Plano de aula: A indústria e o espaço geográfico

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.

Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano de aula tem o objetivo de introduzir o conceito de indústria, destacando os seus diferentes tipos e como estão presentes, direta ou indiretamente, no dia a dia das pessoas, auxiliando na (re)construção do espaço geográfico.

As imagens e slides poderão ser projetados e/ou impressos. Em caso de textos verbais nos slides, eles poderão também serem lidos ou escritos na lousa para os alunos.

Materiais necessários: lápis, borracha, papel, caneta.

Materiais complementares:

Imagens utilizadas nas etapas do tema da aula e contextualização:

Imagem utilizada na etapa de problematização:

Imagens utilizadas na etapa de sistematização:

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

A indústria surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII e início do XIX, período conhecido como a primeira Revolução Industrial, quando importantes transformações tecnológicas foram introduzidas no processo produtivo, impactando diretamente a produção do período e repercutindo nas esferas econômicas e sociais da sociedade inglesa. Neste contexto, o sistema de produção artesanal (manual e espacialmente disperso), foi substituída pela manufatura (onde já existia uma divisão do processo produtivo e onde as ferramentas e máquinas pertenciam ao dono da manufatura) e posteriormente pela indústria com a invenção da máquina a vapor, tornando a produção mecânica, padronizada e espacialmente concentrada em torno das bacias carboníferas.

Para mais informações sobre a revolução industrial, acesse os links abaixo:

Tema da aula

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Inicie sua aula propondo a pergunta contida no slide. Espera-se, neste momento, respostas vagas e pouco aprofundada dos alunos. Retire destas respostas pontos ou características pertinentes à atividade industrial para construir, coletiva e colaborativamente, uma primeira aproximação ao tema, que servirá como ponto de partida para o entendimento do significado, funcionamento e impactos desta atividade no espaço geográfico.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens utilizadas neste plano. Os links por etapa estão disponíveis no slide anterior.

Para você saber mais:

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wolfsburg_VW-Werk.jpg

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA