GE07_08UN07 - Ação propositiva - Diagrama
Plano de Aula
Plano de aula: As multinacionais e a produção industrial no Brasil
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O objetivo deste plano é proporcionar uma reflexão sobre o que levou a instalação de inúmeras empresas transnacionais no país e a importância delas para o desenvolvimento industrial brasileiro. Este plano utiliza a “aula invertida” como metodologia ativa e, desta forma, para sua realização, será necessário que você divida previamente a turma em pequenos grupos, com até 4 pessoas, e a cada um deles dê a tarefa de pesquisar: o país de origem, o ramo de atividade (alimentício, automobilístico, farmacêutico, etc.), o ano da chegada no Brasil, os principais produtos fabricados, o número de funcionários no Brasil, o significado do logotipo e o faturamento médio anual de uma das transnacionais listadas abaixo:
- Automobilísticas: Ford, Toyota, Volkswagen e Fiat.
- Alimentícias: Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola e Danone.
- Tecnologia: IBM, Microsoft, Samsung, Sony.
- Petróleo: Chevron e Exxon Mobil.
- Diversos: Johnson e Johnson, P&G.
Materiais necessários: cartolina, lápis, borracha, régua, hidrocor e lápis de cor.
Materiais complementares:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QgHtWBp44hQWJUAJyuEZnrS7EgHVhuMmCEbhUbuPwCSX7ZYX99tgTWHKahp/ge07-08un07-contextualizacao-imagens-e-texto.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3vPhjQK6brZhCCX2e6yYdaBJfRyzBCG3mhnbSwYRfzSRK5kpZRDKHJGCFcj/ge07-08un07-problematizacao-imagens.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZBjTctUsmZ4nURgKyZUqRYnwqfVVTeSYPMgzbWKtz6bSCZZqDvrfbdU29vwx/ge07-08un07-acao-propositiva-diagrama.pdf
Para você saber mais: Denominamos de empresas multinacionais aquelas que possuem sede em um determinado país e, através de filiais, atuam em outros. Alguns autores utilizam o termo transnacional pelo fato destas empresas não pertencerem a vários países, como o termo multinacional deixa subentendido. Além disso, boa parte dos lucros obtidos pelas filias são enviados para a sede da empresa, geralmente em um país desenvolvido.
Durante a segunda metade do século XX estas empresas se instalam em outros países atraídos por vantajosos fatores locacionais como: mão de obra barata, amplo mercado consumidor, incentivos fiscais, matéria-prima abundante, leis trabalhistas e ambientais frágeis ou flexíveis, etc.
Em tempos de globalização, o desenvolvimento tecnológico e informacional permitiu a fragmentação do processo produtivo, possibilitando que um determinado produto tenha suas peças fabricadas por empresas diferentes, localizadas em países diferentes, que depois são montados e vendidos para todo o mundo.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em grupos já previamente definidos. Apresente o tema da aula à turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre a chegada e importância das empresas transnacionais para a industrialização do país.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Aproveite este momento de construção colaborativa do conceito multinacional, ao qual os estudantes possam ter tido mais contato, e questione se elas são, na verdade, empresas que pertencem a vários países ou empresas que atuam em vários países. Informe que estas empresas possuem sede em um país, para onde enviam parte de seus lucros e, por isso, o termo mais apropriado para elas é o de transnacional.
Após, para exemplificar o que são transnacionais, pergunte qual é a nacionalidade das principais empresas fabricantes dos telefones celulares mais utilizados no Brasil. Se os alunos não souberem informar a origem da empresa fabricante utilize a listagem abaixo, isto ajudará no entendimento do significado de transnacionais.
Entre as principais empresas fabricantes de smartphones no mundo estão: Samsung (Coréia do Sul), Huawei (China), Apple (EUA), Nokia (Finlândia), Xiaomi (China), LG (Coréia do Sul), Sony (Japão), Asus (Taiwan), Lenovo/Motorola (China).
Como adequar à sua realidade: utilize produtos ou exemplos de empresas multinacionais que façam parte da realidade socioeconômica de seus alunos.
Fontes das imagens:
Contextualização
Orientações: Solicite aos alunos que leiam os trechos de reportagens contidos no slide. Após, pergunte qual é a importância destas empresas para o país. Reforce que, apesar de possibilitarem um grande desenvolvimento dos produtos, serviços (telefonia, internet, bancários, transportes, etc.) e empregos ofertados no país, também aumentaram a nossa dependência tecnológica, visto que o Brasil não produz, na maioria das vezes, tecnologia própria.
Material complementar
Para você saber mais: para maiores informações sobre o poder econômico destas empresas acesse os links abaixo:
- https://noticias.r7.com/internacional/fotos/conheca-8-empresas-poderosas-que-tem-faturamento-maior-do-que-o-pib-de-muitos-paises-27032016#!/foto/1
- https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20110429/paraiso-das-multinacionais/54320
- https://exame.abril.com.br/negocios/as-45-companhias-brasileiras-mais-internacionalizadas/
- https://forbes.uol.com.br/listas/2016/06/30-maiores-empresas-do-mundo-que-atuam-no-brasil/
- https://www.pstu.org.br/o-dominio-das-multinacionais-sobre-economia-brasileira/
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Se necessário, pergunte quais vantagens locacionais o país oferecia que atraíram estas empresas.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: utilize fatores locacionais (atrativos e/ou repulsivos) existentes no bairro ou município onde a escola está inserida para exemplificar o que a indústria considera na hora de selecionar um local para construção de uma nova unidade.
Para você saber mais: até a década de 1950 a indústria brasileira está fincada em apenas dois pilares: capital nacional privado oriundo, principalmente, da economia cafeeira, que investiu em indústria de bens de consumo não duráveis e semi-duráveis (têxteis, alimentícias, bebidas, etc.) e capital estatal, que investiu em indústrias de base, não havendo no país indústrias de bens de consumo duráveis e de maior tecnologia, como, por exemplo, as automobilísticas. A chegada das transnacionais no país teve início no final da década de 1950 durante o Governo de Juscelino kubitschek, que através de seu “plano de metas” buscou desenvolver o Brasil “50 anos em 5” através da abertura da economia ao capital estrangeiro (política de substituição de importações) e do forte investimento federal em infraestrutura (energia, comunicações, rodovias, portos, etc.), provocando um forte endividamento externo. Tudo isto atraiu inúmeras empresas transnacionais ao país, diversificando o parque industrial brasileiro, criando empregos e facilitando o acesso da população a produtos até então importados.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Fonte da imagem:
Problematização
Orientações: Utilize a imagem contida neste slide para esmiuçar os principais fatores responsáveis pela chegada das transnacionais no país. Solicite aos grupos que expliquem a importância de cada um deles para a indústria. Após, pergunte como as multinacionais auxiliaram no desenvolvimento industrial do país. Espera-se com isto evidenciar a importância da chegada destas empresas, que permitiu diversificar o parque industrial brasileiro e produzir internamente produtos que até então eram importados, facilitando o acesso da população a estes.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Cada grupo deverá criar o seu diagrama na folha de cartolina, utilizando as informações encontradas em pesquisa solicitada previamente.
Material complementar
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que apresentem os seus diagramas, explicando as principais informações encontradas sobre a transnacional pesquisada. Espera-se, ao final deste plano, que os alunos compreendam o que são transnacionais, os motivos que levaram a sua vinda para o Brasil e como auxiliaram no desenvolvimento industrial do país.
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/zFSo6bnZJTw
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula você irão refletir sobre a chegada e a importância das empresas transnacionais para a industrialização do país.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o debate sobre as empresas transnacionais. Inicialmente, peça que os estudantes façam uma pesquisa e registrem no caderno o que são essas empresas, e procurem exemplos em setores econômicos diferentes. Caso queira, professor, envie aos alunos algumas sugestões de fontes de pesquisa: 1) Brasil Escola: "Empresas multinacionais", disponível aqui; 2) Jornal GGN: "A política de incentivo às multinacionais", disponível aqui; 3) Casa da Consultoria: "Multinacionais no Brasil", disponível aqui.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o esquema do diagrama que deve ser construído. O diagrama deve representar as características de alguma empresa transnacional, preferencialmente a que os estudantes pesquisaram na primeira etapa desta aula.
Sistematização
Peça que os estudantes tirem uma fotografia do diagrama e a enviem para análise, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks individuais.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, à videoaula sobre as multinacionais no Brasil disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar as causas da chegada das transnacionais e a sua importância para o desenvolvimento industrial no país
Habilidade (s) da Base: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro