Plano de Aula

Plano de aula: Máquinas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Este plano é uma aula introdutória para o estudo de novos materiais e novas tecnologias. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Esta aula trata de máquinas que impactaram a sociedade de alguma forma, conforme ocorreram as Revoluções Industriais. A seguir um breve resumo sobre cada uma das Revoluções Industriais:

  • Primeira: desenvolvimento da indústria têxtil e equipamentos mecânicos, como máquinas à vapor;
  • Segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão);
  • Terceira: automatização das linhas de produção e desenvolvimento da robótica;
  • Quarta: desenvolvimento da internet como meio de interligar setores, produtos, indústrias e comércio. É a Revolução atual, ainda em desenvolvimento, iniciada por volta de 2000.

Para melhor desenvolvimento dessa aula, recomenda-se fortemente que leia os seguintes texto:

CAVALCANTE, Z.V., A importância da Revolução Industrial no mundo da Tecnologia, disponível em : https://www.unicesumar.edu.br/epcc-2011/wp-content/uploads/sites/86/2016/07/zedequias_vieira_cavalcante2.pdf ,

BRANCO, A. L.; Revoluções Industriais: Primeira, Segunda e Terceira Revoluções, disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/revolucoes-industriais-primeira-segunda-e-terceira-revolucoes.htm

PERASSO, V., O que é a 4ª Revolução Industrial- e Como ela Afeta nossas Vidas, disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

Materiais necessários para a aula: Fichas e tabuleiro impresso (modelo e instruções do jogo no material complementar, um dado, ou três pedaços de papel numerados de 1 à 3 para sorteio de quantas casas serão caminhadas. A leitura dos textos propostos acima são essenciais para nortear a resolução do jogo, caso você não domine ou não tenha conhecimento sobre alguma das revoluções industriais. Note que a 4º Revolução apresenta apenas 1 casa com equipamento, portanto, todos os grupos devem preencher esse.

Caso não seja possível imprimir um tabuleiro para cada grupo, há um exemplo, similar a uma tabela que você poderá usar e reproduzir no quadro para que cada grupo copie. Nesse caso, há a possibilidade de inserir mais máquinas e equipamentos. Note que também há um modelo de ficha que pode ser seguido, mas fica a seu critério seguir ou modelo ou fazer as alterações que achar necessárias.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as tecnologias que marcaram cada revolução industrial, e que eles serão encarregados de imaginar como cada uma dessas tecnologias revolucionaram e impactaram a sociedade, assim que inseridas no cotidiano social.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados