GE07_08UN06 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A indústria e os demais setores da economia no Brasil
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano visa promover uma reflexão das transformações realizadas pela indústria nos demais setores econômicos. No campo, a mecanização e a modernização dos implementos agrícolas aumentou a produtividade ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor. Já a indústria, por sua vez, também apresentou uma redução na demanda mão de obra, dada a crescente utilização de robôs na linha de produção. Por fim, verifica-se um um forte crescimento do setor terciário, que absorveu toda a mão de obra excedente, seja na forma do trabalho formal quanto no informal.
Materiais necessários: Cartolina, lápis, lápis de cor, borracha, caneta e hidrocor.
Materiais complementares:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf
Problematização:
Ação propositiva:
Exemplo de mapa conceitual da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
O crescimento da atividade industrial promoveu fortes transformações no setor primário, ao exigir maior eficiência e qualidade de seus produtos. Das indústrias saíram os principais implementos agrícolas (adubos, fertilizantes, agrotóxicos, maquinário, ferramentas, etc.) que propiciaram um grande aumento de produtividade no campo brasileiro ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor, que se viu obrigada a migrar para as cidades. As grandes indústrias também modernizaram os seus processos produtivos, mecanizando sua produção, aumentando a produtividade e também reduzindo a necessidade de mão de obra em suas fábricas. Toda esta mão de obra excedente foi absorvida pelo setor terciário (comércio e prestação de serviços) formal e informal, e que, atualmente, responde pela maior parte do PIB do país.
Para mais informações sobre estas transformações acesse os links abaixo:
- https://www.todamateria.com.br/setores-da-economia/
- https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm
- https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/10/62-dos-trabalhadores-da-industria-no-brasil-temem-perder-emprego-para-robos.html
- https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-terciario.htm
- http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-servicos/a-secretaria-de-comercio-e-servicos-scs/402-a-importancia-do-setor-terciario
- https://www.todamateria.com.br/trabalho-informal/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos, esta formatação deverá ser mantida até o final da aula. Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria afeta, direta e indiretamente, os outros setores da economia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO