Plano de Aula

Plano de aula: Como proteger a atmosfera

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas foram trabalhadas em aulas anteriores. Esta é considerada a décima aula, assim pressupõe que os conceitos de atmosfera, qualidade do ar, poluentes do ar, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano. Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Nesta aula com base em dados do SIRENE, programa de monitoramento do governo federal, gráficos de poluentes atmosféricos serão criados e analisados para o desenvolvimento de resoluções que visam a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.

Para mais informação acesse: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1542/legislacao_poluicao_ar_jose_pereira.pdf?sequence=1, http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065, http://sirene.mcti.gov.br/publicacoes e http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065

Materiais necessários para a aula: Atividade do plano, régua e folha avulsa (A4 ou quadriculada).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte aos alunos se a atmosfera precisa de proteção. Espera-se que respondam que sim, mas se algum disser que não pergunte: Por que você acha que não? Uma resposta esperada: “Porque ela é muito grande, não tem como proteger”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados