Plano de Aula
Plano de aula: Linhas de montagem automatizadas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula pertence à uma sequência de aulas em que cada plano aborda, de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede o professor de utilizar este plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados à automatização nas linhas de produção (local em que vários operários, com auxílio de máquinas e de ferramentas especializadas, realizam tarefas específicas e sequenciais para obter um produto acabado ou semi-acabado), em especial à introdução de computadores nos processos de fabricação - a automatização.
A automatização é um processo que utiliza dados programados para execução de tarefas. Também possibilita efetuar correções de maneira eficiente, com maior precisão e mais rápido que o homem. Esse processo também evita o desperdício de matéria-prima, de energia elétrica, reduz o número de produtos com defeito, acidentes e necessidade de mão-de-obra.
Com a automatização industrial, os operários tiveram que se especializar para operar os equipamentos automatizados (como, por exemplo, uma empilhadeira ), e, assim, surgiram as escolas profissionalizantes e técnicas.
É interessante que este plano seja aplicado após a aplicação do plano CIE7_0603.
Materiais necessários para a aula: Data Show ou algum recurso multimídia para exposição de dois vídeos (disponíveis no Youtube, links abaixo) e folhas sulfite. Caso não seja possível a execução do vídeo, a apresentação das figuras disponíveis neste plano serão adequadas.
Tempos Modernos - Charlis Chaplin (2:00-4:45) - disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=WVK1oHItoWI> (acesso em 30/06/2018)
Fiat Betim. Linha de Montagem (0:00-1:54) - disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=5g4X-eJGMfY> (acesso em 30/06/2018)
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as mudanças causadas nas fábricas após a introdução de robôs e de computadores nas linhas de montagem e de produção. Pergunte se seus alunos se recordam de algum lugar que tenha automatizado a linha de produção. As respostas serão diversas, como uma linha de produção de automóveis (carros), fábrica de refrigerante, fábrica de bicicleta, fábrica de vidro ou de pratos e copos.
Não se preocupe em corrigi-los neste momento, mas questione qual é a função do robô ou do computador nos contextos citados.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO