Trilha
Atividade para impressão
Plano de Aula
Por: Eliane de Siqueira
Este plano tem como objetivo, mobilizar os estudantes para o reconhecimento de ações, praticadas em seu dia a dia, que comprometem a integridade ambiental e contribuem, de maneira direta ou indireta, para as mudanças climáticas. Questões relacionadas ao consumo, poluição, descarte inadequado de resíduos e desperdício são exploradas para que possam compreender que as melhorias devem ser pactuadas como um compromisso coletivo em prol da preservação do ecossistema.
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos cada.
Orientações gerais
Antes da aula
Primeira aula: Para a primeira aula da sequência, organize previamente os grupos e solicite que tragam imagens de objetos diversos como roupas, alimentos, objetos para lazer, livros, jogos, objetos para exploração do meio etc. Caso não seja possível levar objetos, organize listas com o nome desses materiais. Isso deve ser feito considerando diferentes regiões do planeta com condições mais frias, mais quentes, centros urbanos, florestas e ambiente rural, por exemplo. Você pode adaptar a proposta com o uso de recursos digitais, caso estejam disponíveis para uso e possam ser acessados pelos estudantes. A ideia é que possam montar kits para uma expedição pelo planeta. Providencie também uma cópia por grupo da trilha que será usada para a atividade e aumente os pontos de parada, caso sinta necessidade de explorar outros aspectos.
Segunda aula: Solicite que, para a próxima aula, os estudantes tragam o preenchimento do roteiro de investigação sugerido. Você pode adaptar as informações de acordo com o contexto da região onde trabalha, buscando evidenciar problemas ambientais observados no entorno e que possam ajudá-los no repertório sobre as diferentes formas de interação com o ambiente.
Terceira aula: Os grupos devem comunicar suas descobertas, alertando outras pessoas sobre os problemas investigados e sobre como nossos modos de vida interferem na interação que temos com o ambiente. Defina previamente o recurso que será usado para o compartilhamento. Eles podem produzir infográficos, podcasts, vídeos curtos e apresentações, explorando diferentes formas de linguagem e cuidando dos recursos a serem usados, evitando o desperdício de materiais em diálogo com as aprendizagens que estão sendo mobilizadas. Providencie o material necessário para construção e compartilhamento das ideias.
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula com uma roda de conversa em que os estudantes devem completar a frase: Eu levaria na bagagem…
Para isso, você deve convidá-los para uma viagem fictícia. Comece a rodada: “Hoje nós vamos para a praia, eu levaria na bagagem protetor solar” e passe a palavra para um estudante seguir com as escolhas. Alterne os lugares diversificando as escolhas para que diferentes objetos sejam citados e registre no quadro o que for mencionado por eles.
Questione se todas as pessoas levariam as mesmas coisas e os motivos que fazem elas serem diferentes. Com isso, mobilize a reflexão sobre hábitos e costumes, bem como as mudanças nos processos de produção de bens de consumo que levaram a maior disponibilidade de objetos e, ao mesmo tempo, uma demanda maior por recursos ambientais. Não antecipe conceitos, mas, na mediação, considere essa intencionalidade.
Sensibilizados com essa discussão, siga para o próximo momento da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).