Plano de aula: Os tecnopolos e a indústria de tecnologia no Brasil

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.

Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo deste plano os alunos aprenderão o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de tecnologia no Brasil. Este plano se inicia através da construção coletiva e colaborativa do conceito de tecnopolo. Após é realizada realizado uma rápida análise sobre os principais tecnopolos existentes no no Brasil e, por fim, os alunos terão que apresentar, através da metodologia “think, pair, share” suas considerações sobre a importância destes tecnopolos para a indústria brasileira.

Materiais necessários: Folha de atividade referentes às etapas de problematização e ação propositiva, lápis, borracha e caneta.

Materiais complementares:

Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema para a turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA