Plano de aula: Estufa de plantas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial sobre a temática, que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é o efeito estufa, bem como propor uma atividade prática para que os alunos verifiquem a diferença de temperatura dentro e fora de um modelo de estufa.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Caso não seja possível a utilização de termômetros, os alunos poderão apenas comparar a variação da temperatura da água com as mãos.

Para essa aula, é desejável que os alunos compreendam e diferenciem alguns conceitos como Calor, Temperatura e Sensação térmica, sendo que a habilidade EF07CI02 prevista na BNCC poderá ter sido vista anteriormente ou ser trabalhada concomitantemente a esta habilidade. Este plano poderá ser melhor aproveitado se trabalhado após os planos de aula: CIE7_02ME01 e CIE_02MEO2, que abordam o tema Temperatura e Calor.

Materiais necessários para a aula: Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação. Quadro ou cartaz para registrar os dados observados pelos grupos. Sugestão de materiais considerando 5 grupos .

• 10 termômetros.
  • 10 copos com água.
  • 5 Roteiros impressos. O roteiro está disponível aqui.
  • Sugestões de materiais para a construção dos protótipos de estufa: papel filme (usado para embalar alimentos) ou plástico transparente; caixa de papelão que comporte o copo utilizado (ou pedaços de papel com gramatura que permita a confecção de uma caixa, como por exemplo papel paraná, papel cartão, ou tiras de papelão); fita adesiva ou fita crepe; cola branca; tesouras; papel alumínio ou papel laminado. Dê preferência a materiais que sobraram de trabalhos anteriores, sucatas e materiais recicláveis.
  • Nesta atividade será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levar os alunos para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize a sala em meia lua (ou outro formato que possibilite que os alunos consigam visualizar a apresentação, os colegas e o(a) professor(a) ). Ler o tema da aula para turma. Comente que iniciaremos a aula de hoje com a análise de uma situação em conjunto.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).