Plano de Aula

Plano de aula: Impactos socioambientais associados à transformação da paisagem rural e urbano-industrial

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade contempla a identificação de impactos socioambientais surgidos em função das transformações da paisagem por meio do desenvolvimento agropecuário e do processo de industrialização, possibilitados a partir de técnicas e do trabalho humano. A habilidade permite trabalhar a temática por meio de imagens que retratrem os impactos socioambientais, bem como análise de notícias para que os alunos possam relacionar as transformações da paisagem e o desenvolvimento agropecuário e da industrialização aos impactos socioambientais. Esta habilidade pode ser associada a outras habilidades da BNCC, tais como EF06GE01, EF06GE02 e EF06GE07.

Materiais necessários:

Caderno do aluno. Lápis grafite e/ou caneta esferográfica e borracha. Folha almaço para cada quatro alunos. Cola branca.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bjYEs3j7e2YG5fpuZDwpUaUw9DfEaxmGtndvWJaRHVUsEzE3jmfubB9KNPH3/geo6-06und03-contextualizacao-imagens.pdf

Arquivo com orientações para a problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amYKRYtCR7YGVNxxBT5Sh9FfdZ4vxs2CqyqRbWt2fQyvzUcJjFBJNXGqXhGW/geo6-06und03-problematizacao-atividade.pdf

Arquivo com a manchete na ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G3DwPkkPFbqcP6y22bjptnPgMbg86vPKNUQWQt4jWP8sJJ5RcttJWsG4bAcc/geo6-06und03-acao-propositiva-manchete.pdf

Arquivo com a tabela, atividade da ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wz4MbM5CAmc2qVjy8PBtmxvgG7t6uV4dE6V7Ua2WUbW5Vgvz4JUB6kZqAPW7/geo6-06und03-acao-propositiva-tabela.pdf

Arquivo com as imagens e orientações para a atividade da sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQxvhX2JR4B8a5KCb7RUMtryzRCXW5egBXWQG2FVAyZ8ZsWHGgzRJvVfE5TH/geo6-06und03-sistematizacao-orientacoes-e-imagens.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Mar de aral, na Ásia Central, em 1989 e 2018. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Aral_Sea_1989-2008.jpg. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.

Imagem 3: Favela em Caracas, Venezuela. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Barrio_de_Caracas.jpg. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.

Imagem 4: Catador de latinhas no espaço urbano. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Catador_de_papel.jpg. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.

Imagem 5: Unidade industrial chinesa. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Factory_in_China.jpg. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Imagem 6: Favela da Rocinha e São Conrado, Rio de Janeiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o_excludente#/media/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Link para a manchete:

Manchete 1. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/tres-anos-apos-tragedia-vitimas-de-mariana-enfim-projetam-suas-novas-casas.shtml.Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Para você saber mais: Tendo como base a habilidade contemplada neste plano, pode-se colocar a paisagem como um conjunto de formas e funções em constante transformações. Essas formas se dão pelos elementos na paisagem contidos, podendo ser naturais ou culturais. Os elementos naturais são aqueles que ainda não sofreram atuação humana (morros, florestas, rios). Já os elementos culturais representam as paisagens que foram transformadas pelo homem (casas, prédios, carros). Na paisagem cultural ressalta-se a importância do desenvolvimento do trabalho humano e de técnicas os quais impulsionam a interferência humana no espaço. Por isso, para este plano é importante também compreender o conceito de técnica e trabalho. A partir de Lima (2014), acredita-se que o homem tem a necessidade de intervir na natureza para se reproduzir e para isso o faz a partir do trabalho e do desenvolvimento de instrumentos técnicos, que são processos inerentes à existência do homem. Para que o homem se aproprie da natureza, necessita criar instrumentos, decidir que técnicas utilizar para tal e como intervir no meio natural para satisfazer suas necessidades. O homem cria constantemente novas necessidades e isso impulsiona o desenvolvimento do trabalho, que sempre é transformado, assim como as técnicas utilizadas para essa finalidade, levando a uma evolução técnica cada vez mais especializada e precisa (tecnologia), evoluindo de cultura à cultura e de momentos históricos à momentos históricos. E é a partir de todo esse processo que o homem transformou o meio natural (sem a interferência do homem) em meio humanizado, onde estel foi transformado pelo trabalho e pelas técnicas do homem, transformando-se em um meio técnico-científico e informacional, como o é nos dias atuais (SANTOS, 2006).

Assim, o desenvolvimento das técnicas torna a paisagem dinâmica, estando em constante transformação e em diferentes tempos, sendo possível acumular formas, funções e sentidos ao longo do espaço e tempo. É importante ressaltar que é a partir dessa apropriação do espaço pelo homem que surgem os impactos socioambientais, a partir exploração do espaço, interferindo consideravelmente na paisagem, em constante transformação.

Abaixo seguem algumas sugestões de leitura.

LIMA, Átila de Menezes. Geografia: filosofia das técnicas? Reflexões para se pensar uma Geografia do trabalho. Revista Pegada, v. 15, n. 2. p. 19-48. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/3054/2808. Acesso em: 18 de dezembro de 2018.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

SOUTO, Raquel Dezidério. O papel da Geografia em face da crise ambiental. Estudo avançados, v. 30, n. 87. p. 197-212. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00197.pdf. Acesso em: 18 de dezembro de 2018.

Contextos prévios: É interessante que os alunos já tenham sistematizado o conhecimento sobre o conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como o desenvolvimento agropecuário e a industrialização interferem nas transformações da paisagem, assim como geram impactos socioambientais por meio do desenvolvimento das técnicas e do trabalho humano. Comente também que alguns desses impactos serão discutidos e analisados pelos alunos em atividades no decorrer da aula, a partir de imagens e notícias.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja próxima de um local que tenha sofrido significativas transformações e/ou apresente impactos socioambientais, é interessante que utilize-as como exemplo para embasar a aula, remetendo os alunos à realidade vivida ou algo que seja próximo a eles. É possível também que alguns alunos tragam essas vivências para a aula, e assim sendo, é importante que reserve um espaço para que possam compartilhar esses momentos, enriquecendo a aula.

Contextos prévios: É interessante que os alunos já tenham sistematizado o conhecimento sobre o conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

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