Plano de aula: Máquinas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Este plano é uma aula introdutória para o estudo de novos materiais e novas tecnologias. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Esta aula trata de máquinas que impactaram a sociedade de alguma forma, conforme ocorreram as Revoluções Industriais. A seguir um breve resumo sobre cada uma das Revoluções Industriais:

• Primeira: desenvolvimento da indústria têxtil e equipamentos mecânicos, como máquinas à vapor;
  • Segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão);
  • Terceira: automatização das linhas de produção e desenvolvimento da robótica;
  • Quarta: desenvolvimento da internet como meio de interligar setores, produtos, indústrias e comércio. É a Revolução atual, ainda em desenvolvimento, iniciada por volta de 2000.

Para melhor desenvolvimento dessa aula, recomenda-se fortemente que leia os seguintes texto:

CAVALCANTE, Z.V., A importância da Revolução Industrial no mundo da Tecnologia, disponível em : https://www.unicesumar.edu.br/epcc-2011/wp-content/uploads/sites/86/2016/07/zedequias_vieira_cavalcante2.pdf ,

BRANCO, A. L.; Revoluções Industriais: Primeira, Segunda e Terceira Revoluções, disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/revolucoes-industriais-primeira-segunda-e-terceira-revolucoes.htm

PERASSO, V., O que é a 4ª Revolução Industrial- e Como ela Afeta nossas Vidas, disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

Materiais necessários para a aula: Fichas e tabuleiro impresso (modelo e instruções do jogo no material complementar, um dado, ou três pedaços de papel numerados de 1 à 3 para sorteio de quantas casas serão caminhadas. A leitura dos textos propostos acima são essenciais para nortear a resolução do jogo, caso você não domine ou não tenha conhecimento sobre alguma das revoluções industriais. Note que a 4º Revolução apresenta apenas 1 casa com equipamento, portanto, todos os grupos devem preencher esse.

Caso não seja possível imprimir um tabuleiro para cada grupo, há um exemplo, similar a uma tabela que você poderá usar e reproduzir no quadro para que cada grupo copie. Nesse caso, há a possibilidade de inserir mais máquinas e equipamentos. Note que também há um modelo de ficha que pode ser seguido, mas fica a seu critério seguir ou modelo ou fazer as alterações que achar necessárias.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as tecnologias que marcaram cada revolução industrial, e que eles serão encarregados de imaginar como cada uma dessas tecnologias revolucionaram e impactaram a sociedade, assim que inseridas no cotidiano social.