolvidos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.