Plano de aula: As multinacionais e a produção industrial no Brasil

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.

Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O objetivo deste plano é proporcionar uma reflexão sobre o que levou a instalação de inúmeras empresas transnacionais no país e a importância delas para o desenvolvimento industrial brasileiro. Este plano utiliza a “aula invertida” como metodologia ativa e, desta forma, para sua realização, será necessário que você divida previamente a turma em pequenos grupos, com até 4 pessoas, e a cada um deles dê a tarefa de pesquisar: o país de origem, o ramo de atividade (alimentício, automobilístico, farmacêutico, etc.), o ano da chegada no Brasil, os principais produtos fabricados, o número de funcionários no Brasil, o significado do logotipo e o faturamento médio anual de uma das transnacionais listadas abaixo:

• Automobilísticas: Ford, Toyota, Volkswagen e Fiat.
  • Alimentícias: Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola e Danone.
  • Tecnologia: IBM, Microsoft, Samsung, Sony.
  • Petróleo: Chevron e Exxon Mobil.
  • Diversos: Johnson e Johnson, P&G.

Materiais necessários: cartolina, lápis, borracha, régua, hidrocor e lápis de cor.

Materiais complementares:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QgHtWBp44hQWJUAJyuEZnrS7EgHVhuMmCEbhUbuPwCSX7ZYX99tgTWHKahp/ge07-08un07-contextualizacao-imagens-e-texto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3vPhjQK6brZhCCX2e6yYdaBJfRyzBCG3mhnbSwYRfzSRK5kpZRDKHJGCFcj/ge07-08un07-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZBjTctUsmZ4nURgKyZUqRYnwqfVVTeSYPMgzbWKtz6bSCZZqDvrfbdU29vwx/ge07-08un07-acao-propositiva-diagrama.pdf

Para você saber mais: Denominamos de empresas multinacionais aquelas que possuem sede em um determinado país e, através de filiais, atuam em outros. Alguns autores utilizam o termo transnacional pelo fato destas empresas não pertencerem a vários países, como o termo multinacional deixa subentendido. Além disso, boa parte dos lucros obtidos pelas filias são enviados para a sede da empresa, geralmente em um país desenvolvido.

Durante a segunda metade do século XX estas empresas se instalam em outros países atraídos por vantajosos fatores locacionais como: mão de obra barata, amplo mercado consumidor, incentivos fiscais, matéria-prima abundante, leis trabalhistas e ambientais frágeis ou flexíveis, etc.

Em tempos de globalização, o desenvolvimento tecnológico e informacional permitiu a fragmentação do processo produtivo, possibilitando que um determinado produto tenha suas peças fabricadas por empresas diferentes, localizadas em países diferentes, que depois são montados e vendidos para todo o mundo.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Tema da aula

Orientações: Solicite que os alunos se organizem em grupos já previamente definidos. Apresente o tema da aula à turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre a chegada e importância das empresas transnacionais para a industrialização do país.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA