Atividade Mão na Massa - Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano de Aula
Plano de aula: Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.
Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.
Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):
- 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
- 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
- 8 termômetros.
- Água em temperatura ambiente.
- 20 cubos de gelo.
- 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
- Fita adesiva.
- Plástico filme transparente de alimentos.
- 4 toalhas.
- 2 copos graduados.
- Papel alumínio.
- Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)
Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:
Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml
“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml
Sugestões de aprofundamento para o professor:
- Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html
- Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:
https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/
- Vídeo com o experimento: “O degelo e o nível do mar” do canal pontociência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=R7jyZyZXu6c
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete e leia o slide para os alunos. Faça perguntas como:
- O aquecimento global é um tema que está frequentemente na mídia, você já ouviu falar dele?
- Isso é bom ou ruim para o planeta? Trata-se de um processo natural ou provocado pelo homem?
- Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?
É esperado que os alunos relacionem que o aumento do efeito estufa é uma das causas do aquecimento global. Ouça as opiniões e argumentos apresentados pelos alunos.
Fonte da reportagem: https://super.abril.com.br/ideias/efeito-estufa-e-aquecimento-global-o-fim-da-natureza/
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: leia a questão disparadora e peça que os alunos proponham hipóteses. Ouça os comentários realizados por eles a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: organize os alunos em 6 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Faça uma breve descrição dos três experimentos a serem realizados.
Observe que temos 3 atividades diferentes. Sugere-se que cada atividade seja realizada por 2 grupos distintos. Dependendo do número de alunos, poderá ser formado um número maior ou menor de grupos (o ideal é que os grupos tenham entre 3 a 5 alunos). Se dispor de materiais suficientes, a seu critério, os grupos poderão realizar as 3 atividades.
Caso a atividade seja realizada em uma área externa, organize a turma para a saída. Caso não seja possível utilizar a luz solar, utilize outra fonte de calor, como uma luminária (neste caso, dê preferência a lâmpada incandescente, que será mais efetiva no aquecimento), uma lamparina ou, até mesmo, uma vela. Nestes casos, a atenção a segurança deve ser redobrada. Instrua os alunos a não tocarem na luminária, pois há o risco de queimadura e choque elétrico. O uso de fogo deve ocorrer longe de produtos inflamáveis e deve ser acompanhado de perto pelo professor, para que não ocorra acidentes.
Oriente os alunos que eles deverão inicialmente registrar suas hipóteses no roteiro. Enquanto esperam o tempo necessário para completar o restante da tabela, deverão realizar as atividades 1 e 2 do roteiro.
É esperado que os alunos preencham a tabela da atividade 1 com os seguintes dados:
- Concentração de gás carbônico
Há 350 milhares de anos: 200 ppm
Há 200 milhares de anos: 270 ppm
No tempo presente: 400 ppm
- Temperatura
Há 350 milhares de anos: -3 ºC
Há 200 milhares de anos: 0 ºC
No tempo presente: 1 ºC
- Nível do mar
Há 350 milhares de anos: -90 m
Há 200 milhares de anos: -30 m
No tempo presente: 0 m
Na questão 2, os alunos poderão estabelecer as seguintes relações:
As três curvas se movem juntas ao longo dos anos.
À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta (devido ao derretimento do gelo).
O nível médio global do mar segue a temperatura global.
Pelo gráfico da temperatura é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos numa era quente atualmente.
Esta etapa deve durar em torno de 25 minutos.
Material a ser impressos disponível no material complementar.
Mão na massa
Orientações: retorne com os alunos para a sala de aula e organize a turma de forma que todos consigam visualizar o quadro. Projete o slide a seguir ou registre as informações no quadro. Peça que cada grupo relate suas hipóteses, resultados e explicações.
É esperado que os alunos forneçam as seguintes explicações:
- Experimento 1:
Hipótese: O derretimento do gelo presente no funil vai aumentar o nível da água do recipiente.
Resultado: O recipiente com o gelo no funil teve o volume de água alterado (ficou maior).
Explicação: O gelo presente no funil (representa o gelo das montanhas), ao derreter, altera o volume de água do recipiente, pois está fora do sistema.
- Experimento 2:
Hipótese: O recipiente coberto com o plástico poderá apresentar uma temperatura diferente do que o recipiente sem a cobertura de plástico.
Resultado: O recipiente coberto com o plástico atingiu uma temperatura maior após certo período de tempo.
Explicação: O plástico que representa os gases do efeito estufa (como o CO2), retém o calor no interior do recipiente, aumentando gradativamente a temperatura.
- Experimento 3
Hipótese: O recipiente parcialmente coberto de papel alumínio poderá apresentar uma temperatura diferente do recipiente sem a cobertura de papel alumínio.
Resultado: O recipiente parcialmente coberto com o papel alumínio registrou uma temperatura menor.
Explicação: O alumínio (que representa o gelo marinho) reflete a luz e dissipa o calor para o ambiente.
Indague a turma a respeito da relação entre os experimentos e o que foi analisado nos gráficos apresentados na atividade .
É esperado que os alunos relatem que as três curvas se movem juntas ao longo dos anos e que, pelo gráfico da temperatura, é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos em uma era quente atualmente. À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta. O nível médio global do mar segue a temperatura global.
Reserve aproximadamente 7 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.
Mão na massa
Orientações: discuta com a turma as relações que poderiam ser estabelecidas entre as curvas apresentadas na atividade 1 e cada um dos experimentos realizados.
O experimento 1 mostra que o degelo faz o nível do mar subir. Esse tem relação com a terceira curva apresentada no gráfico: nível do mar.
O experimento 2 apresenta uma analogia dos gases do efeito estufa (representado pelo plástico) e sua relação com o aumento da temperatura do planeta. Nesta aula, é esperado que o alunos já identifique o CO2 como um dos gases do efeito estufa. Verifique se a turma consegue perceber a relação entre a primeira curva (Concentração de CO2) e a segunda curva (Temperatura global). Enfatize que uma maior concentração de CO2 leva ao aumento da temperatura global.
O experimento 3 apresenta uma analogia do gelo marinho (representado pelo papel alumínio) que reflete parte da luz solar dissipando o calor. Explique para a turma que uma das consequência do aquecimento global é o derretimento de grandes extensões de gelo, com a redução dessas áreas que refletiriam a luz. Dessa forma, mais calor é absorvido pelo oceano, intensificando o aquecimento global.
Reserve aproximadamente 3 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.
Após a discussão, retome a questão disparadora com os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: projete o slide.
Solicite que os alunos levantem quais seriam as consequências do aquecimento global e registrem no caderno.
Sistematização
Orientações: projete o slide e leia com a turma o texto. Peça que comparem seus registros com o texto.
Como sistematização, a turma poderá registrar um texto coletivo no quadro. Os alunos poderão também ampliar o mapa conceitual coletivo com novos conceitos (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).
Texto adaptado do site: http://www.inpe.br/acessoainformacao/node/483
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a matéria “Provas de aquecimento global causado pelo homem atingem “padrão ouro” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Quais ações humanas contribuem para a intensificação do efeito estufa?
Mão na massa
Verifique se os estudantes possuem os materiais necessários para fazerem um dos três experimentos em casa. Peça ajuda às famílias.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Divida os três experimentos entre os grupos e envie o roteiro correspondente, disponível na aba “materiais e atividades”.
Caso um grupo de alunos não tenha material disponível para nenhum dos experimentos, oriente-os a fazerem uma análise do vídeo “Aquecimento global/Nerdologia” (disponível aqui).
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem o que observaram nos experimentos. Siga as sugestões propostas nos slides “mão na massa”.
Sistematização
Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes separando os materiais disponíveis em casa e ajudando com a realização do experimento.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Discutir a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa.
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial (queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Ana Paula de Souza Almeida Silva
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda