Texto para impressão - Contexto - Combustíveis
Plano de Aula
Plano de aula: Combustíveis
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula pertence à sequência de aula, em que cada plano aborda de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede de você utilizar esse plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados aos combustíveis e impactos ambientais causados pelo uso exagerados desses. Classifica-se como combustível qualquer substância capaz de reagir com oxigênio, liberando calor. A reação de combustão, tanto dos combustíveis fósseis como dos biocombustíveis, além do calor liberam água e gás carbônico quando a combustão é completa, assim como outros produtos sólidos, como cinzas, monóxido de carbono etc., o que ocorre com os combustíveis fósseis em maior grau. Para exemplificar, segue a a equação da combustão completa do etanol: C?H?OH + 3O? ? 3H?O + 2CO?. Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica, em um processo lento e demorado, tornando tais substâncias um bem não-renovável. Já os biocombustíveis são obtidos a partir de vegetais, como cana de açúcar, milho e lixo orgânico, tornando essas substâncias uma fonte de energia renovável.
A indústria metalúrgica e olaria utilizam carvão no seu processo fabril, já máquinas à combustão, como motores automotivos, por exemplo, utilizam combustível líquido, como etanol, gasolina e diesel, ou gás, como o gás natural veicular. Nossa sociedade necessita de combustíveis em muitos processos, acarretando, dessa forma, em uma emissão significativa de gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos. A seguir, alguns links para se aprofundar mais no assunto, se achar necessário:
FREITAS, E. "Carvão Mineral"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-mineral.htm> Acesso em 30/06/2018.
RESINA, N. B. “O que é carvão mineral?” Disponivel em <https://www.ecycle.com.br/2857-carvao-mineral> Acesso em 30/06/2018.
“Carvão Vegetal” Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-vegetal.htm> Acesso em 30/06/2018.
LOPES,N. “ Quala diferença entre álcool,diesel e gasolina? Disponível em <https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/qual-a-diferenca-entre-alcool-diesel-etanol-e-gasolina/> Acesso em 30/06/2018.
PENA, R. F. Alves. "O que é Biocombustível?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-biocombustivel.htm> Acesso em 30/06/2018.
“Biocombustíveis” Disponivel em<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm> Acesso em 30/06/2018.
É comum que se denomine apenas o gás carbônico como gás estufa, contudo, o vapor de água, devido ao seu alto coeficiente calorífero, também é um gás estufa, sendo seu percentual (4%) na atmosfera controlado pelo ciclo da água. Para compreender melhor esse fato e outros gases estufa, aconselha-se a leitura desse texto: SOUZA,N.J. “Influência das queimadas da amazônia sobre o efeito estufa”, disponível em <http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/efeitoestufa.html> Acesso em 30/06/2018.
Materiais necessários para a aula: fichas, textos impressos e cartolina.
As fichas são encontradas no seguinte arquivo: https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing
Resolução exemplo: https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit?usp=sharing
Título da aula
Tempo sugerido: 2minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma notícia sobre poluição relacionada ao combustíveis ou ao petróleo. As respostas poderão estar relacionadas com notícias recentes, como a “Conferência do Clima”, “políticas de crédito de carbono”, “ votação ou abaixo-assinado do Greenpeace”. É capaz que algum aluno fale sobre a declaração de Trump, onde ele assume que não cumprirá a política de créditos de carbono acordada entre diversos países.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para que os alunos se organizem em grupo. Em seguida, peça para que cada grupo leia os textos do slide, se achar necessário, leia com a sala os textos. Você pode também imprimi-los, caso prefira; você encontra esses textos para impressão neste link: <https://docs.google.com/document/d/1WvAuBm8CULwjwckvldSOaqkY8L_RFWJTcpdao6Uqkjw/edit?usp=sharing> .
Peça, então, para que cada grupo discuta entre si sobre a relação homem-combustível, peça que reflitam sobre a relação consumo-meio ambiente. Para estimulá-los, use perguntas como:
- Como usamos os combustíveis no dia-a-dia?
- Vocês já imaginaram como seria a vida moderna sem combustíveis?
- Quais atitudes podem ser adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes?
As respostas para as duas últimas questões podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que só usamos em automóveis, sem combustível não haveria muita diferença.” ou “Os combustíveis são usados em praticamente tudo, a sociedade moderna não teria se desenvolvido tanto sem eles, é necessário usá-los conscientemente, pois emitem gases poluentes”. Explique que os combustíveis estão presentes no nosso cotidiano, não só nos postos de combustíveis para movimentar carros, mas também nas cozinhas, com o gás de cozinha (GLP), por exemplo. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão catalogar alguns combustíveis em função de algumas de suas características. ”
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ainda em grupos, peça para os alunos imaginarem que são químicos de uma grande empresa e que precisam organizar algumas fichas que estão no laboratório para exposição de um mural. Nessas fichas existem os nomes de de alguns combustíveis e algumas de suas características. O dever deles é relacionar essas fichas em um mural, assim como completar a tabela que se encontra no próximo slide. Em seguida dispare:
- Quais combustíveis conhecemos?
- Se você fosse falar sobre esse combustível, quais características você usaria para identificá-lo?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue as fichas e uma cartolina para cada grupo. Mostre esse slide e diga que eles podem fazer a estrutura do mural como essa, ou como acharem mais adequado, desde que tenha todas as informações: os três estados físicos, o nome do combustível, suas principais características, seu impacto ambiental e possíveis soluções para esses problemas. O importante é que separem os combustíveis pelo estado físico e completem todos os itens. Observe que nas fichas há dois combustíveis no estado sólido, quatro no líquido e dois no estado gasoso, embora a tabela proposta mostre dois também para o estado líquido.
Permita que os alunos discutam dentro do grupo e quando necessário, guie a discussão estimulando-os a pensarem sobre o que já sabem sobre determinado combustível e o que podem inferir sobre esse. Ao finalizarem o mural, reserve os últimos 15 minutos para que cada grupo apresente o mural que montou para a classe. Acesse as fichas pelo link: <https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing>. Você encontra um exemplo de resolução para esta atividade no link: <https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit>.
Observe que não existe uma única resposta certa para os impactos ambientais e para as soluções a estes problemas, o importante é chamar a atenção para a existência do problema e levá-los a pensar soluções para eles. O tema das mudanças climáticas e de diversos problemas ambientais de nossa sociedade serão aprofundados no decorrer dos próximos anos, nos planos seguintes.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, para encerrar a aula, diga para turma que eles devem montar um texto coletivo comparando combustíveis fósseis e biocombustíveis. Para auxiliar a turma, mostre o ciclo do carbono e peçam para eles identificarem com base em tudo o que foi discutido na sala, onde está o problema ambiental que enfrentamos e onde está a solução - diminuir nossa dependência dos combustíveis fósseis tanto buscando fontes alternativas de energia como repensando nosso sistema de transporte - promoção do transporte público de qualidade, do uso de bicicletas, e do transporte ferroviário para cargas, ao invés de caminhões. Após 2 minutos de discussão, vá ao quadro e coletivamente monte um texto sobre o tema e o que foi discutido. Peça que os alunos copiem o texto coletivo em seus cadernos.
Sistematização
Orientações: Para auxiliar no texto coletivo, principalmente no último item “Problemas e soluções ambientais” mostre o ciclo do carbono apresentado acima e peça para que a classe identifique quais os causadores dos problemas ambientais mostrados na figura. Pergunte se são capazes de pensar em alguma outra causa que não esteja representada na figura, como por exemplo, desmatamento, poluição de rios etc. Peça para eles observarem atentamente as causas para o aumento da emissão de gases estufas e qual a solução que pode ser implementada, como por exemplo, o reflorestamento (representado neste esquema como as árvores, que absorvem gás carbônico na realização da fotossíntese) ou outras imaginada pela turma (como uso de transporte coletivo, uso consciente de automóveis, substituição de um combustível fóssil por outro menos poluente, como discutido no slide anterior).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Painel (disponível aqui).
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Envie aos estudantes os textos disponíveis nos materiais complementares desta aula. Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens. Peça para os grupos lerem o texto e proponha questões para motivar uma discussão, como:
- Como usamos os combustíveis no dia a dia?
- Vocês já imaginaram como seria a vida moderna sem combustíveis?
- Quais atitudes podem ser adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes?
Apresente a questão disparadora aos grupos e peça a eles que reflitam sobre:
- Como e por que usar combustível?
Mão na massa
Ainda com a organização em grupos, siga as orientações dos slides “mão na massa”. Ao invés de propor a elaboração de um cartaz físico, crie um painel no Pedlet, com permissão para que os grupos possam editar, e envie as fichas disponíveis nos materiais complementares desta aula.
Para utilizar o Padlet:
1. Acesse o link: Colabore melhor. Seja mais produtivo. Fonte: Padlet (disponível aqui).
2. Crie uma conta básica gratuitamente.
3. Clique no botão Fazer um Padlet.
4. Selecione a opção Mural. Há várias opções de Padlet que podem te auxiliar em outras atividades, nesta, a opção Mural é mais apropriada, pois nela os estudantes podem compartilhar livremente.
5. Clique duas vezes no título. Você pode editá-lo, assim como a descrição, fonte e layout.
6. Clique em compartilhar. Aparecerão diversas formas, você pode escolher a mais apropriada para sua turma. Uma delas é copiar o link e passar aos estudantes.
7. Uma vez que o estudante tem acesso ao link, ele poderá contribuir com a criação do mural. No canto inferior direito, há um botão “+”. Ao clicar nesse botão, aparecerá uma caixa em que o estudante poderá inserir textos, links ou fotos.
8. Oriente-os a incluírem o próprio nome no título da caixa.
9. Tudo que for postado no mural aparece simultaneamente para todos que acessam o link. Crie um link para cada grupo.
Para saber mais, acesse o Tutorial Padlet. Fonte: INOVAEH (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, reserve um tempo para que os grupos compartilhem os painéis e siga as instruções do plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes no acesso ao Padlet.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Classificar os combustíveis quanto ao estado físico, sua origem e sua aplicação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Professor-autor: Juliana Mascarenhas
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda