Plano de Aula

Plano de aula: Combustíveis

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula pertence à sequência de aula, em que cada plano aborda de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede de você utilizar esse plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados aos combustíveis e impactos ambientais causados pelo uso exagerados desses. Classifica-se como combustível qualquer substância capaz de reagir com oxigênio, liberando calor. A reação de combustão, tanto dos combustíveis fósseis como dos biocombustíveis, além do calor liberam água e gás carbônico quando a combustão é completa, assim como outros produtos sólidos, como cinzas, monóxido de carbono etc., o que ocorre com os combustíveis fósseis em maior grau. Para exemplificar, segue a a equação da combustão completa do etanol: C?H?OH + 3O? ? 3H?O + 2CO?. Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica, em um processo lento e demorado, tornando tais substâncias um bem não-renovável. Já os biocombustíveis são obtidos a partir de vegetais, como cana de açúcar, milho e lixo orgânico, tornando essas substâncias uma fonte de energia renovável.

A indústria metalúrgica e olaria utilizam carvão no seu processo fabril, já máquinas à combustão, como motores automotivos, por exemplo, utilizam combustível líquido, como etanol, gasolina e diesel, ou gás, como o gás natural veicular. Nossa sociedade necessita de combustíveis em muitos processos, acarretando, dessa forma, em uma emissão significativa de gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos. A seguir, alguns links para se aprofundar mais no assunto, se achar necessário:

FREITAS, E. "Carvão Mineral"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-mineral.htm> Acesso em 30/06/2018.

RESINA, N. B. “O que é carvão mineral?” Disponivel em <https://www.ecycle.com.br/2857-carvao-mineral> Acesso em 30/06/2018.

“Carvão Vegetal” Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-vegetal.htm> Acesso em 30/06/2018.

LOPES,N. “ Quala diferença entre álcool,diesel e gasolina? Disponível em <https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/qual-a-diferenca-entre-alcool-diesel-etanol-e-gasolina/> Acesso em 30/06/2018.

PENA, R. F. Alves. "O que é Biocombustível?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-biocombustivel.htm> Acesso em 30/06/2018.

“Biocombustíveis” Disponivel em<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm> Acesso em 30/06/2018.

É comum que se denomine apenas o gás carbônico como gás estufa, contudo, o vapor de água, devido ao seu alto coeficiente calorífero, também é um gás estufa, sendo seu percentual (4%) na atmosfera controlado pelo ciclo da água. Para compreender melhor esse fato e outros gases estufa, aconselha-se a leitura desse texto: SOUZA,N.J. “Influência das queimadas da amazônia sobre o efeito estufa”, disponível em <http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/efeitoestufa.html> Acesso em 30/06/2018.

Materiais necessários para a aula: fichas, textos impressos e cartolina.

As fichas são encontradas no seguinte arquivo: https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing

Resolução exemplo: https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit?usp=sharing

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma notícia sobre poluição relacionada ao combustíveis ou ao petróleo. As respostas poderão estar relacionadas com notícias recentes, como a “Conferência do Clima”, “políticas de crédito de carbono”, “ votação ou abaixo-assinado do Greenpeace”. É capaz que algum aluno fale sobre a declaração de Trump, onde ele assume que não cumprirá a política de créditos de carbono acordada entre diversos países.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO