Plano de aula: Plásticos

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma sequência de planos, em que cada um trata, de forma distinta, de um tipo de tecnologia, seja máquina, equipamento, processo ou material. Esse plano trata das propriedades da matéria sólida, em especial dos plásticos.

Os materiais plásticos fazem parte do grupo de materiais poliméricos. Denomina-se polímeros as macromoléculas que apresentam unidades de repetição (os meros), que são geralmente gases orgânicos, oriundos do petróleo, que apresentam insaturações (ligações do tipo duplas ou triplas) e/ou grupos funcionais (cetonas, fenóis, ácidos, aminas ou amidas). Esses grupos ou insaturações atuam como ponto de polimerização que facilitam o crescimento da cadeia polimérica.

A terminologia “polímeros” vem de “poli= muitos, diversos” e “meros=unidade, partes”, ou seja, em uma sacola plástica, encontra-se fácilmente a sigla PEAD no canto inferior, geralmente na lateral, que indica: polietileno de alta densidade, ou seja a unidade de repetição (o mero, também chamado de monômero) é o gás etileno.

Usualmente divide-se os polímeros em duas classes: plásticos e borrachas. Os materiais definidos por plásticos (plástico = que pode ser moldado ou modelado) podem ser divididos em outras duas classes: termorrígidos e termoplásticos. Os termorrígidos são aqueles que apresentam pouca deformação plástica antes da ruptura, como o acrílico e as resinas, já os termoplásticos apresentam deformação plástica antes da ruptura.Nos links abaixo você encontra mais sobre este tema:

QUEVEDO, R. t., “Polimeros” disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/polimeros/> , acesso 07/07/2018.

“Polimeros”, disponível em <https://www.todamateria.com.br/polimeros/>, acesso 07/07/2018.

“POLIMEROS- POLIMERIZAÇÃO”, disponível em <https://www.educabras.com/enem/materia/quimica/aulas/polimeros_polimerizacao>, acesso 07/07/2018.

No arquivo “Atividade para imoressão - orientações ao professor - CIE7_06ME07” (presente no material complementar) há uma breve explicação sobre cada teste que será realizado e a orientação ao aluno que deverá ser usada.

Materiais necessários para a aula: lupa, pote com água, ímã, martelo, folha de jornal, lanterna, alicate multímetro, 8 amostras plásticas (PVC, tubo de caneta transparente, pote de iogurte ou de manteiga (poliestireno), sacola plástica (polietileno de alta densidade), pote de remédio líquido, saco de salgadinho tipo chips (polipropileno), espuma (poliuretana, tecido - poliéster) , 4 metálicas (parafuso sem ponta, fios de cobre, arames de aço recozido, fios de Sb/Pb, pedaços de panelas de aço ou alumínio, talheres velhos ou quebrados) e 4 cerâmicas (pedaços de copos de vidro, de pratos de vidro ou cerâmica, de cimento ou argamassa, de pisos ou azulejos, de pias ou vasos) .

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e dispare: “Em que usamos os plásticos no dia a dia?”. As respostas serão variadas, como “nas sacolas de supermercado”, “potes de micro-ondas”, “vasos de plantas”, “copos, pratos e garfos de aniversário”, entre outros. Pergunte se eles sabem o significado da palavra “plástico”, que tem origem no grego e significa “aquilo que pode ser moldado”.