Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
  • Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o conceito de razão entre duas grandezas.
  • Identificar a fração como representação da razão entre duas grandezas, em diferentes contextos.
  • Comparar frações apresentadas em suas diversas formas e em diferentes contextos.
  • Reconhecer números racionais em contextos distintos, incluindo o histórico.
  • Representar números racionais na reta numérica.
  • Comparar números racionais.
  • Utilizar a adição e a subtração de números racionais.
  • Identificar as operações com números racionais em situações problema na forma fracionária e decimal.
  • Modelar uma situação-problema por meio de operações entre números racionais.
  • Utilizar as operações entre números racionais em cálculo de áreas e perímetros de figuras geométricas.
  • Elaborar situações problema em contextos que envolvam operações entre números racionais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
  • (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Nessa habilidade, torna-se necessário conhecer as formas de representar frações, seus significados (3/4 entendido como 3:4, 3 e cada 4 e 3/4 de uma quantidade), analisar sua ordem de grandeza e compará-las compreendendo as quantidades que elas representam de um todo.

Já a habilidade EF07MA10 requer que se reconheçam números racionais na forma fracionária e decimal, sejam desenvolvidas estratégias para comparar sua ordem de grandeza e representá-los geometricamente como pontos associados a uma reta numérica.

Por fim, na habilidade EF07MA12, compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias implica compreender e utilizar diferentes estratégias para calcular multiplicação e divisão entre racionais na forma fracionária e decimal, bem como identificar que as propriedades mais usuais dessas operações e sua validade ou não em se tratando de números racionais. Os estudantes devem perceber que a comutatividade vale para a multiplicação, mas não para a divisão, como ocorria com operações com naturais.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Aplicando Frações como Operador em Diferentes Contextos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Aplicando Frações como Operador em Diferentes Contextos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Efetuar multiplicações envolvendo uma fração e um número natural.
  • Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como operador.

Plano de aula: Representação Fracionária e Decimal (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Representação Fracionária e Decimal, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
  • Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
  • Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.

Plano de aula: Divisão de Racionais Fracionários na Prática (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Divisão de Racionais Fracionários na Prática, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Calcular de racionais fracionários positivos e negativos.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática