Plano de aula: Propagação de calor por convecção térmica

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de cinco que tem por objetivo caracterizar nossos principais biomas e os fatores determinantes de cada um deles. O objetivo desta aula específica é descrever o processo de propagação de calor por convecção (saiba mais em http://educacao.globo.com/fisica/assunto/termica/propagacao-do-calor.html). Como haverá experimentos, esta aula deve ser realizada em laboratório ou na própria sala de aula, desde que o espaço seja organizado previamente para este objetivo e fiquem estabelecidos combinados de organização e limpeza após os procedimentos.

Materiais necessários para a aula: Água, aquário, vasilha funda de pirex ou panela de vidro, velas, fontes de calor (bico de bunsen, fogão), corantes, folhas sulfite, cartolina, tesoura e as folhas de orientação dos experimentos impressas, ao menos uma para cada grupo.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.