Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Vídeo: “Por que um número negativo multiplicado por um número negativo faz sentido?”- Khan Academy (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor, em um movimento de Ensino Híbrido, que os alunos assistam ao vídeo “Soma e subtração de números negativos”, disponível no Khan Academy, para a retomado dos objetos de conhecimentos (adição e subtração de números inteiros).
Fotografe e envie, via Whatsapp ou e-mail, o problema proposto para resolução. Oriente-os que esse é um momento de retomada de conteúdos e que as dúvidas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso às multiplicações propostas. Para isso, tire uma foto da atividade e disponibilize no Whatsapp ou e-mail, para que os alunos leiam os problemas e elaborem estratégias para resolução. Oriente-os a resolverem as multiplicações usando as próprias estratégias pessoais, porém será natural apresentarem dificuldades nas operações (-5) x 7 e (-7) x (-3). Por isso, é de extrema importância que se discuta a resolução e os diferentes tipos de resultado.
Peça para fotografarem ou filmarem as respostas ou postarem na sala de aula virtual (Google Sala de Aula), para compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questão. Para isso, organize o momento usando o recurso do Meet ou Google Sala de Aula, para uma maior interação entre os estudantes.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema e compartilhar as resoluções. Talvez as duas últimas questões trarão maior estranheza para os alunos, pois há dois fatores negativos, algo que pode fazer com que relacionem com a soma.
Sistematização
A atividade tem como objetivo fazer com que os alunos entendam a multiplicação envolvendo números inteiros. Comente sobre as propriedades da multiplicação como facilitadora para a compreensão da regra de sinais. Assim, os alunos podem compreender com mais facilidade o produto de cada multiplicação.
Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos a multiplicação de números inteiros e a regra de sinais. Lembre-se de destacar que essa regra é válida somente para a multiplicação e divisão. Para a adição e subtração é necessário identificar qual é o contexto de cada situação.
Isso será amplamente discutido nas atividades que envolvem expressões numeradas. Proponha uma retomada de conceitos usando o vídeo explicativo “Por que um número negativo multiplicado por um número negativo faz sentido?”, disponível no site do Khan Academy.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.