Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Construção do sentido de igualdade como equivalência e determinação de um número desconhecido em uma igualdade.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer o sentido de equivalência no sinal da igualdade.
  • Investigar a propriedade da igualdade em que, ao somar ou subtrair um mesmo número a cada um dos termos, a igualdade permanece.

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para que o aluno consiga determinar qual número desconhecido torna uma igualdade verdadeira, é necessário que ele, previamente, consiga estabelecer relações entre as operações envolvidas, sobretudo com o sinal que expressa a equivalência entre as sentenças. Por exemplo, para que ele consiga descobrir o número que torna a sentença ? + 7 = 15 - 2, é importante que ele saiba identificar que a expressão à esquerda do sinal de igual é uma adição, que a expressão à direita do sinal de igual representa uma subtração e que os resultados de ambas são iguais. Outro conceito importante previsto por esta habilidade refere-se ao princípio aditivo das igualdades, o qual afirma que adicionando o mesmo valor em ambos membros de uma igualdade, a relação de igualdade se mantém inalterada. No exemplo dado, temos que se 6 + 7 = 15 - 2, adicionando 10 unidades em ambos os membros, a expressão obtida continua representando uma igualdade 6 + 7 + 10 = 15 - 2 + 10 .

Portanto, ao término do 4º ano espera-se que o estudante reconheça o sentido de equivalência no sinal de igualdade. E que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Número Desconhecido na Igualdade I (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Número Desconhecido na Igualdade I, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.

Plano de aula: Multiplicando os Dois Membros da Igualdade I (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Multiplicando os Dois Membros da Igualdade I, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática - Caderno 2 - 4º ano - Item 7- Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática