Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Potência de potência e potência de um expoente
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Potenciação nos números inteiros
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.
Conceito-chave
Potência de potência; potência de um expoente.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Se possível, atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar
- Vídeo aula de potência de potência e potência de um expoente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que respondam a atividade proposta no slide. Enquanto respondem, peça também para que anotem suas dúvidas, para que ao fim da atividade, possam esclarecê-las em conjunto.
Propósito: Fazer com que os alunos recordem algumas propriedades das potenciações.
Discuta com a turma:
- Como é realizada a potência?
- Poderíamos escrever a base de outra maneira?
- Você achou difícil ou trabalhoso realizar essas contas? Por quê?
Material complementar:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.
Discuta com a turma:
- Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
- Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
- Como você explicaria isso a alguém?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.
Discuta com a turma:
- Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
- Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
- Como você explicaria isso a alguém?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.
Discuta com a turma:
- Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
- Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
- Como você explicaria isso a alguém?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.
Discuta com a turma:
- Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
- Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
- Como você explicaria isso a alguém?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).
Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).
Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.
Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.
Discuta com a turma:
- Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.
Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.
Discuta com a turma:
- Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na esta aula são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso e, por isso, o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.
Propósito: Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.
Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos absorveram bem o conteúdos da aula.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano
MAT7_05NUM03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Formulário do Google
- Vídeo: “Revisão das propriedades da potenciação”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-exponent-properties/v/exponent-properties-involving-products acesso em 20 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
Professor use o Google Formulário para que os alunos respondam à atividade inicial digitando a resposta. Caso os alunos não tenham recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações. Ou ainda sugerir que os alunos em um movimento de sala de aula invertida acessem o conteúdo “Revisão das propriedades da potenciação”, disponível no Khan Academy para uma retomada.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em três momentos. No primeiro momento pensando sozinho sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo. No segundo momento, eles deverão pedir a um dos seus familiares que tente resolver a situação problema e discutir uma estratégia conjunta. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as suas estratégias e respostas para compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate será ótimo, senão, procure apresentar mais de uma possibilidade, para que comparem com suas soluções. Analise as soluções enviadas pelos alunos e se possível, compartilhe algumas pelo meio de comunicação estabelecido por vocês.
Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminar a exposição, pergunte aos alunos se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor.
Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos, e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.
Conceito-chave
Potência de potência; potência de um expoente.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Se possível, atividades impressas em folhas.