Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Potências de bases negativas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Potenciação nos números inteiros
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.
Conceito-chave
Potência com base inteira.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Se possível, atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar:
- Sugestão de Vídeo: Vídeo do Professor Jair Bueno sobre potenciação com a base nos inteiros (Z) https://www.youtube.com/watch?v=CSx2r2Dx1ck
- Sugestão de Leitura: Realizar a leitura do conto “A lenda do jogo de xadrez”, do livro “O homem que Calculava” de Malba Tahan. Essa lenda trará uma boa perspectiva para a resolução da atividade complementar, por isso a sugestão é de passar a lenda como um complemento para os alunos.
- Quiz sobre potenciação ou radiciação: https://rachacuca.com.br/quiz/68293/potenciacao-e-radiciacao-i/
- Outra maneira lúdica de trabalhar potências de 2 com os alunos é o jogo 2048, que pode ser encontrado em aplicativo para celulares ou no site: https://rachacuca.com.br/raciocinio/2048/
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)
Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.
Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Com qual outra operação a potência tem relação?
- O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)
Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.
Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Com qual outra operação a potência tem relação?
- O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)
Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.
Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Com qual outra operação a potência tem relação?
- O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)
Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.
Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Com qual outra operação a potência tem relação?
- O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)
Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.
Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.
Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.
Discuta com a turma:
- Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
- Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
- Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)
Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.
Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.
Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.
Discuta com a turma:
- Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
- Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
- Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)
Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.
Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.
Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.
Discuta com a turma:
- Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
- Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
- Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)
Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.
Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.
Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.
Discuta com a turma:
- Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
- Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
- Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)
Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.
Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.
Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.
Discuta com a turma:
- Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
- Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
- Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.
Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
- Há um padrão nas contas? Qual?
- Servirá para todos os números inteiros?
- O parênteses influência na resposta final?
- O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
- Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?
Materiais complementares:
Acesse o resolução da atividade principal aqui.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.
Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
- Há um padrão nas contas? Qual?
- Servirá para todos os números inteiros?
- O parênteses influência na resposta final?
- O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
- Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?
Materiais complementares:
Acesse o resolução da atividade principal aqui.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.
Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
- Há um padrão nas contas? Qual?
- Servirá para todos os números inteiros?
- O parênteses influência na resposta final?
- O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
- Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?
Materiais complementares:
Acesse o resolução da atividade principal aqui.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Sistematize com os alunos a diferença entre -xa e (-x)a. Generalize nos casos de expoente par e expoente ímpar.
Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos aprendidos durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação e as diferenças entre potências de um número negativo e o oposto da potência de um número natural.
Propósito: Fazer com que o aluno entenda e sistematize a diferença entre o oposto de uma potência com base natural e a potência de um número com base negativa.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Apresente o raio x aos alunos, realizando uma leitura coletiva. Peça que, individualmente, todos respondam às perguntas da atividade. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução de cada um, se ainda há dúvidas ou se não conseguem compreender o que foi proposto. Se necessário, aplique as atividades complementares, indicadas abaixo, para que os alunos possam reforçar suas aprendizagens.
Propósito: Avaliar o que os alunos compreenderam sobre o conceito de potência de um número inteiro e oposto da potência de um número natural.
Discuta com a turma:
- O que vocês podem apontar de diferente ao que conheciam antes?
- Há diferença quando possui parênteses em uma potenciação? Se sim qual ou quais?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_05NUM01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Formulário do Google
- Vídeo: “Expoentes Negativos”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-negative-exponents/v/negative-exponents acesso em 20 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Neste caso, a retomada será dos conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros. Você pode propor a atividade do slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) ou formulário para que os alunos possam responder à atividade ou, ainda, usar a função de áudio/foto do WhatsApp, oriente que reproduzam a reta numerada no caderno para responder à questão. Os alunos precisarão postar suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador no meio de comunicação escolhido. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização das atividades principais os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Oriente-os a ouvirem a música “Sampa” de Caetano Veloso e depois a pensarem sobre a atividade. Fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem usando o meio escolhido para comunicação. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas e compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Peça que um dos alunos compartilhe as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Discuta as estratégias trazidas pelos alunos e mostre que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais. Utilize neste momento o meio escolhido para a comunicação da turma.
Sistematização
Para fechar as discussões e os conceitos aprendidos, proponha a visualização do vídeo “Expoentes Negativos” do Khan Academy
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.
Conceito-chave
Potência com base inteira.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Se possível, atividades impressas em folhas.