Plano de Aula

Plano de aula: A indústria e a transformação no espaço urbano.

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo promover a reflexão sobre as transformações espaciais que a atividade industrial pode promover no local onde está inserida e em seu entorno.

Materiais necessários: Folha de atividade referente à ação propositiva, uma cartolina para cada grupo de alunos, lápis, borracha, régua e hidrocor.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GH857u2vKafAkUVfEqg4dqHB6ehq58FY4N2rXHGTDCk6M9Fv7Jev3YvVfdry/geo7-08und05-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjmvEq47mPW52Cr5usM6atDDE6FeYXusgMP2kCHyBsEEvBd7aMxqahYMZUFP/geo7-08und05-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3YSjaWk56Y9D8Z4v3zdJHGb59UzrzucyJucvcGfWpA8ZVsW4YUeAysVMvsG3/geo7-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

Em seu processo de instalação e, posteriormente, produção a indústria promove, direta e indiretamente, inúmeras alterações no espaço geográfico: retirada da vegetação original, demolição de casarões e prédios antigos, terraplanagem de terrenos comerciais, migração populacional, crescimento desordenado de cidades, etc. Denominamos de industrialização, todo este processo de transformação espacial estimulado pela atividade industrial.

Para mais informações sobre o processo de industrialização acesse os links abaixo:

FREITAS, Eduardo de. Transformação no espaço geográfico. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Industrialização e seus efeitos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-seus-efeitos.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

________________. Industrialização e urbanização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos. Esta formatação deverá ser mantida até o final da aula.

Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria pode, direta e indiretamente, promover ou incentivar a transformação do espaço urbano.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados