Plano de Aula

Plano de aula: Muitas multiplicações, mas uma só potência

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Operações com números inteiros

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.



Objetivos específicos

  1. Calcular potências envolvendo bases com números inteiros.
  2. Ampliar o estudo de multiplicações envolvendo números negativos.



Conceito-chave

Potenciação de números inteiros; Multiplicação de números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Calcular potências envolvendo bases com números inteiros.
  2. Ampliar o estudo de multiplicações envolvendo números negativos.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Este plano não visa sistematizar o conceito de potenciação de números inteiros ainda. Ao explorar a multiplicação de números inteiros e pela potenciação já conhecida do 6º ano, buscam-se algumas percepções que serão sistematizadas mais adiante.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram o que é potenciação?
  • Como ela é representada?