Plano de Aula

Plano de aula: Como proteger a atmosfera

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas foram trabalhadas em aulas anteriores. Esta é considerada a décima aula, assim pressupõe que os conceitos de atmosfera, qualidade do ar, poluentes do ar, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano. Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Nesta aula com base em dados do SIRENE, programa de monitoramento do governo federal, gráficos de poluentes atmosféricos serão criados e analisados para o desenvolvimento de resoluções que visam a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.

Para mais informação acesse: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1542/legislacao_poluicao_ar_jose_pereira.pdf?sequence=1, http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065, http://sirene.mcti.gov.br/publicacoes e http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065

Materiais necessários para a aula: Atividade do plano, régua e folha avulsa (A4 ou quadriculada).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte aos alunos se a atmosfera precisa de proteção. Espera-se que respondam que sim, mas se algum disser que não pergunte: Por que você acha que não? Uma resposta esperada: “Porque ela é muito grande, não tem como proteger”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados