Atividade Mão na Massa - Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano de Aula
Plano de aula: Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.
Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.
Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):
- 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
- 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
- 8 termômetros.
- Água em temperatura ambiente.
- 20 cubos de gelo.
- 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
- Fita adesiva.
- Plástico filme transparente de alimentos.
- 4 toalhas.
- 2 copos graduados.
- Papel alumínio.
- Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)
Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:
Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml
“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml
Sugestões de aprofundamento para o professor:
- Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html
- Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:
https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/
- Vídeo com o experimento: “O degelo e o nível do mar” do canal pontociência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=R7jyZyZXu6c
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO