Mapa político da África
Plano de Aula
Plano de aula: Neocolonialismo: resistência da Argélia contra a colonização francesa no século XIX.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (inclua o código da habilidade aqui) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Contexto.
Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWG6Q9SFPVdkeDV7sewN9nxeDCJhjR3rcvue2Fzt5XtNaHZyMNmPNbX4F5Ms/his8-26und01-mapa-politico-da-africa.pdf
Foto de Zinédine Zidane:
Imagem do time da Argélia comemorando gol com saudação ao Deus Alá: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpbQg8tSqyMXfN2f9Hwyxu92ppr7BQhSmKNWKXq2mSwYehqSWrKvtGA8ah/his8-26und01-selecao-da-argelia-comemorando-gol-com-reverencia-ao-deus-ala-copa-do-mundo-2014.pdf
Problematização.
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf
Sistematização.
Tabela de análise (será utilizada para o desenvolvimento da sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf
Material complementar: Abaixo, seguem os materiais complementares a serem utilizados para o desenvolvimento desta aula:
Orientação para trabalho de contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajpQjmTjybsNnebjdCyEYK8kwAn4sAby6Gy8HgvjJtZmqMjcZEHwdwJDSWV/his8-26und01-orientacao-para-trabalho-de-contexto.pdf
Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWG6Q9SFPVdkeDV7sewN9nxeDCJhjR3rcvue2Fzt5XtNaHZyMNmPNbX4F5Ms/his8-26und01-mapa-politico-da-africa.pdf
Foto de Zinédine Zidane: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkgRTVvRdwpGsEGn9uvaXJN8YpzagJYCJnx4ABXRHrYZPwKZAk7p4MbAndgn/his8-26und01-foto-de-zinedine-zidane.pdf
Seleção da Argélia, comemorando gol com reverência ao Deus Alá - Copa do Mundo 2014: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpbQg8tSqyMXfN2f9Hwyxu92ppr7BQhSmKNWKXq2mSwYehqSWrKvtGA8ah/his8-26und01-selecao-da-argelia-comemorando-gol-com-reverencia-ao-deus-ala-copa-do-mundo-2014.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf
Tabela de análise: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf
Para você saber mais: Leia o subcapítulo: Os movimentos de resistência na África. O desafio à autoridade: a concretização da resistência. In: HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2ª Ed. – São Paulo: Selo Negro, 2006. p. 111-112. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/bernardo/files/hernandez_-_a_africa_na_sala_de_aula.pdf Acesso em: 04 de Nov. de 2018.
História geral da África VI: África do século XIX à década de 1880. Editor. J. F. Ade Ajayi. Comitê Científico Internacional da UNESCO para Redação da História Geral da África. 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190254POR.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material está disponível para download. É possível consultar o contexto da Argélia no século XIX, bem como outros temas relacionados à História da África.
O livro na rua. Argélia. Biblioteca do cidadão: diplomacia ao alcance de todos. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/793-Livro-na-Rua-Argelia.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material disponibiliza uma versão da história da Argélia de forma paradidática. É possível consultá-lo antes de desenvolver sua aula, assim poderá se integrar melhor ao contexto histórico, político e cultural argelino.
Objetivo
Tempo sugerido: (2 minutos)
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para os alunos. É essencial apresentar o objetivo da aula para que os alunos compreendam o que farão e entendam onde a proposta da aula quer chegar. É importante que a turma compreenda o tema da aula que será desenvolvida. Dessa maneira, é possível refazer a frase de outra forma, como por exemplo: Como a Argélia resistiu à colonização francesa?
Abaixo, segue a lista de materiais para desenvolver esta aula:
- Contexto.
Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWG6Q9SFPVdkeDV7sewN9nxeDCJhjR3rcvue2Fzt5XtNaHZyMNmPNbX4F5Ms/his8-26und01-mapa-politico-da-africa.pdf
Foto de Zinédine Zidane:
Imagem do time da Argélia comemorando gol com saudação ao Deus Alá: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpbQg8tSqyMXfN2f9Hwyxu92ppr7BQhSmKNWKXq2mSwYehqSWrKvtGA8ah/his8-26und01-selecao-da-argelia-comemorando-gol-com-reverencia-ao-deus-ala-copa-do-mundo-2014.pdf
Problematização.
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf
Sistematização.
Tabela de análise (será utilizada para o desenvolvimento da sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf
Para você saber mais: Leia o subcapítulo: Os movimentos de resistência na África. O desafio à autoridade: a concretização da resistência. In: HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2ª Ed. – São Paulo: Selo Negro, 2006. p. 111-112. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/bernardo/files/hernandez_-_a_africa_na_sala_de_aula.pdf Acesso em: 04 de Nov. de 2018.
História geral da África VI: África do século XIX à década de 1880. Editor. J. F. Ade Ajayi. Comitê Científico Internacional da UNESCO para Redação da História Geral da África. 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190254POR.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material está disponível para download. É possível consultar o contexto da Argélia no século XIX, bem como outros temas relacionados à História da África.
O livro na rua. Argélia. Biblioteca do cidadão: diplomacia ao alcance de todos. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/793-Livro-na-Rua-Argelia.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material disponibiliza uma versão da história da Argélia de forma paradidática. É possível consultá-lo antes de desenvolver sua aula, assim poderá se integrar melhor ao contexto histórico, político e cultural argelino.
Contexto
Tempo sugerido: (10 minutos)
Orientações: Como forma de garantir o protagonismo dos alunos, é importante não ir para a motivação que levou às escolhas das imagens. O objetivo do contexto é estimular a curiosidade e trazê-los para dentro do tema da aula.
Oriente que os alunos se organizem em oito grupos. É possível fazer essa divisão em forma de sorteio. No entanto, é importante que os grupos possam se ajudar de forma mútua.
Em seguida, projete as três imagens: Mapa da África, foto e biografia do ex-jogador Zinédine Zidane e imagem da seleção da Argélia fazendo reverência ao Deus Alá, como forma de comemoração de um gol.
Deixe que os alunos vejam as imagens e troquem suas opiniões entre os integrantes dos grupos.
Caso precise desse material impresso, o mesmo está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWG6Q9SFPVdkeDV7sewN9nxeDCJhjR3rcvue2Fzt5XtNaHZyMNmPNbX4F5Ms/his8-26und01-mapa-politico-da-africa.pdf
Contexto
Orientações: Apresente a personalidade para os alunos. O objetivo é que eles percebam a nacionalidade argelina e francesa de Zidane. Oriente que um aluno leia a biografia do ex-jogador Zinédine Zidane. Peça para que, se alguém já ouviu falar nele, se manifeste.
Como adequar à sua realidade: Se preferir, entregue aos alunos esse material impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkgRTVvRdwpGsEGn9uvaXJN8YpzagJYCJnx4ABXRHrYZPwKZAk7p4MbAndgn/his8-26und01-foto-de-zinedine-zidane.pdf
Contexto
Orientações: Neste slide, oriente os alunos para que leiam os conteúdos de referência da imagem. É importante que a turma compreenda que se trata da comemoração de um gol do time argelino. Oriente um aluno a ler a legenda abaixo da imagem: “ Jogadores argelinos se ajoelham e rezam na comemoração do gol”.
Como alternativa, apresente essa imagem de forma impressa, disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpbQg8tSqyMXfN2f9Hwyxu92ppr7BQhSmKNWKXq2mSwYehqSWrKvtGA8ah/his8-26und01-selecao-da-argelia-comemorando-gol-com-reverencia-ao-deus-ala-copa-do-mundo-2014.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Para você saber mais: Acesse reportagem completa no site:
https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/553098/belgica-sofre-mas-busca-virada-contra-a-argelia - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Assista ao vídeo - O que é islamismo? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tgl-isRE-sc Acesso em 15 de Nov. de 2018. Este material auxilia a compreender alguns preceitos islâmicos.
Os 6 pilares do islamismo - Disponível em: https://iqaraislam.com/os-6-pilares-da-fe-islamica/ Acesso em 16 de Nov de 2018.
Contexto
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale as perguntas sobre o contexto relacionados às imagens apresentadas. Oriente que os alunos debatam entre si com base nas questões apresentadas.
Como adequar à sua realidade: Se desejar, apresente essas questões de forma impressa. Faça uma cópia para cada grupo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajpQjmTjybsNnebjdCyEYK8kwAn4sAby6Gy8HgvjJtZmqMjcZEHwdwJDSWV/his8-26und01-orientacao-para-trabalho-de-contexto.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Abaixo estão sugestões de possibilidades de respostas para comparar com as respostas elaboradas pelos alunos. Lembre-se, é importante compreender a interpretação dos alunos. Atente-se para que a turma atinja as expectativas, mas dentro de suas próprias interpretações.
- Onde está situada a Argélia?
Resposta esperada: A Argélia está situada na porção norte e ocidental da África.
- Qual a nacionalidade e em qual seleção de futebol atuou o jogador Zinédine Zidane?
Resposta esperada: O jogador Zinédine Zidane tem duas nacionalidades, francesa e argelina. Zidane nasceu na Argélia, mas como possui descendência francesa conseguiu dupla nacionalidade.
- O que os jogadores da seleção da Argélia estão fazendo?
Resposta esperada: Os jogadores da Argélia, em sua maioria, seguem a religião Islâmica e cultuam o Deus Alá. O ato de se ajoelhar e colocar a cabeça no chão é uma forma tradicional de cultuar o Deus do Islã, como forma de representar que são todos iguais perante Alá.
Para você saber mais: O livro na rua. Argélia. Biblioteca do cidadão: diplomacia ao alcance de todos. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/793-Livro-na-Rua-Argelia.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material disponibiliza uma versão da história da Argélia de forma paradidática. Consulte-o antes de desenvolver sua aula, assim poderá se integrar melhor ao contexto histórico, político e cultural argelino.
Problematização
Tempo sugerido: (25 minutos)
Orientações: Sem desfazer os grupos, projete, ou entregue o material impresso. É sugerido disponibilizar uma cópia por grupo.
“Fonte para problematização” : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf. Esse material será utilizado para o desenvolvimento da problematização. Dessa forma, oriente os alunos para que façam a leitura da fonte. É sugerido que a turma faça a leitura de forma dinâmica, ou seja, cada um lendo uma uma parte.
A fonte é composta por três parágrafos, sendo que o primeiro trata da entrada de tropas e navios franceses no porto da Argélia pelo Mediterrâneo e o segundo descreve a resposta e revolta dos árabes que viviam nesse território respondendo a imposição religiosa francesa cristã sobre a cultura muçulmana. O terceiro trata da questão de conflito de soberania entre as tropas francesas e a resistência cultural e religiosa da Argélia.
Entregue aos alunos uma tabela com quatro quadrantes identificados numericamente e com os objetivos de análise de cada grupo. Entregue as tabelas impressas, todos alunos deverão ter a sua, esse material está disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Abaixo, seguem as referentes análises:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Deixe à disposição os slides projetados para o uso dos alunos, ou se preferir utilize os materiais impressos disponíveis.
Oriente os alunos a escreverem o resultado de suas análises nos quadrantes respectivos na tabela disponível no material: tabela de análise. Destine 10 minutos desta etapa para formalização das análises dos grupos no quadro. Assim, além de seus quadros, todos poderão registrar o resultados dos demais grupos.
Observe se as análises estão de acordo com as expectativa. Abaixo seguem respostas esperadas. No entanto, é importante compreender as análises dentro da condição do aluno.
Expectativa de resposta:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
Resposta: Espera-se que os alunos compreendam que a Argélia é um país inserido na África. Além disso, é importante que os alunos relacionem o ex-jogador da seleção francesa Zidane com a nacionalidade argelina, ou seja, africana. Dessa maneira, os alunos devem relacionar a presença da religião muçulmana na Argélia, como a imagem da seleção da Argélia.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
Resposta: Os franceses atacaram os postos do Mediterrâneo para ocupar o território argelino.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
Resposta: Os alunos precisam identificar que a fonte indica a insatisfação dos árabes que se levantam contra os franceses para manter sua soberania religiosa, ou seja, preservar o islamismo.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Resposta: Neste caso os alunos devem compreender que a soberania passava argelina passava pela manutenção da resistência religiosa islâmica contra as imposições da cultura francesa.
Faça cópias impressas dos textos, caso achar mais adequado. É importante fazer uma cópia para cada grupo e que todos tenham acesso ao material para leitura e análise da fonte. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Para você saber mais: Os alunos poderão questionar alguns conceitos, como:
Soberania: “De um ponto de vista descritivo, podemos partir da definição de Absolutismo como aquela forma de Governo em que o detentor do poder exerce este último sem dependência ou controle de outros poderes, superiores ou inferiores”. Fonte:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Islamismo: Também conhecido por Islã, é uma religião monoteísta, fundada no século VII por Maomé. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão e Alá é o verdadeiro e único Deus. Fonte: https://www.significados.com.br/islamismo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Ensejo: “Ação de ensejar; 2. Circunstância que é vantajosa; ocasião oportuna; oportunidade ou conjuntura favorável; 3. (Ictiologia) Ocasião oportuna para a pesca [...]”. Fonte: https://www.lexico.pt/ensejo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Problematização
Orientações: Sem desfazer os grupos, projete, ou entregue o material impresso. É sugerido disponibilizar uma cópia por grupo.
“Fonte para problematização” : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf. Esse material será utilizado para o desenvolvimento da problematização. Dessa forma, oriente os alunos para que façam a leitura da fonte. É sugerido que a turma faça a leitura de forma dinâmica, ou seja, cada um lendo uma uma parte.
A fonte é composta por três parágrafos, sendo que o primeiro trata da entrada de tropas e navios franceses no porto da Argélia pelo Mediterrâneo e o segundo descreve a resposta e revolta dos árabes que viviam nesse território respondendo a imposição religiosa francesa cristã sobre a cultura muçulmana. O terceiro trata da questão de conflito de soberania entre as tropas francesas e a resistência cultural e religiosa da Argélia.
Entregue aos alunos uma tabela com quatro quadrantes identificados numericamente e com os objetivos de análise de cada grupo. Entregue as tabelas impressas, todos alunos deverão ter a sua, esse material está disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Abaixo, seguem as referentes análises:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Deixe à disposição os slides projetados para o uso dos alunos, ou se preferir utilize os materiais impressos disponíveis.
Oriente os alunos a escreverem o resultado de suas análises nos quadrantes respectivos na tabela disponível no material: tabela de análise. Destine 10 minutos desta etapa para formalização das análises dos grupos no quadro. Assim, além de seus quadros, todos poderão registrar o resultados dos demais grupos.
Observe se as análises estão de acordo com as expectativa. Abaixo seguem respostas esperadas. No entanto, é importante compreender as análises dentro da condição do aluno.
Expectativa de resposta:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
Resposta: Espera-se que os alunos compreendam que a Argélia é um país inserido na África. Além disso, é importante que os alunos relacionem o ex-jogador da seleção francesa Zidane com a nacionalidade argelina, ou seja, africana. Dessa maneira, os alunos devem relacionar a presença da religião muçulmana na Argélia, como a imagem da seleção da Argélia.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
Resposta: Os franceses atacaram os postos do Mediterrâneo para ocupar o território argelino.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
Resposta: Os alunos precisam identificar que a fonte indica a insatisfação dos árabes que se levantam contra os franceses para manter sua soberania religiosa, ou seja, preservar o islamismo.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Resposta: Neste caso os alunos devem compreender que a soberania passava argelina passava pela manutenção da resistência religiosa islâmica contra as imposições da cultura francesa.
Como adequar à sua realidade: Faça cópias impressas dos textos, caso achar mais adequado. É importante fazer uma cópia para cada grupo e que todos tenham acesso ao material para leitura e análise da fonte. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Para você saber mais: Os alunos poderão questionar alguns conceitos, como:
Soberania: “De um ponto de vista descritivo, podemos partir da definição de Absolutismo como aquela forma de Governo em que o detentor do poder exerce este último sem dependência ou controle de outros poderes, superiores ou inferiores”. Fonte:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Islamismo: Também conhecido por Islã, é uma religião monoteísta, fundada no século VII por Maomé. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão e Alá é o verdadeiro e único Deus. Fonte: https://www.significados.com.br/islamismo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Ensejo: “Ação de ensejar; 2. Circunstância que é vantajosa; ocasião oportuna; oportunidade ou conjuntura favorável; 3. (Ictiologia) Ocasião oportuna para a pesca [...]”. Fonte: https://www.lexico.pt/ensejo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Problematização
Orientações: Sem desfazer os grupos, projete, ou entregue o material impresso. É sugerido disponibilizar uma cópia por grupo.
“Fonte para problematização” : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf. Esse material será utilizado para o desenvolvimento da problematização. Dessa forma, oriente os alunos para que façam a leitura da fonte. É sugerido que a turma faça a leitura de forma dinâmica, ou seja, cada um lendo uma uma parte.
A fonte é composta por três parágrafos, sendo que o primeiro trata da entrada de tropas e navios franceses no porto da Argélia pelo Mediterrâneo e o segundo descreve a resposta e revolta dos árabes que viviam nesse território respondendo a imposição religiosa francesa cristã sobre a cultura muçulmana. O terceiro trata da questão de conflito de soberania entre as tropas francesas e a resistência cultural e religiosa da Argélia.
Entregue aos alunos uma tabela com quatro quadrantes identificados numericamente e com os objetivos de análise de cada grupo. Entregue as tabelas impressas, todos alunos deverão ter a sua, esse material está disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Abaixo, seguem as referentes análises:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Deixe à disposição os slides projetados para o uso dos alunos, ou se preferir utilize os materiais impressos disponíveis.
Oriente os alunos a escreverem o resultado de suas análises nos quadrantes respectivos na tabela disponível no material: tabela de análise. Destine 10 minutos desta etapa para formalização das análises dos grupos no quadro. Assim, além de seus quadros, todos poderão registrar o resultados dos demais grupos.
Observe se as análises estão de acordo com as expectativa. Abaixo seguem respostas esperadas. No entanto, é importante compreender as análises dentro da condição do aluno.
Expectativa de resposta:
- Relacionar o mapa político da África, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina.
Resposta: Espera-se que os alunos compreendam que a Argélia é um país inserido na África. Além disso, é importante que os alunos relacionem o ex-jogador da seleção francesa Zidane com a nacionalidade argelina, ou seja, africana. Dessa maneira, os alunos devem relacionar a presença da religião muçulmana na Argélia, como a imagem da seleção da Argélia.
- Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia.
Resposta: Os franceses atacaram os postos do Mediterrâneo para ocupar o território argelino.
- Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês.
Resposta: Os alunos precisam identificar que a fonte indica a insatisfação dos árabes que se levantam contra os franceses para manter sua soberania religiosa, ou seja, preservar o islamismo.
- Compreender o significado de soberania para os povos da Argélia.
Resposta: Neste caso os alunos devem compreender que a soberania passava argelina passava pela manutenção da resistência religiosa islâmica contra as imposições da cultura francesa.
Como adequar à sua realidade: Faça cópias impressas dos textos, caso achar mais adequado. É importante fazer uma cópia para cada grupo e que todos tenham acesso ao material para leitura e análise da fonte. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ynDGPES237cXCgxfEXNXSRFyTCfMrvMMu8C5Bnhr2kjkjY68m8u7xRNArY4v/his8-26und01-fonte-para-problematizacao.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Para você saber mais: Os alunos poderão questionar alguns conceitos, como:
Soberania: “De um ponto de vista descritivo, podemos partir da definição de Absolutismo como aquela forma de Governo em que o detentor do poder exerce este último sem dependência ou controle de outros poderes, superiores ou inferiores”. Fonte:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Islamismo: Também conhecido por Islã, é uma religião monoteísta, fundada no século VII por Maomé. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão e Alá é o verdadeiro e único Deus. Fonte: https://www.significados.com.br/islamismo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Ensejo: “Ação de ensejar; 2. Circunstância que é vantajosa; ocasião oportuna; oportunidade ou conjuntura favorável; 3. (Ictiologia) Ocasião oportuna para a pesca [...]”. Fonte: https://www.lexico.pt/ensejo/ - Acesso em: 20 de Fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: (13 minutos)
Orientações: Lembre-se que a sugestão é dividir a turma em 8 grupos, ou em grupos pares, pois poderá haver dois grupos com o mesmo tema, é importante que haja equilíbrio em relação aos grupos e temas. Assim, havendo grupos iguais, oriente para que os grupos leiam suas respostas e percebam as semelhanças, diferenças e estabeleçam diálogo entre si.
Desse modo, durante o desenvolvimento das análises, peça para que os grupos façam suas anotações na tabela de análise e conforme forem concluindo, direcione um integrante do grupo (que poderá ser escolhido a critério a seu critério ou da equipe), para que escreva o resultado da análise no quadro. Neste momento, é importante observar se as respostas estão dentro da expectativa de análise, conforme sugerido abaixo.
Peça para que todos copiem as análises dos temas e garanta que a turma formalize as conclusões dos colegas e de seu grupo na folha/ tabela de análise.
Como adequar à sua realidade:
Entregue a tabela impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDs9fDqsTrUJCD3rbzH5VHs2e7RH926pgqsBhJnyWRETYJUFE9Aqp2n5XYtY/his8-26und01-tabela-de-analise.pdf - Acesso em 20 de Fev. de 2019.
No entanto, como alternativa, monte uma tabela no quadro identificando os quatro temas ( 1. Relacionar a Argélia, o jogador Z. Zidane e a seleção argelina; 2. Identificar os interesses franceses sobre o território da Argélia; 3. Identificar o grupo e os motivos de resistência da Argélia contra o domínio francês e 4. Compreender o significado para os povos da Argélia).
Para você saber mais:
Leia o subcapítulo: Os movimentos de resistência na África. O desafio à autoridade: a concretização da resistência. In: HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2ª Ed. – São Paulo: Selo Negro, 2006. p. 111-112. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/bernardo/files/hernandez_-_a_africa_na_sala_de_aula.pdf Acesso em: 04 de Nov. de 2018.
História geral da África VI: África do século XIX à década de 1880. Editor. J. F. Ade Ajayi. Comitê Científico Internacional da UNESCO para Redação da História Geral da África. 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190254POR.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2018. Esse material está disponível para download. É possível consultar o contexto da Argélia no século XIX, bem como outros temas relacionados à História da África.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e alguns questionamentos. Junto com as fontes, você pode enviar a imagem de um mapa múndi com a Europa e África, para que os alunos consigam ver a proximidade e o tamanho da Argélia em relação à França e a outros países europeus, ou o link ou captura do site do Google Maps mostrando os países, como no exemplo (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Onde está situada a Argélia?
- Qual a nacionalidade e em qual seleção de futebol atuou o jogador Zinédine Zidane?
- O que os jogadores da seleção da Argélia estão fazendo?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que eles reflitam ou para que discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. A proposta é que você divida a turma em 8 grupos, em duplas, trios ou grupos pares, para que cada 2 ou mais grupos fiquem responsáveis por analisar um dos fatores propostos. Na sistematização, compartilharão as análises uns com os outros. Você também pode propor que todos os grupos/alunos analisem os quatro objetivos e preencham a tabela completa. Neste caso, você pode realizar uma das outras alternativas de sistematização propostas futuramente.
Encaminhe os documentos da problematização com a fonte proposta e a tabela de análise com as orientações e quatro objetivos para a análise do texto. Os alunos/grupos podem fazer a atividade nos próprios cadernos e enviar fotos das produções. Junto com os documentos, encaminhe uma captura de imagem (print) do slide com o glossário.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e preencher as tabelas. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem enviar as análises da fonte para o você e o restante da turma, no grupo da sala no Whatsapp, Google Sala de Aula, por e-mail, entre outros. Eles também podem enviar áudios ou vídeos apresentando as análises para a sala.
Se optar por trabalhar os quatro objetivos de análise com todos os grupos, neste momento você pode propor que escrevam um texto, façam um desenho ou mini-cartaz, relacionando o significado de soberania para o povo argelino e a resistência da Argélia ao domínio francês.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as produções, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
A revista Aventuras na História, na matéria “Argélia x França”, apresenta um resumo das principais questões dos conflitos (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto (s) de conhecimento: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
Palavras Chave: Neocolonialismo, Imperialismo, Argélia, soberania e resistência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA