Plano de Aula

Plano de aula: O petróleo e seus derivados

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de planos de aulas, em que cada plano uma tecnologia e/ou material é abordado de maneira distinta. Contudo nada impede que este plano seja implementado em sala de aula, como ponto de partida para introduzir a importância do petróleo na sociedade.

O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, desde compostos pesados de alta viscosidade, como o piche asfáltico, até compostos gasosos leves, como
o metano. Suas reservas estão localizadas em regiões diferentes e cada uma necessita de uma técnica distinta, seja em rocha, em alto mar ou águas profundas.

Para compreender melhor o processo de extração do petróleo, sugere-se a leitura dos seguintes textos:

FIGUEREDO, E. A., Extração do Petróleo no Mar, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/extracao-de-petroleo-no-mar/> Acessado em: 29/6/2018.

FIGUEREDO, E. A., Extração do Petróleo em Terra, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/extracao-de-petroleo-em-terra/> Acessado em: 1º/7/2018.

SATO, P. O que é camada pré-sal?, Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2254/o-que-e-a-camada-pre-sal> Acessado em: 29/6/2018.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a indústria petroquímica, indústria fundamental em nossa sociedade, uma vez que o petróleo, além de ser nossa principal fonte de energia, é fonte de matéria-prima para as mais diversas indústrias químicas, como plástico, fertilizantes, farmacêutica etc., veja:
Pereira, L. S. Petroquímica, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/petroquimica/> Acesso em: 1º/7/2018

Materiais necessários para a aula: Datashow, copos plásticos, palitos de churrasco, colher de plástico, esponjas, bacias ou bandejas, papel toalha ou outro papel absorvente disponível ou pano de chão, canudo, óleo de cozinha.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as formas de extração de petróleo. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma propriedade ou aspecto do petróleo. As respostas estarão relacionadas ao que se recordarem de aulas anteriores em que o tema foi citado. Logo as respostas serão algo como “um óleo escuro”,” algo retirado debaixo da terra”, “resto de dinossauro”, ”uma mistura de vários compostos de matéria orgânica decomposta”, “uma mistura de gasolina”. Neste momento não se preocupe em corrigi-los, apenas ouça com atenção as respostas.