GE07_08UND04 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A atividade industrial e seus impactos ambientais
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo refletir, ao mesmo tempo, a importância da indústria enquanto motor do desenvolvimento tecnológico e seus impactos sobre o meio ambiente, desenvolvendo no aluno uma consciência e uma responsabilidade ambiental enquanto consumidores de produtos industrializados e agentes produtores do espaço geográfico.
Materiais necessários: Folha de atividade da ação propositiva, lápis, caneta, borracha.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PKkHNXrkCdQMsEWxRSmmmpK9JCZe7k9kh4qFAuJQC96vuJdqv598zwmAsC7T/ge07-08und04-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HTQ4rnbA5vPzsnP9PeC8ZQwX4hp2J4TJEq58yF6enGZKVbG79gfU3FNhsaAH/ge07-08und04-problematizacao.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCwQtkvUDtYhMtZ6H6q4whY6MGueA8Fq4P2pJ3Q6bvkRh4KEEFbfEnXJR2af/ge07-08und04-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.
As matérias-primas encontradas na natureza são também denominadas de recursos naturais e podem ser agrupados em duas categorias: recursos naturais renováveis (aqueles que se renovam naturalmente em um período relativamente curto de tempo ou pela ação humana - água, árvores, energia solar, etc.) e recursos naturais não renováveis (não se renovam naturalmente em um período curto de tempo nem recriados pelo homem - petróleo, ferro, cobre, etc.).
A atividade industrial produziu, ao longo do tempo, tecnologia e produtos que transformaram a maneira como os homens se relacionam entre si e com a natureza, transformando profundamente o espaço geográfico. Além dos inúmeros benefícios e avanços que a atividade indústria proporciona, ela também provoca grandes impactos ambientais que devem ser levados em consideração na hora de se consumir ou se descartar um determinado produto. Estes impactos estão presentes desde a extração da matéria-prima na natureza, na etapa produtiva, até o seu consumo e descarte na natureza Desta forma, podemos dizer que a atividade industrial provoca um efeito “para trás” relativo aos processos de extração da matéria-prima e um “efeito para frente” onde o ato da fabricação do produto em si, o seu consumo e descarte, produz algum tipo de impacto no meio ambiente.
Para mais informações sobre os impactos ambientais da indústria, acesse os links abaixo:
Brumadinho: O que se sabe sobre o rompimento de barragem que matou ao menos 115 pessoas em MG. BBC, 29/01/2019.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47002609>. Acesso em: 04 mai 2019.
Há 3 anos, rompimento de barragem de Mariana causou maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/ha-3-anos-rompimento-de-barragem-de-mariana-causou-maior-desastre-ambiental-do-pais-e-matou-19-pessoas.ghtm>. Acesso em: 04 mai 2019.
MAGALHÃES, Lana. Poluição. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao/>. Acesso em: 04 mai 2019.
ORTÍZ, Fabíola. Baía de Guanabara: vazamento da Petrobras completa 14 anos. Eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/28021-baia-de-guanabara-vazamento-da-petrobras-completa-14-anos/>. Acesso em: 04 mai 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Tipos de poluição. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm>. Acesso em: 04 mai 2019.
Segundo estudo, a poluição industrial já atingiu o fundo dos oceanos. Terra, 01/04/17.
Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-estudo-a-poluicao-industrial-ja-atingiu-o-fundo-dos-oceanos,da6fe9dd893ace954161f92abffe6343c7o3fdn7.html>. Acesso em: 04 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Divida a turma em pequenos grupos, esta configuração deverá ser mantida até o final da aula.
Explique aos alunos que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO