GEO7_08UN10 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A agroindústria e a modernização do campo no Brasil
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo trabalhar o conceito de agroindústrias e a sua importância para o país. Desta forma, o plano se inicia promovendo uma construção coletiva e colaborativa do conceito de agroindústria e de cooperativa agroindustrial. Durante a problematização é realizado uma reflexão sobre a sua importância para a modernização do campo no Brasil. Como atividade sistematizadora os alunos deverão “criar” uma agroindústria fictícia e, após, como sistematização, apresentá-la para a turma.
Materiais necessários: Texto impresso (Problematização), lápis, borracha, caneta.
Materiais complementares:
Texto para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf
Imagens contextualização:
Imagens problematização:
Imagem ação propositiva:
Imagem sistematização:
Para você saber mais:
A agroindústria é uma das atividades que compõe o agronegócio, que ainda engloba outros três segmentos: insumos (fertilizantes, inseticidas, sementes selecionadas, etc.) para a agropecuária, produção agropecuária básica e agrosserviços (veterinário, agrônomo, etc.). Denominamos agroindústria o conjunto de atividades ligadas à transformação e beneficiamento de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura ou da silvicultura. Este ramo industrial tem como peculiaridade o fato de trabalhar com matérias-primas sazonais, perecíveis e heterogêneas (variedade de espécies), característica que exige dinamismo e competência de seus proprietários.
No ano de 2018, a População Economicamente Ativa (PEA) no agronegócio era 18,2 milhões de pessoas, estando 21,9% ocupada na agroindústria, o que corresponde a cerca de 4 milhões de trabalhadores. A agroindústria teve uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mesmo ano. As agroindústrias acabam estimulando a modernização das atividades agropecuárias por exigirem padrões de qualidade só atingidos mediante a investimentos em adubos, fertilizantes, pesticidas, etc.
Uma outra forma encontrada pelos pequenos e médios produtores rurais para agregar valor aos seus produtos e aumentar a produtividade e o grau de competitividade de suas atividades foi a criação de cooperativas agroindustriais. Organizados em cooperativa, este produtores adquirem maior poder de barganha, acesso a financiamento, maquinário, e assistência técnica especializada na produção, armazenamento e venda de seu produtos. É denominada de cooperativa agrícola toda a sociedade de produtores rurais, que atuam no mesmo ramos de atividade, que dividem igualmente as responsabilidades e os lucros, tudo decidido democraticamente em assembleias. Organizados desta forma, conseguem melhores preços para seus produtos e para a compra de insumos.
Para mais informações sobre o agronegócio, agroindústria e cooperativas agrícolas no Brasil, acesse os links abaixo:
- https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/2018_Relatorio%20MERCADODETRABALHO_CEPEA(1).pdf Acesso em 14 maio 2019.
- http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/140226_radar31_cap1.pdf Acesso em 14 maio 2019.
- https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-20-empresas-do-agronegocio-que-mais-empregam-no-brasil/ Acesso em 14 maio 2019.
- https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm Acesso em 14 maio 2019.
- http://blog.datacoper.com.br/cooperativas-agricolas-o-que-sao-e-como-funcionam Acesso em 21 maio 2019.
- https://www.youtube.com/watch?v=GxuHxCdUGiQ Acesso em 14 maio 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos de até 5 pessoas. Informe que eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO