Plano de aula: Brisa Terrestre, Brisa Marítima e Rios Aéreos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro, de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Especificamente nesta aula, o objetivo é relacionar os conceitos trabalhados nas duas aulas anteriores (convecção e calor específico) com a ocorrência de brisas marítimas e terrestres e o aporte de umidade para o interior do país/continente em decorrência destes fenômenos. Os caminhos percorridos pela umidade trazida pelas brisas marítimas são denominados “rios aéreos”. Tendo em vista que os rios aéreos, assim como os rios “terrestres”, são determinados pelo relevo, o trabalho estará apoiado na utilização de mapas. Mais informações podem ser encontradas em http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/.

Materiais necessários para a aula: Mapa geomorfológico (relevo e hidrografia) do Brasil/América do Sul.

Título da aula

Orientações: O intuito desta aula é relacionar esses 3 conceitos. Neste momento, limite-se a leitura do título e a apresentação dos termos, explicando que serão desenvolvidos ao longo da aula.