GEO08_19UND03_Anamorfose_Emissões 2013
Plano de Aula
Plano de aula: O mapa do efeito estufa
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análise de dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Fabiana Machado Leal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE19 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à interpretação cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América; em razão disso, a leitura e interpretação de dados, mapas temáticos e outras representações cartográficas são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópia da anamorfose Emissões de CO? do uso de combustíveis fósseis e da produção de cimento (2013) para cada grupo;
- Cópia da anamorfose Histórico de emissões de CO? por uso de energia (1850 - 2011) para cada grupo;
- Lápis preto, borracha, caneta e canetas hidrocor;
- Cartolinas para a elaboração dos mapas conceituais;
- Blocos auto-adesivos para a etapa da Sistematização;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides;
- Laboratório de informática ou sala com computadores com acesso à internet (se possível).
As anamorfoses e os demais materiais deverão ser entregues pelo professor.
Material complementar:
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO08_19UND3_Atividades da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
- Anamorfose Emissões de CO? do uso de combustíveis fósseis e da produção de cimento (2013), disponível no arquivo GEO08_19UND03_Anamorfose_Emissões 2013:
- Anamorfose Histórico de emissões de CO? por uso de energia (1850 - 2011), disponível no arquivo GEO08_19UND03_Anamorfose_Emissões histórico:
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 04 de dezembro de 2018. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
- Para saber mais sobre as anamorfoses, confira o artigo Reflexões de cartografia temática nas transformações cartográficas, publicado pela Revista Franco-Brasileira de Geografia, disponível em https://journals.openedition.org/confins/11040, acesso em 04 de dezembro de 2018.
- Para conhecer o trabalho com mapas conceituais, apresentado na Ação Propositiva desta aula, leia o artigo: Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, publicado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, disponível em http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/658, acesso em 04 de dezembro de 2018.
- Acesse a reportagem Nível de gases de efeito estufa na atmosfera atinge novo recorde, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), disponível em https://news.un.org/pt/story/2018/11/1648571, acesso em 04 de dezembro de 2018.
- Leia o Acordo de Paris, assinado pelos países na 21º Conferência da Partes (COP21) em dezembro de 2015, disponível em https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2016/04/Acordo-de-Paris.pdf, acesso em 04 de dezembro de 2018.
Contextos prévios: Anamorfoses; mapa conceitual; efeito estufa. .
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão discutir e elaborar um mapa conceitual sobre a contribuição dos países da América e da África para a emissão de gases poluentes na atmosfera e a intensificação do efeito estufa. Para tanto, eles irão observar o fenômeno a partir da leitura e análise de um tipo particular de representação cartográfica: a anamorfose.
Para você saber mais:
- O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo equilíbrio térmico do planeta. É ele que mantém a superfície terrestre aquecida e garante a vida dos seres vivos na Terra. Os gases presentes na atmosfera, como o vapor d’água e outras partículas em suspensão têm a função de absorver o calor irradiado na superfície, evitando que ele se dissipe para o espaço.
O efeito estufa é natural, todavia, a emissão de grandes quantidades de gases poluentes (especialmente com a queima de combustíveis fósseis) intensifica essa absorção e provoca uma espécie de barreira que retém o calor na atmosfera, impedindo que ele se dissipe. Para muitos cientistas, esse processo é o principal responsável pelo recente aumento gradual das temperaturas médias do planeta, levando-os a discutir a intensificação do efeito estufa sob a perspectiva do aquecimento global.
Trata-se, portanto, de uma interferência antrópica na dinâmica de um fenômeno natural. Por isso, quanto maior a emissão de gases poluentes, maiores serão os problemas ambientais em escala local, regional e mundial.
Para esses especialistas, além do agravamento da poluição, a maior emissão de gases na atmosfera eleva as temperaturas médias, acentua o derretimento das geleiras e das calotas polares e provoca o aumento do nível do mar. As alterações nas condições atmosféricas com a intensificação de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, desertificação e furacões também estão relacionados às alterações na dinâmica natural do efeito estufa. As previsões menos otimistas apontam que a disponibilidade de água potável, a biodiversidade e a segurança alimentar em breve também serão diretamente impactadas pelo aumento das temperaturas.
- A anamorfose geográfica, ou simplesmente anamorfose, é um tipo de representação da superfície terrestre em que há uma distorção proposital dos contornos territoriais dos países, a fim de que um determinado fenômeno (quantitativo) seja representado por meio da variável “tamanho”, adequando-se, para isso, o desenho da área em que ele ocorre. Em razão disso, as anamorfoses são representadas fora de proporção e, portanto, fora da escala cartográfica.
Nas anamorfoses, a interpretação quantitativa de um fenômeno é percebida a partir do tamanho da forma em que ele é desenhado na representação. Por exemplo, Estados Unidos e Brasil possuem áreas parecidas (cerca de 10 e 8,5 milhões de quilômetros quadrados) e, por isso, em uma mapa convencional, são reduzidos proporcionalmente e representados praticamente do mesmo tamanho. Todavia, em uma anamorfose que pretende demonstrar a comparação do PIB (Produto Interno Bruto) desses dois países, o território dos Estados Unidos deve aparecer quase 10 vezes maior, uma vez que tem um PIB de aproximadamente 20 trilhões de dólares, enquanto o Brasil atinge um PIB de aproximadamente 2 trilhões de dólares. Para se fazer as adaptações necessárias à representação desse fenômeno (o PIB) diretamente no território onde ele ocorre, os contornos dos países sempre serão distorcidos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO