Plano de Aula

Plano de aula: Nações e suas organizações espaciais

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento dos conceitos de nação e Estado-nação. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam o significado destes dois conceitos e que nem sempre há identidade completa entre eles, pois há Estados com duas ou mais nações, assim como nações sem Estado, lutando por seu território próprio e por soberania.

Materiais necessários: projeção dos slides, impressão dos materiais para a ação propositiva, uma folha sulfite ou pautada por grupo, lápis preto, borracha e Atlas Escolar.

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Definição dos conceitos de nação e Estado-nação: A nação consiste em um grupo de pessoas que compartilham um passado histórico que deu origem a uma identidade cultural, ou seja, tem características comuns quanto ao idioma, costumes, língua, tradições, crenças. É um conceito definido, portanto, culturalmente. Uma nação pode ter múltiplas origens étnicas miscigenadas, como é o caso brasileiro. Quando ocupam um território e se organizam político-administrativamente, dão origem a um Estado ou Estado-nação. Nem sempre há identidade completa entre Estado e nação, visto que há Estados com duas ou mais nações e nações sem Estado, lutando ainda por seu território e soberania.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante retomar o conceito de território na contextualização (caso isso apareça nas falas dos alunos) e na ação propositiva nas atividades com os mapas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir os conceitos de nação e Estado-nação, quais são os elementos que os constituem, as relações entre os dois conceitos e as diferentes configurações possíveis. Explique que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros contextos, como os times de futebol (nação rubro-negra, nação gremista, nação atleticana...), os indígenas, os ciganos, por exemplo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO