Plano de aula: Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da nona aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU08. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Durante a atividade, os alunos terão que roteirizar e gravar um podcast, providencie os materiais necessário para gravação de áudio (por exemplo poderá ser utilizado gravadores, computadores com programa de gravação de áudio ou mesmo celulares). Caso não disponha destes recursos os alunos poderão apresentar o programa de podcast ao vivo para a turma.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Textos de apoio e roteiros impressos. Disponível no material complementar.
  • Equipamento para gravação e edição de áudio, como por exemplo: computadores, microfones/headphones, celulares, gravador de voz, etc).
  • Equipamento para reprodução de áudio.
  • Podcast “Aquecimento Global” (Rock com ciência), os primeiros 4 minutos. Disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre o as consequências da intensificação do efeito estufa.