Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício. Converse com eles sobre a decomposição de números, utilizando a fatoração e sobre as propriedades da potenciação.
Propósito: Fazer com que os alunos recordem as propriedades de potenciação e a decomposição de um número em fatores primos.
Discuta com a turma:
- O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?
Caso os alunos tenham dificuldade no exercício 2, recorde com eles o que significa deixar um número primo na base.
- 8 é um número primo?
- Você consegue escrever o número 8 como uma potência de um número primo?
- O que isso ajuda a resolver o exercício?
- Você escreveria o 8 = 23 entre parênteses?
- O que isso muda?
Materiais complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Inicie este momento organizando os alunos em grupos de três e explique as regras do jogo, conforme mostrado no slide. Peça para os alunos recordarem do aquecimento e diga a eles que aqueles exercícios vão auxiliar no jogo. Não dê as estratégias de fatoração para os alunos como método de resolução, deixe que eles tentem desenvolver estratégias por conta própria. Enquanto os alunos jogam, circule pela sala e observe as suas estratégias. Se necessário, esclareça as dúvidas dos alunos fazendo perguntas que os levem a pensar sobre como resolver a situação.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam resolver expressões combinando duas ou mais propriedades da potenciação.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam o que foi aprendido na aula. Peça também para que alguns alunos compartilhem o que aprenderam.