Plano de Aula

Plano de aula: Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma série de planos de aulas que relacionam novas tecnologias, sejam elas máquinas, equipamentos ou novos materiais. Em especial, neste plano serão trabalhados conceitos ambientais, envolvendo problemas causados pelo uso indiscriminado de plástico, assim como possíveis soluções, como a reciclagem e o uso de plásticos oxibiodegradáveis e os biodegradáveis.

É interessante que o plano CIE7_06ME07, que tem como tema “Plásticos” seja trabalhado anteriormente, contudo nada impede que esse plano seja usado isolado ou como ponto de partida para aulas subsequentes. A tecnologia de plásticos degradáveis surgiu da necessidade de se reduzir o tempo médio de degradação dos plásticos. Atualmente, a principal matéria-prima dos plásticos são derivados do petróleo, contudo já existe tecnologia para produção de polietileno,polipropileno e poliestireno à partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata. Esses originários de vegetais são denominados plásticos verdes,uma vez que os vegetais recolheram dióxido de carbono,oriundo da degradação do plástico e da queima de combustíveis, contudo o tempo médio de degradação desses plásticos não apresenta muita diferença do plástico originário do petróleo.

Os plásticos degradáveis dividem-se em duas classes: i) oxibiodegradáveis: aqueles que são adicionados agentes degradantes, que aceleram o processo de degradação do plástico,pela ação da luz, calor e água, assim as macromoléculas poliméricas são quebradas em partículas menores facilitando a ação de microorganismos decompositores. Em média, esse grupo apresenta estabilidade química de 6 meses. ii) Biodegradáveis: aqueles produzidos pela ação de microorganismos a partir de polissacarídeos vegetais, sua degradação, bacteriana, produz biomassa, dióxido de carbono e água. (definição de “O que são produtos biodegradáveis” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/4072-produtos-biodegradaveis-o-que-e-um-produto-biodegradavel-oxi-biodegradavel-plastico-detergente-ecologicamente-correto-impactos-geracao-metano-residuos-co2-biomassa-agua-escala-tempo-material-ambiente-condicoes-decomposicao-quimica-desintegracao.html>, acesso 14/07/2018)

A seguir uma série de textos que auxiliaram o professor sobre o tema:

SOUZA, L.A., “Polímeros e Poluição”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm> acesso 12/07/2018

QUEIROZ,T.,”Biodegradável e Oxidegrável: Entenda a diferença”, Recicloteca,disponível em <http://www.recicloteca.org.br/consumo/conceitos-biodegradavel-e-oxibiodegradavel/> acesso em 13/07;/2018

FOGAÇA, J. R.V., “Plásticos Biodegradáveis”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/plasticos-biodegradaveis.htm> acesso 12/07/2018

Equipe eCycle “Plástico oxibiodegradável: problema ou solução ambiental?”, disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/726-oxi-degradaveis-dificil-reciclagem-e-alternativa-do-amido.html> acesso 13/07/2018.

Equipe eCycle “Afinal,o que é plástico verde?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/695-afinal-o-que-e-plastico-verde.html> acesso 15/07/2018.

Exemplos de plásticos degradáveis

Equipe eCycle “Plástico PLA:alternativa biodegradável e compostável” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/738-pla-o-plastico-compostavel.html> acesso 16/07/2018.

Equipe eCycle “Sacola Oxibiodegradável de PEAD: solução ou problema?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/715-sacolas-oxi-degradaveis-solucao-ou-problema.html> acesso 16/07/2018.

Medidas adotadas por empresas:

Redação Pensamento Verde “Braskem, Embalixo e Pão de Açúcar se unem para produzir sacos para lixo com material reciclado”, disponível em <https://pensamentoverde.com.br/acoes-verdes/braskem-embalixo-e-pao-de-acucar-se-unem-para-produzir-sacos-para-lixo-com-material-reciclado/> acesso 12/07/2018.

Artigo científico:

SILVA, L. F.,GOMEZ, J.G.C., ROCHA, R.C.S., TACIRO, M.K., PRADELLA, J.G.C., “Produção biotecnológica de poli-hidroxialcanoatos para a geração de polímeros biodegradáveis no Brasil”, Quím. Nova vol.30 no.7 São Paulo 2007, disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422007000700040> acesso 15/07/2018.

Materiais necessários para a aula: datashow ou outro eletrônico para reprodução de vídeos, eletrônico para elaboração de um vídeo.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre esse slide para a classe e declare que o tema da aula será sobre Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis. Pergunte à turma se eles já ouviram falar nesses termos: “Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis” e o local em que encontraram esses termos. Provavelmente a resposta mais dita será “Em sacolas do supermercado”.

Pergunte também se a classe consegue imaginar o motivo do surgimento desse novo tipo de plástico. Nesse momento é provável que a resposta seja: “Não sei” ou “Eles não produzem lixo” ou “Para diminuir a poluição”. Não se preocupe, por enquanto, em corrigir as respostas dadas, apenas os ouça e observe o que são capazes de imaginar.