Atividade para Impressão - Sistematização - O Calor Específico das Substâncias
Plano de Aula
Plano de aula: O Calor Específico das Substâncias
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 5 que têm por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Especificamente nesta aula, abordaremos os diferentes comportamentos térmicos das diversas substâncias encontradas na superfície terrestre (para saber mais, acesse https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor-especifico.htm). Como objetivo fundamental, ao final desta aula deverá estar evidenciada a diferença entre o solo (que esquenta e esfria mais rapidamente) e a água. Como é uma aula apoiada sobre experimentos e medições, convém que ocorra num laboratório ou algum lugar apropriado para este fim. Faça combinados prévios com os alunos acerca da organização e limpeza do ambiente ao final das atividades.
Materiais necessários para a aula: Vasilhas iguais de “tupperware”, água, terra, areia, outros materiais (óleo…) e termômetros (1 para cada vasilha). A ausência de termômetros poderá ser contornada solicitando aos alunos que encostem nas amostras em diferentes momentos ao longo da atividade, e relatem a sensação térmica a partir deste contato. No entanto, a falta de termômetros impede que se obtenha os valores numéricos de temperatura das amostras, necessários para o preenchimento da tabela e a elaboração do gráfico ao final da etapa “mão na massa”.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título da aula para os alunos, explicando se tratar de um conceito que ficará evidenciado ao final da aula. Anotar o termo “calor específico” na lousa, para retomada no momento da sistematização.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO