Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício.
Propósito: Fazer com que os alunos recordem propriedades fundamentais para o início da aula.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Poderíamos escrever a base de outra maneira?
- Você achou difícil ou trabalhoso realizar essas contas? Por quê?
Material complementar:
Acesse a atividade de aquecimento para impressão aqui:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Resolução:
a) (-2)5x(-2)3=(-2)5+3=(-2)8= + 256? Mantém a base e somam-se os expoentes.
b) 38 ÷35=38-5= 33=27? Mantém a base e subtraem-se os expoentes.
c) (53)2=(5)3x2 =56= 15625? Mantém a base e multiplicam-se os expoentes.
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Acompanhe a confecção desse exercício pelos alunos. Provavelmente, o aluno irá realizar as potências antes de resolver o produto. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles, mas questione-os se essa é a única maneira e se é a mais eficaz. Não comente ainda sobre a propriedade ac.bc=(a.b)c, pois isso só será visto na sistematização.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o que ocorre na potenciação de um produto.
Discuta com a turma:
- Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
- Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
- Como você explicaria isso a alguém?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos alunos para se organizarem em duplas ou trios e realizarem a tarefa da maneira que acharem melhor. Porém, cabe aqui ao professor mediar para que os alunos realizem esta tarefa de uma maneira mais prática e eficiente.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potência de potência. Cabe ao professor mediar para que os alunos sigam até a sistematização de uma maneira autônoma.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos (indo nas duplas ou trios):
- Você observou se ocorre algum padrão?
- Esse trabalho poderia ser feito de uma maneira mais rápida?
- Você conseguiria resumir em uma frase qual foi o padrão encontrado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Deixe com que os alunos façam as contas nas duplas ou trios. Peça a cada aluno que tente fazer as contas e anote o porquê de estar seguindo este caminho. Após isso, veja resoluções diferentes e questione esses alunos sobre seus métodos de resolução. Anote na lousa as diferentes maneiras que os levaram até elas.. Não comente ainda sobre a propriedade ac/bc=(a/b)c, pois isso só será visto na sistematização.
Propósito: Fazer com que o aluno tente buscar um caminho mais fácil para efetuar uma divisão com potências de mesmo expoente.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos (indo nas duplas ou trios):
- Calcular 305 é uma conta rápida? E 155?
- Será que existe algum caminho mais rápido de fazer essa divisão?
Atividade principal
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Deixe com que os alunos façam as contas sozinhos e, se questionarem, devolva o questionamento perguntando se ele entende os passos da estratégia que está usando.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos (de maneira individual indo nas carteiras):
- Os parênteses alteram alguma coisa?
- Sempre terá um único método mais eficaz?
- Seria possivel realizar a mesma conta com métodos diferentes? Por quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre aos alunos esse tipo de resolução e, caso tenham ocorrido outras maneiras em sala de aula, mostre aos alunos também. Muitas vezes, os alunos resolvem a potência e somente depois o produto. Mostrando esse passo, você pode mostrar uma alternativa mais prática do que realizar a potenciação antes.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente na potência de produto. Cabe ao professor mediar para que os alunos sigam até a sistematização de uma maneira autônoma. E, para isso, o professor deve auxiliar os alunos com perguntas para chegar até o resultado final da aula, que é a sistematização de multiplicação de potência de mesma base.
Discuta com a turma:
- Vocês enxergam algum padrão na formulação dessa solução?
- Vocês enxergam alguma outra maneira de calcular?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Anote na lousa as diferentes formas de resolução, mesmo que algumas estejam incorretas. Comente com os alunos o motivo de algumas resoluções estarem incorretas e quais os equívocos cometidos. Após os alunos mostrarem as resoluções deles, apresente esta como mais um tipo de solução.
Propósito: Fazer com que os alunos “abram” a potenciação e assim mostrar a eles um caminho para sistematizar. Vale aqui ao professor comentar com os alunos que, quando tiverem dúvidas no caminho a seguir, podem sempre “abrir” as potências.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 a 12).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam.
Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em cada um dos casos de “potência de produto” ou “potência de quociente”.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como você explicaria para seu colega a potência de um produto? E potência de um quociente?
- Você acredita que sistematizar possa te ajudar em algo? Se sim, o quê?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 a 12).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam.
Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em cada um dos casos de “potência de produto” ou “potência de quociente”.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como você explicaria para seu colega a potência de um produto? E potência de um quociente?
- Você acredita que sistematizar possa te ajudar em algo? Se sim, o quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na sistematização são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso e, por isso, o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.