Plano de Aula

Plano de aula: Extrativismo e impactos socioambientais

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias.Este plano objetiva a análise dos impactos socioambientais aos quais as populações estão submetidas a partir da estrutura de determinadas atividades extrativistas no Brasil, como a vegetal - com a extração de madeira e a mineral - com a extração de minérios e petróleo.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (caso não seja possível utilizar o projetor recomenda-se a utilização do quadro)
  • Caderno, lápis grafite, borracha

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/swCBfyPmjtxvWzgPFa2RuuyyKGEdyFh2BsFx27SzxG5h59jXjtT3vvC9VpuD/ge07-06und03-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Texto da etapa de Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6HF4NZBx8cvHkjtbK66E9GHXQjE8zqhwnFpsnaPwQR8kKJMsW6nht86JxEwp/ge07-06und03-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, Leandro Dias. RAMÃO, Felipe de Souza. Práticas ambientais e ensino de Geografia: para além do desenvolvimento sustentável como norma. Práticas Pedagógicas. Revista Giramundo, V.2, N.4, P.73-81, Rio de Janeiro, Jul/Dez, 2015. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MesxnaffFYFyYpUU7PfKYJAfU7SPwck2A9DgbTCeRZ6rVD6suX7THMxfckJB/pratica-ambientais-e-ensino-de-geografia-giramundo.pdf (Acesso em 19/02/2019)

FURLAN, Sueli. Educação ambiental e Geografia: reflexão, ensino e prática. Nova Escola, 01 de fevereiro de 2014. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2023/educacao-ambiental-e-geografia-reflexao-ensino-e-pratica (Acesso em 19/02/2019)

SUÇUARANA, Monik da Silveira. Poluição causada pela mineração. InfoEscola. s/d Disponível em:

https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-causada-pela-mineracao/ (Acesso em 18/02/2019)

MENDES, Chico. A Luta dos Povos da Floresta. Terra Livre nº 7, 1990. Disponível em:

https://agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/81/80 (Acesso em 16/02/2019)

BRASIL, Meteoro. Chico Mendes: para nunca esquecer. Canal Meteoro Brasil. 15 de fev de 2019 (14min47s) Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=d_0HPhE3Dj0&fbclid=IwAR37_LRJdlOH0uEhK4vhfY5eZh0V5Ro7CzEAnEU4s5bGGDfYL9yg0PlxwZ0 (Acesso em 16/02/2019)

VICK, Mariana. O legado de Chico Mendes, 30 anos depois de sua morte. Nexo Jornal. 21 de dezembro de 2018. Disponível em:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/12/21/O-legado-de-Chico-Mendes-30-anos-depois-de-sua-morte (Acesso em 16/02/2019)

ANDRADE, Maria do Carmo. Seringueiros. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/. (Acesso em 17/02/2019)

DUCROQUET, Simon; MARIANI, Daniel; DEMASI, Beatriz. O encolhimento da floresta amazônica: o tamanho do estrago. Nexo Jornal. Disponível em:

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/04/29/O-encolhimento-da-floresta-amaz%C3%B4nica-o-tamanho-do-estrago?utm_campaign=Echobox&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR0yiPLP0-LKZUotYnuS3rtvBic3sKzI5Yd9bIFiDXAD6Sc0O-YL3873Q5M#Echobox=1550181832 (Acesso em 17/02/2019)

Contextos prévios: Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com discussões sobre o extrativismo no Brasil, que estão compreendidas na habilidade EF07GE06 da BNCC.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e questione se eles sabem a que se refere a palavra “extrativismo”. Espera-se que os alunos a associem com “extração”. Caso seja necessário, indique que “extrair” significa “retirar” e que nesta aula será estudado como as atividades econômicas brasileiras extrativistas podem causar impactos socioambientais. Pergunte se eles podem dizer a que o termo “socioambiental” remete. Espera-se que eles o relacionem com processos sociais e ambientais. Caso nenhum aluno faça a associação, construa com eles essa concepção.

Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere, ou alguma localidade próxima, passe ou tenha passado por algum dos impactos apontados durante a aula, traga a discussão para a aula com especial atenção à sensibilidade necessária a depender do contexto socioemocional a que os alunos estejam inseridos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO