Plano de Aula

Plano de aula: Brisa Terrestre, Brisa Marítima e Rios Aéreos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro, de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Especificamente nesta aula, o objetivo é relacionar os conceitos trabalhados nas duas aulas anteriores (convecção e calor específico) com a ocorrência de brisas marítimas e terrestres e o aporte de umidade para o interior do país/continente em decorrência destes fenômenos. Os caminhos percorridos pela umidade trazida pelas brisas marítimas são denominados “rios aéreos”. Tendo em vista que os rios aéreos, assim como os rios “terrestres”, são determinados pelo relevo, o trabalho estará apoiado na utilização de mapas. Mais informações podem ser encontradas em http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/.

Materiais necessários para a aula: Mapa geomorfológico (relevo e hidrografia) do Brasil/América do Sul.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: O intuito desta aula é relacionar esses 3 conceitos. Neste momento, limite-se a leitura do título e a apresentação dos termos, explicando que serão desenvolvidos ao longo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO