Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas: O que eu tenho a ver com isso?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano tem como objetivo, mobilizar os estudantes para o reconhecimento de ações, praticadas em seu dia a dia, que comprometem a integridade ambiental e contribuem, de maneira direta ou indireta, para as mudanças climáticas. Questões relacionadas ao consumo, poluição, descarte inadequado de resíduos e desperdício são exploradas para que possam compreender que as melhorias devem ser pactuadas como um compromisso coletivo em prol da preservação do ecossistema.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Meio ambiente, impactos ambientais, mudanças climáticas, modos de vida, educação climática

Objetivos de aprendizagem

  • Investigar problemas ambientais presentes em seus locais de vivência.

  • Reconhecer como os modos de vida impactam o meio ambiente e contribuem para as mudanças climáticas.

  • Propor ações para multiplicar as descobertas e mobilizar outras pessoas para o cuidado com o meio ambiente.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos cada.

Orientações gerais

Antes da aula

Primeira aula: Para a primeira aula da sequência, organize previamente os grupos e solicite que tragam imagens de objetos diversos como roupas, alimentos, objetos para lazer, livros, jogos, objetos para exploração do meio etc. Caso não seja possível levar objetos, organize listas com o nome desses materiais. Isso deve ser feito considerando diferentes regiões do planeta com condições mais frias, mais quentes, centros urbanos, florestas e ambiente rural, por exemplo. Você pode adaptar a proposta com o uso de recursos digitais, caso estejam disponíveis para uso e possam ser acessados pelos estudantes. A ideia é que possam montar kits para uma expedição pelo planeta. Providencie também uma cópia por grupo da trilha que será usada para a atividade e aumente os pontos de parada, caso sinta necessidade de explorar outros aspectos.

Segunda aula: Solicite que, para a próxima aula, os estudantes tragam o preenchimento do roteiro de investigação sugerido. Você pode adaptar as informações de acordo com o contexto da região onde trabalha, buscando evidenciar problemas ambientais observados no entorno e que possam ajudá-los no repertório sobre as diferentes formas de interação com o ambiente.

Terceira aula: Os grupos devem comunicar suas descobertas, alertando outras pessoas sobre os problemas investigados e sobre como nossos modos de vida interferem na interação que temos com o ambiente. Defina previamente o recurso que será usado para o compartilhamento. Eles podem produzir infográficos, podcasts, vídeos curtos e apresentações, explorando diferentes formas de linguagem e cuidando dos recursos a serem usados, evitando o desperdício de materiais em diálogo com as aprendizagens que estão sendo mobilizadas. Providencie o material necessário para construção e compartilhamento das ideias.

Aula 1 - Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie a aula com uma roda de conversa em que os estudantes devem completar a frase: Eu levaria na bagagem…

Para isso, você deve convidá-los para uma viagem fictícia. Comece a rodada: “Hoje nós vamos para a praia, eu levaria na bagagem protetor solar” e passe a palavra para um estudante seguir com as escolhas. Alterne os lugares diversificando as escolhas para que diferentes objetos sejam citados e registre no quadro o que for mencionado por eles.

Questione se todas as pessoas levariam as mesmas coisas e os motivos que fazem elas serem diferentes. Com isso, mobilize a reflexão sobre hábitos e costumes, bem como as mudanças nos processos de produção de bens de consumo que levaram a maior disponibilidade de objetos e, ao mesmo tempo, uma demanda maior por recursos ambientais. Não antecipe conceitos, mas, na mediação, considere essa intencionalidade.

Sensibilizados com essa discussão, siga para o próximo momento da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO