Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar
- Sugestões de vídeo aulas do Professor Jair Bueno:
- Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base: https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8
- Potência de potência e potência de um expoente: https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA
- Equação: https://www.youtube.com/watch?v=UPqSMMom0Uw
- Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla
https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos tentem, individualmente, escrever em seu caderno o que poderia ser feito para resolver a situação apresentada e em que resultaria.
Propósito: Fazer que os alunos retomem algumas propriedades de potências.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça para os alunos sentarem em duplas, para tentarem resolver a atividade.
Oriente também que as potências da primeira linha podem ser representadas com uma base comum e as da segunda linha com outra base comum. Enquanto as duplas tentam resolver, circule pela sala e observe se há dúvidas ou dificuldades para iniciar a atividade. Você pode fazer algumas intervenções que auxiliem os alunos a seguir com suas resoluções, para mais informações, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem o uso das propriedades de potência e entendam como colocar várias potências em uma base comum, quando possível.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
- Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
- Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
- Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
- Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?
-Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a síntese das principais aprendizagens da aula.
Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.