Plano de Aula

Plano de aula: Combustíveis

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula pertence à sequência de aula, em que cada plano aborda de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede de você utilizar esse plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados aos combustíveis e impactos ambientais causados pelo uso exagerados desses. Classifica-se como combustível qualquer substância capaz de reagir com oxigênio, liberando calor. A reação de combustão, tanto dos combustíveis fósseis como dos biocombustíveis, além do calor liberam água e gás carbônico quando a combustão é completa, assim como outros produtos sólidos, como cinzas, monóxido de carbono etc., o que ocorre com os combustíveis fósseis em maior grau. Para exemplificar, segue a a equação da combustão completa do etanol: C?H?OH + 3O? ? 3H?O + 2CO?. Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica, em um processo lento e demorado, tornando tais substâncias um bem não-renovável. Já os biocombustíveis são obtidos a partir de vegetais, como cana de açúcar, milho e lixo orgânico, tornando essas substâncias uma fonte de energia renovável.

A indústria metalúrgica e olaria utilizam carvão no seu processo fabril, já máquinas à combustão, como motores automotivos, por exemplo, utilizam combustível líquido, como etanol, gasolina e diesel, ou gás, como o gás natural veicular. Nossa sociedade necessita de combustíveis em muitos processos, acarretando, dessa forma, em uma emissão significativa de gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos. A seguir, alguns links para se aprofundar mais no assunto, se achar necessário:

FREITAS, E. "Carvão Mineral"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-mineral.htm> Acesso em 30/06/2018.

RESINA, N. B. “O que é carvão mineral?” Disponivel em <https://www.ecycle.com.br/2857-carvao-mineral> Acesso em 30/06/2018.

“Carvão Vegetal” Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-vegetal.htm> Acesso em 30/06/2018.

LOPES,N. “ Quala diferença entre álcool,diesel e gasolina? Disponível em <https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/qual-a-diferenca-entre-alcool-diesel-etanol-e-gasolina/> Acesso em 30/06/2018.

PENA, R. F. Alves. "O que é Biocombustível?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-biocombustivel.htm> Acesso em 30/06/2018.

“Biocombustíveis” Disponivel em<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm> Acesso em 30/06/2018.

É comum que se denomine apenas o gás carbônico como gás estufa, contudo, o vapor de água, devido ao seu alto coeficiente calorífero, também é um gás estufa, sendo seu percentual (4%) na atmosfera controlado pelo ciclo da água. Para compreender melhor esse fato e outros gases estufa, aconselha-se a leitura desse texto: SOUZA,N.J. “Influência das queimadas da amazônia sobre o efeito estufa”, disponível em <http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/efeitoestufa.html> Acesso em 30/06/2018.

Materiais necessários para a aula: fichas, textos impressos e cartolina.

As fichas são encontradas no seguinte arquivo: https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing

Resolução exemplo: https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit?usp=sharing

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma notícia sobre poluição relacionada ao combustíveis ou ao petróleo. As respostas poderão estar relacionadas com notícias recentes, como a “Conferência do Clima”, “políticas de crédito de carbono”, “ votação ou abaixo-assinado do Greenpeace”. É capaz que algum aluno fale sobre a declaração de Trump, onde ele assume que não cumprirá a política de créditos de carbono acordada entre diversos países.