Habilidade focal relacionada
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objeto de conhecimento relacionado
- Construção do sentido de igualdade como equivalência e determinação de um número desconhecido em uma igualdade.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer o sentido de equivalência no sinal da igualdade.
- Investigar a propriedade da igualdade em que, ao somar ou subtrair um mesmo número a cada um dos termos, a igualdade permanece.
Conhecimentos prévios
- (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Para que o aluno consiga determinar qual número desconhecido torna uma igualdade verdadeira, é necessário que ele, previamente, consiga estabelecer relações entre as operações envolvidas, sobretudo com o sinal que expressa a equivalência entre as sentenças. Por exemplo, para que ele consiga descobrir o número que torna a sentença ? + 7 = 15 - 2, é importante que ele saiba identificar que a expressão à esquerda do sinal de igual é uma adição, que a expressão à direita do sinal de igual representa uma subtração e que os resultados de ambas são iguais. Outro conceito importante previsto por esta habilidade refere-se ao princípio aditivo das igualdades, o qual afirma que adicionando o mesmo valor em ambos membros de uma igualdade, a relação de igualdade se mantém inalterada. No exemplo dado, temos que se 6 + 7 = 15 - 2, adicionando 10 unidades em ambos os membros, a expressão obtida continua representando uma igualdade 6 + 7 + 10 = 15 - 2 + 10 .
Portanto, ao término do 4º ano espera-se que o estudante reconheça o sentido de equivalência no sinal de igualdade. E que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Número Desconhecido na Igualdade I (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Número Desconhecido na Igualdade I, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.
Plano de aula: Multiplicando os Dois Membros da Igualdade I (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Multiplicando os Dois Membros da Igualdade I, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática - Caderno 2 - 4º ano - Item 7- Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.