Plano de Aula

Plano de aula: Múltiplos territórios

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do conceito de território. Pretende-se com essa aula que os alunos identifiquem que a organização e delimitação de um território (em nível local, regional, nacional e mundial) é fruto de relações sociais e de poder e que podem ocasionar conflitos.

Materiais necessários: 1 folha de sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, borracha, lápis de cor, fita adesiva, projeção dos slides ou impressão dos mapas apresentados nos slides.

Material complementar:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfzGAx9VFbbKrz55xqmC4fewFjN394CqnbdJmJqyF2Cxz5zdgKZcR42GAVpd/geo8-05und01-atividade-da-contextualizacao.pdf

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83XpK43kJsD5GeRpufnJ7p5na3Kf2VvfyYNy8s8nDJJb7xfurDbkpSQqkagk/geo8-05und01-atividade-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

- Diferenças entre território e territorialidade: há várias definições para o conceito de território, mas nos baseamos aqui em Rogério Haesbaert e Milton Santos para compreender o território como o espaço delimitado por e a partir de relações de poder, tanto no sentido de dominação, quanto no sentido mais simbólico, de apropriação. Esse poder pode ser econômico, ideológico, político, simbólico-afetivo. Por isso ele é sempre múltiplo, diverso e complexo. Corresponde ao espaço que vai além do físico geopolítico, mas que é produto da dinâmica e tensionamento de diferentes sujeitos. Já a territorialidade tem a ver com a forma como os diferentes sujeitos sociais utilizam esse espaço, como se organizam e como conferem significado. Nesse sentido, em um mesmo território podem existir muitas territorialidades.

- Confira mais detalhes sobre os conceitos de território e territorialidade no artigo "Dos múltiplos territórios à territorialidade", de Rogério Haesbaert, disponível em:

<http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf> Acesso em 03 de novembro de 2018.

- Confira mais detalhes sobre as alterações territoriais da Bolívia e os diferentes acordos e guerras travadas no artigo "As perdas territoriais do Estado boliviano (1825 - 1935)", de Fernando Siliano Reyes, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74148/77791> Acesso em 09 de novembro de 2018. É importante destacar que a proposta não é estudar o caso boliviano, mas sim discutir as diferentes formas que um território pode ser perdido ou anexado.

- Confira mais detalhes sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile pelo acesso ao Oceano Pacífico na reportagem "A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar" disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml> Acesso em 05 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir o conceito de território e territorialidade, quais são as forças atuantes na constituição de seus limites e como um território muda sua configuração ao longo do tempo. Estimule-os a pensarem em diferentes escalas territoriais (local, nacional, mundial). Depois, eles pensarão em sua realidade cotidiana e farão um croqui representando os territórios presentes em ambiente escolar.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros microterritórios presentes em sua realidade, como o microterritório do tráfico, das prostitutas, dos moradores de rua etc.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO