Plano de Aula

Plano de aula: Consequências da intensificação do efeito estufa

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.

Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):

  • 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
  • 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
  • 8 termômetros.
  • Água em temperatura ambiente.
  • 20 cubos de gelo.
  • 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
  • Fita adesiva.
  • Plástico filme transparente de alimentos.
  • 4 toalhas.
  • 2 copos graduados.
  • Papel alumínio.
  • Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)

Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:

Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml

“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml

Sugestões de aprofundamento para o professor:

  • Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html

  • Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:

https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

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