
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma série de planos de aulas que relacionam novas tecnologias, sejam elas máquinas, equipamentos ou novos materiais. Em especial, neste plano serão trabalhados conceitos ambientais, envolvendo problemas causados pelo uso indiscriminado de plástico, assim como possíveis soluções, como a reciclagem e o uso de plásticos oxibiodegradáveis e os biodegradáveis.
É interessante que o plano CIE7_06ME07, que tem como tema “Plásticos” seja trabalhado anteriormente, contudo nada impede que esse plano seja usado isolado ou como ponto de partida para aulas subsequentes. A tecnologia de plásticos degradáveis surgiu da necessidade de se reduzir o tempo médio de degradação dos plásticos. Atualmente, a principal matéria-prima dos plásticos são derivados do petróleo, contudo já existe tecnologia para produção de polietileno,polipropileno e poliestireno à partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata. Esses originários de vegetais são denominados plásticos verdes,uma vez que os vegetais recolheram dióxido de carbono,oriundo da degradação do plástico e da queima de combustíveis, contudo o tempo médio de degradação desses plásticos não apresenta muita diferença do plástico originário do petróleo.
Os plásticos degradáveis dividem-se em duas classes: i) oxibiodegradáveis: aqueles que são adicionados agentes degradantes, que aceleram o processo de degradação do plástico,pela ação da luz, calor e água, assim as macromoléculas poliméricas são quebradas em partículas menores facilitando a ação de microorganismos decompositores. Em média, esse grupo apresenta estabilidade química de 6 meses. ii) Biodegradáveis: aqueles produzidos pela ação de microorganismos a partir de polissacarídeos vegetais, sua degradação, bacteriana, produz biomassa, dióxido de carbono e água. (definição de “O que são produtos biodegradáveis” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/4072-produtos-biodegradaveis-o-que-e-um-produto-biodegradavel-oxi-biodegradavel-plastico-detergente-ecologicamente-correto-impactos-geracao-metano-residuos-co2-biomassa-agua-escala-tempo-material-ambiente-condicoes-decomposicao-quimica-desintegracao.html>, acesso 14/07/2018)
A seguir uma série de textos que auxiliaram o professor sobre o tema:
SOUZA, L.A., “Polímeros e Poluição”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm> acesso 12/07/2018
QUEIROZ,T.,”Biodegradável e Oxidegrável: Entenda a diferença”, Recicloteca,disponível em <http://www.recicloteca.org.br/consumo/conceitos-biodegradavel-e-oxibiodegradavel/> acesso em 13/07;/2018
FOGAÇA, J. R.V., “Plásticos Biodegradáveis”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/plasticos-biodegradaveis.htm> acesso 12/07/2018
Equipe eCycle “Plástico oxibiodegradável: problema ou solução ambiental?”, disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/726-oxi-degradaveis-dificil-reciclagem-e-alternativa-do-amido.html> acesso 13/07/2018.
Equipe eCycle “Afinal,o que é plástico verde?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/695-afinal-o-que-e-plastico-verde.html> acesso 15/07/2018.
Exemplos de plásticos degradáveis
Equipe eCycle “Plástico PLA:alternativa biodegradável e compostável” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/738-pla-o-plastico-compostavel.html> acesso 16/07/2018.
Equipe eCycle “Sacola Oxibiodegradável de PEAD: solução ou problema?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/715-sacolas-oxi-degradaveis-solucao-ou-problema.html> acesso 16/07/2018.
Medidas adotadas por empresas:
Redação Pensamento Verde “Braskem, Embalixo e Pão de Açúcar se unem para produzir sacos para lixo com material reciclado”, disponível em <https://pensamentoverde.com.br/acoes-verdes/braskem-embalixo-e-pao-de-acucar-se-unem-para-produzir-sacos-para-lixo-com-material-reciclado/> acesso 12/07/2018.
Artigo científico:
SILVA, L. F.,GOMEZ, J.G.C., ROCHA, R.C.S., TACIRO, M.K., PRADELLA, J.G.C., “Produção biotecnológica de poli-hidroxialcanoatos para a geração de polímeros biodegradáveis no Brasil”, Quím. Nova vol.30 no.7 São Paulo 2007, disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422007000700040> acesso 15/07/2018.
Materiais necessários para a aula: datashow ou outro eletrônico para reprodução de vídeos, eletrônico para elaboração de um vídeo.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre esse slide para a classe e declare que o tema da aula será sobre Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis. Pergunte à turma se eles já ouviram falar nesses termos: “Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis” e o local em que encontraram esses termos. Provavelmente a resposta mais dita será “Em sacolas do supermercado”.
Pergunte também se a classe consegue imaginar o motivo do surgimento desse novo tipo de plástico. Nesse momento é provável que a resposta seja: “Não sei” ou “Eles não produzem lixo” ou “Para diminuir a poluição”. Não se preocupe, por enquanto, em corrigir as respostas dadas, apenas os ouça e observe o que são capazes de imaginar.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento fale para a turma que a classe de plásticos degradáveis surgiram devido aos problemas ambientais causados pelo plástico, como uma solução alternativa. Mostre esse slide e peça para eles imaginarem quais as consequências para os animais e para o ambiente ao descartar inadequadamente o plástico. Talvez seja importante lembrá-los que plásticos são substâncias que podem ser moldadas facilmente e que são formadas por polímeros, moléculas gigantes formadas por unidades que se repetem (poli = muitos; mero = unidade), e que demoram centenas de anos para serem decompostos. Se quiser, apresente uma tabela com dados de tempo de decomposição de diferentes materiais para comparação. Você encontra esses dados aqui:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e fale para a classe que nesta aula serão tratados temas relacionados com as tecnologias que envolvem o plástico e algumas soluções para evitar seu acúmulo no ambiente, por isso foram desenvolvidos os plásticos biodegradáveis e os oxibiodegradáveis.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Peça que os alunos se dividam em grupos de até 5 alunos e fale que nesta aula eles serão roteiristas de um documentário de 5 minutos. E que para realizarem o documentário deverão assistir a três vídeos que apresentaram um problema ambiental. Caso não tenha como reproduzir os vídeos, imprima os três textos disponíveis no material complementar e distribua entre os grupos.
Logo após a execução dos vídeos, pergunte:
Q1: O vídeo 1, apresenta o dado “ Todas as tartarugas marinha analisadas têm resíduos plásticos em seu trato digestivo”. Discuta em seu grupo se isso também pode influenciar na alimentação de outros animais e quais as possíveis consequências desse dado para a sociedade.
Sugestão de resposta: “Sim, o acúmulo de plástico nos oceanos, e de suas micropartículas, pode influenciar a alimentação de todos as espécies marinhas e das espécies que deles se alimentam dentro da cadeia alimentar", "Todas as que consomem peixes ou outro animal aquático também podem acabar comendo plástico”.
Q2. “Jogar o plástico no lixo ou na rua é a melhor forma de descartá-lo? O que devemos fazer?”
Sugestão de resposta: “Não, o plástico deve ser separado para reciclagem“.
Q3. “O que se deve fazer com as embalagens plásticas ao descartá-las? Sugira hábitos novos e anexe os apresentados nos vídeos?”
Sugestão de resposta: “As embalagens plásticas devem ser separadas para serem recicladas. Para isso, deve-se limpar e depois separar do lixo convencional. A melhor solução é deixar de consumi-las, passando a utilizar sacolas de papel ou as retornáveis. Ter sempre uma sacola dessa com você é um hábito a ser adquirido por todos".
Q4. “Por que o plástico biodegradável ou oxibiodegradável é considerado melhor?”
Sugestão de resposta: “Porque eles se degradam rapidamente, não causando os danos que os plásticos comuns apresentam”.
Q5. “Todo plástico irá se decompor facilmente?”
Sugestão de resposta: “Os plásticos biodegradáveis e o oxibiodegradáveis foram desenvolvidos para se decomporem rapidamente, enquanto os demais levam centenas de anos para se decomporem”.
Q6. “Ainda sobre o primeiro vídeo, há o relato de que “O homem só preserva aquilo que ele conhece” crie um esquema, dentro do seu grupo, para que todos possam conhecer as consequências do uso e descarte inapropriado do plástico, incluindo desde o consumo doméstico até o assoalho marítimo”
Sugestão de resposta: “Homem joga o plástico no chão -> o vento, e as chuvas, levam o plástico para os rios -> peixes comem um pouco do plástico -> o restante do plástico é depositado no mar -> peixes e outros animais marinhos comem o plástico -> espécies que se alimentam desses animais (pássaros, leão marinho, o homem, por exemplo) acabam também ingerindo plásticos".
Se achar necessário, anote essas questões no quadro. Peça para que cada grupo pense e discuta sobre as respostas. Em seguida fale que agora eles, como roteiristas, deverão elaborar um roteiro para um documentário de 5 minutos. Para isso, algumas questões (apresentadas no próximo slide) deverão ser respondidas. Esse é o momento de sensibilização para a questão ambiental e social causada pelo uso excessivo e descarte inadequado dos plásticos.
Esse é um tema bastante amplo e complexo, que não apresenta nenhuma solução simples e isolada. O objetivo é levar os estudantes a refletirem sobre essa complexidade e sobre o que cada um pode fazer para contribuir positivamente para esta questão. Lembre-se de observar as respostas dessas seis questões acima e quando necessário, guie-os, mas não dê a resposta.
Orientações: Explique que cada grupo deve pensar nas respostas dessas questões visando o roteiro do pequeno documentário, desta forma as cenas escolhidas devem responder a essas questões. Fale que eles poderão fazer uma filmagem, um desenho animado, dedoche ou qualquer outra forma de documentar que eles acharem interessante, mas que neste momento eles deverão criar apenas o roteiro que vise conscientizar sobre os problemas ambientais causados pelos plásticos,assim como as soluções explorando as vantagens e desvantagens dessas.
O desenvolvimento e a produção do documentário pode ser realizada em uma outra aula de Ciências, como um trabalho extra classe ou como um projeto interdisciplinar, com o apoio de professores de artes e/ou de português. O importante é que eles tenham tempo para trabalhar no tema, aprofundar a pesquisa além dos vídeos apresentados nesta aula, e produzirem materiais de qualidade que poderão ser usados com toda a comunidade escolar para um amplo trabalho de conscientização e sensibilização quanto aos problemas discutidos aqui.
Sugestão de Respostas
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento, peça para que cada grupo discuta em 3 minutos o que puderam concluir sobre o tema e que em 2 minutos realizem um resumo do roteiro com a conclusão que chegaram. No tempo restante peça para que cada grupo apresente o que elaboraram. Caso surja alguma dúvida, ou mesmo se nenhum grupo ou aluno questionar, relate que a diferença entre plástico biodegradável e oxibiodegradável está tanto no processamento e matéria-prima (o primeiro tem origem vegetal, enquanto o segundo é oriundo do petróleo e é adicionado agentes pró-degradante) e na forma de decomposição (os biodegradáveis são decompostos por microorganismos quando em contato com luz, umidade, solo e ar, como todos os produtos naturais. Já os oxibiodegradáveis recebem aditivos pró-degradante que aceleram a decomposição do material quando em contato com luz, ar e umidade).
Note que a questão 3 deste slide (“Como posso usar o plástico de forma consciente?”) fecha o conteúdo respondendo de forma crítica a questão disparadora (“Esse plástico deve ir para onde?”), conscientizando a classe sobre a importância da redução do uso de plásticos sempre que possível, escolhendo produtos menos agressivos ao meio ambiente, da reciclagem, independente do tipo de plástico, assim como o reuso, quando possível.
Dê ao grupo um semana ou duas para a produção do vídeo e marque um horário para as apresentações, para a classe e/ou para toda a escola. Como dito anteriormente, se possível peça a colaboração dos professores de artes e português e transforme esse plano em uma atividade interdisciplinar. Vocês podem organizar um grande debate com toda a escola para pensarem juntos as soluções propostas nos vídeos produzidos. Deste modo, a probabilidade da maioria aderir à proposta de melhorar a escola em relação ao uso e descarte de plásticos será bem mais alto do que se a solução proposta for adotada sem que nenhum trabalho de sensibilização tenha sido realizado.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a toda a turma, apresente os slides "Contexto", apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Esse plástico deve ir pra onde?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens. Envie aos grupos os vídeos e questões propostas nos slides “mão na massa” e oriente-os a refletirem sobre o descarte de plástico.
Explique aos grupos que eles serão responsáveis pela criação de um roteiro para um documentário de, até, 5 minutos, e apresente o guia proposto no plano.
Motive os grupos a usarem a criatividade para pensarem em estratégias para gravar esse documentário respeitando o isolamento social.
Sistematização
Prepare uma mostra de documentário e compartilhe as produções entre os grupos. Marque uma videochamada com toda a turma e promova uma discussão sobre o uso e descarte de plásticos.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar no contato com os integrantes do grupo e na produção dos documentários, mostrando as possibilidades para o contexto de cada família.
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Avaliar os impactos ambientais causados pelo plástico e soluções, como reciclagem, redução do uso e troca por plásticos “degradáveis”.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Mascarenhas
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: