Plano de Aula

Plano de aula: O Calor Específico das Substâncias

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 5 que têm por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Especificamente nesta aula, abordaremos os diferentes comportamentos térmicos das diversas substâncias encontradas na superfície terrestre (para saber mais, acesse https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor-especifico.htm). Como objetivo fundamental, ao final desta aula deverá estar evidenciada a diferença entre o solo (que esquenta e esfria mais rapidamente) e a água. Como é uma aula apoiada sobre experimentos e medições, convém que ocorra num laboratório ou algum lugar apropriado para este fim. Faça combinados prévios com os alunos acerca da organização e limpeza do ambiente ao final das atividades.

Materiais necessários para a aula: Vasilhas iguais de “tupperware”, água, terra, areia, outros materiais (óleo…) e termômetros (1 para cada vasilha). A ausência de termômetros poderá ser contornada solicitando aos alunos que encostem nas amostras em diferentes momentos ao longo da atividade, e relatem a sensação térmica a partir deste contato. No entanto, a falta de termômetros impede que se obtenha os valores numéricos de temperatura das amostras, necessários para o preenchimento da tabela e a elaboração do gráfico ao final da etapa “mão na massa”.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título da aula para os alunos, explicando se tratar de um conceito que ficará evidenciado ao final da aula. Anotar o termo “calor específico” na lousa, para retomada no momento da sistematização.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO