Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Sugestão de Leitura
3) Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla
https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)
Orientações:
- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.
- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.
- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.
Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)
Orientações:
- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.
- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.
- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.
Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)
Orientações:
- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.
- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.
- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.
Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)
Orientações:
- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.
- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.
- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.
Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.
Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.