GEO7_08UND03 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A desconcentração industrial na maior metrópole brasileira.
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano de aula utiliza a metodologia da “sala de aula invertida” como forma de dar protagonismo aos alunos.
No link abaixo será disponibilizado um texto base que deverá ser entregue a cada aluno antes da realização da aula, para que realizem a leitura antecipada do conteúdo. Ao longo deste plano os alunos aprenderão as causas do recente processo de desconcentração industrial no país, em particular na região Sudeste, que abriga a maior região metropolitana do país, o maior número de fábricas e o maior número de mão de obra ocupada no setor.
Materiais necessários: Texto base, lápis, borracha, folha A4 ou folha do caderno e folha de atividade referente à ação propositiva.
Material complementar:
Imagens contextualização:
Imagens problematização:
Imagens ação propositiva:
Folha de atividade referente à ação propositiva:
Imagens Sistematização:
Para você saber mais:
A indústria no Brasil se desenvolveu de maneira muito concentrada na região Sudeste do país, em particular nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir da década de 1970, o governo federal passou a incentivar a desconcentração industrial para outros estados e regiões do país, através de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento deste setor: construção de novas usinas hidrelétricas, a abertura de novas áreas de exploração mineral, criação de superintendências (SUDAM, SUDENE,, etc.), criação da Zona Franca de Manaus, etc.
Nas últimas décadas, porém, vêm se observando uma nova desconcentração industrial no país, na qual grandes unidades fabris estão se transferindo das grandes cidades e regiões metropolitanas para pequenas e médias cidades do interior, atraídas pela oferta de generosos incentivos fiscais, de mão-de-obra mais barata, melhor infraestrutura de transporte, etc. Para mais informações sobre este recente processo acesse os links abaixo:
BARBOSA, V. Veja a força de cada estado na indústria do Brasil. Revista Veja, 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/os-estados-com-maior-pib-indutrial-do-brasil/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
FERREIRA, Taísa. Indústria - Fuga da capital - Expansão mostra interiorização das fábricas. Ipea, 2009. Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1260:catid=28&Itemid=23> Acesso em: 20 jan. 2019.
Panorama da indústria de transformação brasileira. Fiesp, 14 ed. 2017. Disponível em: <http://www.fiesp.com.br/arquivo-download/?id=236253> Acesso em 18 jan. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Fatores locacionais da indústria. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-locacionais-industria.htm >. Acesso em 25 fev 2019.
Conhecimento prévio:
Para maior efetivação e dinamização da aula os alunos já devem ter aprendido o significado de indústria, os seus tipos e o que são os fatores locacionais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para turma. Explique que, ao longo deste plano, eles terão que analisar e refletir sobre uma nova tendência de redistribuição espacial da indústria, que está deixando os grandes centros urbanos e se transferindo para pequenas e médias cidades de diferentes regiões do país.
Divida a turma em pequenos grupos de até 4 alunos, esta configuração deverá ser mantida até o final desta aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO