GEO7_08UN08 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Os tecnopolos e a indústria de tecnologia no Brasil
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao longo deste plano os alunos aprenderão o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de tecnologia no Brasil. Este plano se inicia através da construção coletiva e colaborativa do conceito de tecnopolo. Após é realizada realizado uma rápida análise sobre os principais tecnopolos existentes no no Brasil e, por fim, os alunos terão que apresentar, através da metodologia “think, pair, share” suas considerações sobre a importância destes tecnopolos para a indústria brasileira.
Materiais necessários: Folha de atividade referentes às etapas de problematização e ação propositiva, lápis, borracha e caneta.
Materiais complementares:
- Imagens utilizadas na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf
- Imagens utilizadas na problematização:
- Imagens utilizadas na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2yPGVVQn2x9tSEfxNDdcEv7Tvd2sM4UQdXRu6N5YQX5HXsFqztqWUeRn75M/geo7-08un08-acao-propositiva-imagens.pdf
- Texto da etapa de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MM6DnHgMwZe3yejWejtZJ7PdkJy7Qewk8FXwRZASeh3S6U7GRv4F44BJmdGU/geo7-08un08-problematizacao-texto.pdf
- Atividade ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3xfWZW3BReCbtxMyG49C3QHvJcQcBRRcaDDUKJ5UFZgPvX7WXZRnhdbFaWUc/geo7-08un08-acao-propositiva-atividade.pdf
- Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aHUhvXFNpZKrgk92JKTWJEVxxQVhWkVmn9TvKg8P4qzkFg2JTJPsBPU86he5/geo7-08un08-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.
Para mais informações acesse os links abaixo:
- https://techinbrazil.com.br/tecnopolos-no-brasil
- https://prezi.com/hbytpmegrj9o/os-tecnopolos-no-brasil/
- http://pibidgeouff.blogspot.com/2014/04/os-tecnopolos-no-brasil-e-no-mundo.html
- https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/cidades_tecnopolos.htm
- https://www.grupoescolar.com/pesquisa/tecnopolos-da-globalizacao-mundial.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO