Plano de aula: Máquinas Hidráulicas

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Esta aula pode ser dada após os alunos já terem adquiridos conhecimentos sobre máquinas simples, apresentadas na unidade CIE7_01ME, e/ou hidrostática.

Você também pode usar essa aula como ponto de partida para introduzir os conceitos de hidrostática, em especial o “Princípio de Pascal”. Também observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, pois questões relacionadas à empuxo e os “Princípios de Arquimedes” não são discutidos nesta unidade.

Essa aula pode ser dividida em outras duas aulas: (i) a situação-problema é abordada e possíveis soluções são discutidas, como o uso de um sistema de alavancas, roldanas e polias, e, (ii) elaboração e montagem da pinça, seguido do teste no braço hidráulico (veja em Materiais necessários o manual que mostra como montar um braço articulado). Por fim, o elevador hidráulico é apresentado à turma, que discutirá o funcionamento, ao ponto de notarem a relação entre o funcionamento da pinça com o elevador, até chegarem ao “Princípio de Pascal”.

Materiais necessários para a aula: papelão, mangueiras do tipo tripa de mico ou mangueira de aquário, seringas de 10 e 20 mL, tesoura ou estilete, sucatas, palitos de churrasco, enforca-gatos, braço articulado em 3 pontos.

Caso você não tenha um braço articulado, esse plano de aula traz um manual de montagem de um braço hidráulico. Este deve ser previamente montado antes da aula (disponível aqui).

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma forma específica de dispositivo mecânico, e que eles serão encarregados de se organizarem, projetarem e construírem uma máquina mecânica diferente das já discutidas. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma máquina ou equipamento mecânico já estudado. As respostas estarão relacionadas aos equipamentos e máquinas já estudados, como: motor, alavanca, roldanas ou polias acopladas.