GEO7_08UN08 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Os tecnopolos e a indústria de tecnologia no Brasil
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao longo deste plano os alunos aprenderão o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de tecnologia no Brasil. Este plano se inicia através da construção coletiva e colaborativa do conceito de tecnopolo. Após é realizada realizado uma rápida análise sobre os principais tecnopolos existentes no no Brasil e, por fim, os alunos terão que apresentar, através da metodologia “think, pair, share” suas considerações sobre a importância destes tecnopolos para a indústria brasileira.
Materiais necessários: Folha de atividade referentes às etapas de problematização e ação propositiva, lápis, borracha e caneta.
Materiais complementares:
- Imagens utilizadas na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf
- Imagens utilizadas na problematização:
- Imagens utilizadas na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2yPGVVQn2x9tSEfxNDdcEv7Tvd2sM4UQdXRu6N5YQX5HXsFqztqWUeRn75M/geo7-08un08-acao-propositiva-imagens.pdf
- Texto da etapa de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MM6DnHgMwZe3yejWejtZJ7PdkJy7Qewk8FXwRZASeh3S6U7GRv4F44BJmdGU/geo7-08un08-problematizacao-texto.pdf
- Atividade ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3xfWZW3BReCbtxMyG49C3QHvJcQcBRRcaDDUKJ5UFZgPvX7WXZRnhdbFaWUc/geo7-08un08-acao-propositiva-atividade.pdf
- Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aHUhvXFNpZKrgk92JKTWJEVxxQVhWkVmn9TvKg8P4qzkFg2JTJPsBPU86he5/geo7-08un08-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.
Para mais informações acesse os links abaixo:
- https://techinbrazil.com.br/tecnopolos-no-brasil
- https://prezi.com/hbytpmegrj9o/os-tecnopolos-no-brasil/
- http://pibidgeouff.blogspot.com/2014/04/os-tecnopolos-no-brasil-e-no-mundo.html
- https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/cidades_tecnopolos.htm
- https://www.grupoescolar.com/pesquisa/tecnopolos-da-globalizacao-mundial.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Utilize as respostas dos alunos para construir o significado e importância do desenvolvimento tecnológico, enquanto aprimoramento de produtos, técnicas e serviços. Após pergunte se, atualmente, a criação e desenvolvimento de um novo produto ou serviço, decorre de atitudes criativas e empreendedoras individuais de um inventor ou da ação organizada e planejada de pessoas, empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias? Reforce que, diferente dos séculos passados, onde o surgimento de um novo produto era fruto do trabalho criativo de um inventor, nos dias atuais o desenvolvimento de uma nova técnica ou produto é fruto do trabalho conjunto e intencional de pessoas, empresas, universidades e centros de pesquisas.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: você poderá utilizar objetos que fazem parte do contexto socioeconômicos dos alunos para exemplificar a importância das novas tecnologias na vida social e econômica das pessoas.
Para você saber mais: as atuais inovações tecnológicas fazem parte de um amplo processo de desenvolvimento do capitalismo moderno, iniciado na segunda metade do século XX, denominado de Revolução Técnico-Científica-Informacional ou de Terceira Revolução Industrial, no qual, a integração entre ciência, tecnologia e produção se deu orientada pelo lógica do mercado. É dentro deste contexto que os tecnopolos surgiram e passaram a aglutinar instituições de ensino-pesquisa e empresas voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao processo produtivo.
Fontes das imagens:
Contextualização
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Este é o momento inicial de construção do significado e importância dos tecnopolos para a indústria brasileira e mundial. Contextualize a pergunta com o exemplo do Vale do Silício no EUA que, atualmente, concentra a maior parte das empresas de tecnologia dos EUA, como a Intel, IMB, Facebook, Apple e a Google. Após, construa com os seus alunos o conceito de tecnopolo.
Material complementar
Para você saber mais: denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.
O tecnopolo do Vale do Silício surgiu da parceria entre a Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia e empresas de tecnologia como a Intel, a partir da década de 1970, como o objetivo de ser um centro de criação e melhoramento de produtos e técnicas, destinadas às indústrias de alta tecnologia que se instalavam na cidade. O termo vale do Silício faz referência ao circuitos integrados de silício, fabricados inicialmente pelas empresas instaladas na região.
Fonte da imagem:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os alunos respondam a pergunta contida no slide. Após, distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo e peça que façam a leitura do mesmo. Este momento será muito importante para o início da atividade da ação propositiva que, neste plano, utilizará a metodologia “think, pair, share”, cujo tradução significa pensar em par e compartilhar, ou ainda, pensar, compartilhar e socializar.
Material complementar
Link do texto para realização da atividade:
Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia que estimula a produção individual do aluno e a troca de experiências e conhecimento em duplas, através do diálogo, da fala consciente e a da escuta ativa. Após este processo, cada aluno deverá apresentar para a turma a sua opinião sobre um determinado tema e o que aprendeu com o colega. Esta metodologia será explicada no slide a seguir.
Fonte das imagens:
Dúvida: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg
Mapa mudo: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 14 minutos
Orientações: A pergunta contida no slide será balizadora para a realização desta etapa. Distribua a folha de atividade, presente no link abaixo, e solicite que, individualmente, cada aluno(a) responda a questão proposta no campo “o que eu penso”. Atribua um tempo de 4 minutos para a realização desta etapa. Após, solicite que os alunos se organizem em duplas. Cada aluno deverá ler para o colega de dupla a sua resposta, devendo cada qual escrever no campo “o que eu descobri com o meu colega” um texto contendo novas informações fornecidas pelo colega de dupla. Atribua o tempo tem de 10 minutos para a realização desta etapa. Esta atividade desenvolve a autonomia do aluno, a escuta ativa, promove o diálogo e a troca de conhecimento e experiência entre os alunos.
Material complementar
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3xfWZW3BReCbtxMyG49C3QHvJcQcBRRcaDDUKJ5UFZgPvX7WXZRnhdbFaWUc/geo7-08un08-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia de ensino colaborativa criada por Frank Lyman, professor da universidade de Maryland, em 1981, que estimula o aluno a formar uma opinião, debater e apresentar as suas ideias para a turma. Nesta estratégia de ensino, o professor cumpre a função de um facilitador ou mediador da aprendizagem, através de uma questão norteadora, que orientará a leitura, produção textual e troca de ideias dos alunos com seus pares, promovendo a construção de uma ideia, comparação de pensamentos e a socialização de conclusões.
Após a leitura de um texto balizador, é solicitado ao aluno que preencha, na coluna “o que eu penso”, suas ideias sobre a questão norteadora. Após, os alunos são organizados em duplas e terão que compartilhar suas ideias, preenchendo o campo “o que eu aprendi com o meu colega” com novos pontos de vista sobre o assunto. Por fim, todos alunos terão que socializar com a turma o que escreverão e ainda preencher o campo “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com novas informações ou ideias obtidas durante as apresentações dos colegas.
Para mais informações sobre esta metodologia, acesse os links abaixo:
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Informe aos alunos que eles deverão socializar com a turma o que aprenderam e que deverão preencher a coluna “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com as novas informações obtidas com as apresentações dos colegas de classe. Para isso, selecione oito alunos, de duplas diferentes, para lerem as respostas referentes aos campos “o que eu penso” e “o que eu descobri com o meu colega”, atribua o tempo de 1 minuto para cada aluno.
Esta atividade promove a leitura, o diálogo responsável e a atenção ao colega, exigindo concentração e conferindo autonomia aos alunos. O preenchimento das três colunas permite ao aluno verificar o que ele sabia antes e o que aprendeu ao compartilhar com o colega e ao socializar com a turma.
Ao final desta atividade, espera-se que os alunos tenham apreendido o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.
Material complementar
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/zFSo6bnZJTw
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês irão refletir sobre o significado e a importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o debate sobre os tecnopolos no Brasil. Inicialmente, peça que os estudantes façam uma pesquisa e registrem no caderno o que são tecnopolos, e procurem exemplos no Brasil e no mundo. Caso queira, professor, envie aos alunos algumas sugestões de fontes de pesquisa: 1) Tech in Brazil: "Tecnopolos no Brasil", disponível aqui; 2) Prezi: "Os tecnopolos no Brasil", disponível aqui; 3) GeoPonto: "Os tecnopolos no Brasil e no mundo", disponível aqui; 4) Sua Pesquisa: "Cidades tecnopolos", disponível aqui; 5) Grupo Escolar: "Tecnopolos da globalização mundial", disponível aqui.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o quadro a ser preenchido e o texto sobre tecnopolos. A proposta é que os estudantes leiam o texto e preencham o quadro.
Sistematização
Peça que os estudantes tirem uma fotografia do quadro e a enviem para análise, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks individuais.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, a uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, sobre o maior tecnopolo do mundo: o famoso Vale do Silício; disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Entender como a criação de tecnopolos no Brasil tem proporcionado o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no país.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA