Plano de aula: A atmosfera se move

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a sexta aula, pressupõe que o conceito de atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano. Esta aula é uma introdução aos conceitos que serão trabalhados nas habilidades (EF08CI14): Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra e (EF08CI15). Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas, do 8º ano. O conceito de convecção será trabalhado apenas como justificativa para a movimentação de ar atmosférico, o conceito físico será aprofundado posteriormente no 8o ano com a habilidade (EF08CI14). Este plano visa fazer uma introdução ao aluno de como o processo de movimentação do ar atmosférico é capaz de influenciar diversos fenômenos naturais no planeta.

Para mais informações acesse: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/ (capítulos 7 e 8) e http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/conveccao.html

Materiais necessários para a aula: Garrafa PET 2 litros, tesoura, vela, papelão, papel alumínio, prato fundo com um pouco de água e fósforo.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com os alunos. Para fazer o levantamento do conhecimento prévio e retomar alguns conceitos, pergunte: O que é atmosfera mesmo? e Qual a função dela?

São respostas esperadas: É a camada de ar em volta da Terra. É o ar que nos cerca. Ela serve para nos dar ar. Ela funciona como uma barreira.