Atividade mão na massa: Infográfico - O efeito estufa terrestre
Plano de Aula
Plano de aula: O efeito estufa terrestre
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Professor, nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a quarta aula sobre a temática. Ela será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU03. O objetivo do plano é que os alunos descrevam o mecanismo natural do efeito estufa.
Durante a atividade, os alunos terão que construir representações e esquemas, como infográficos e mapas conceituais. Caso seja necessário, apresente alguns exemplos, para que eles possam compreender o que é esperado deles nesta atividade.
Se a escola dispor de uma sala de informática (ou de computadores portáteis que possam ser utilizados em sala), esta aula poderá ser realizada neste local. Neste caso, não há necessidade de impressão dos materiais, já que os alunos poderão acessá-los diretamente nos computadores.
Materiais necessários para a aula
- Datashow ou cópias dos slides impressos
- Folhas sulfite
- Canetas hidrográficas coloridas
- Papel pardo (aproximadamente 1 metro)
- Fita adesiva
- Jornais e/ou jornais com reportagens a respeito do efeito estufa ou reportagens impressas sugestões de links para acesso ou impressão: http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2018/06/brasil-reduzira-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-em-10-ate-2028
- Texto de apoio impresso.
- Atividade “Mão na massa” impressa* (1 folha para cada 2 alunos).
* Caso você opte pela construção do infográfico sem o esboço, forneça apenas papel sulfite.
* Caso a escola disponha de computadores, os alunos poderão usar algum software disponível, como o PowerPoint, para a construção dos infográficos e do mapa conceitual. Para isso, podem fazer uso da ferramenta de desenho, que também possibilitará a construção do mapa conceitual.
Caso a escola tenha acesso à internet, existem sites que possibilitam a construção de infográficos como, por exemplo, o Canva https://www.canva.com/ (neste caso, além do acesso a internet é necessário conta de e-mail para acessar a plataforma). O professor poderá fornecer a imagem na qual os alunos irão construir os seus infográficos. Os trabalhos posteriomente poderão ser compartilhados com o docente.
Caso haja a possibilidade de instalação de programas, há ferramentas gratuitas e específicas para a construção de mapas conceituais como, por exemplo, o CmapTools https://cmaptools.softonic.com.br/.
Sugestões de aprofundamento, para o professor:
- Cartilha Ambiental: Efeito Estufa (com infográfico a respeito do efeito estufa). Site Projeto Reenquadro, do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí: https://medium.com/reenquadro/cartilha-ambiental-efeito-estufa-93d961dd4e20
- Infográficos na sala de aula: http://www.sosprofessor.com.br/blog/infograficos-na-sala-de-aula/
- Vídeo “Aprendizagem Ativa: Mapas Conceituais”: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=36478
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Caso a aula ocorra na sala de informática, organize os alunos em duplas/trios para cada computador.
Leia o tema da aula para turma e comente que hoje iremos retomar a discussão a respeito do efeito estufa. No entanto, agora iremos estudar o fenômeno natural que acontece em nosso planeta, sua importância para a vida e as consequências de sua intensificação.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Distribua o material impresso para os alunos. Forneça um tempo para que eles leiam as manchetes. Após a leitura faça algumas perguntas, por exemplo:
Como as reportagens abordam o efeito estufa?
Vocês acham que o efeito estufa é benéfico ou maléfico?
Em quais situações ele é importante para o planeta?
Quando ele é prejudicial?
Professor, a seu critério, leve jornais e/ou revistas que tenham notícias a respeito do efeito estufa para a sala de aula e peça que os alunos as leiam. Ou mesmo, caso a sua escola disponha de computadores com acesso à internet, os alunos poderão fazer uma pesquisa rápida em sites de busca como o Google https://www.google.com/ a respeito de reportagens sobre o efeito estufa.
Links para as reportagens utilizadas neste slide:
- http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2018/06/brasil-reduzira-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-em-10-ate-2028
- https://veja.abril.com.br/ciencia/onu-efeito-estufa-pode-elevar-temperatura-mundial-em-4-graus-ate-2100/
- http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/05/entenda-por-que-o-efeito-estufa-e-fundamental-para-vida-na-terra.html
Contexto
Orientações: Projete e leia o slide com os alunos. Comente que até o momento aprendemos muito sobre o efeito estufa e que nesta aula eles deverão explicar como o efeito estufa acontece no nosso planeta.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizado pelos alunos a respeito dela.
Nesta etapa possivelmente os alunos já conseguirão explicar de forma oral como o efeito estufa acontece no nosso planeta. É esperado que eles já relacionem os gases do efeito estufa existentes na atmosfera como os responsáveis pelo fenômeno.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas, distribua o texto de apoio e o esboço para confecção do infográfico.
Os alunos deverão ler o texto e discutir como pretendem construir o infográfico. Explique que o infográfico deve responder a pergunta apresentada: “Como explicar o efeito estufa que acontece a Terra?”, e diga que, para isso, eles devem pensar nos textos e nas representações que deverão ser acrescentadas ao esboço.
Reserve aproximadamente 20 minutos da aula para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Após a produção dos infográficos, cada dupla deverá fazer uma pequena apresentação (de 2 a 3 minutos) do infográfico produzido para outra dupla. Esta etapa acontecerá simultaneamente com diversas duplas, circule pela sala acompanhado as apresentações.
Mão na massa
Orientações: Professor, este é apenas um exemplo de infográfico. Você poderá optar por iniciar a sistematização a partir dos infográficos produzidos pelos alunos. Fixe os infográficos produzidos na sala ou mesmo em um mural.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após as apresentações dos infográficos, organize a sala em meio círculo, para que todos possam observar o quadro e escutar os colegas.
Cole no quadro o papel pardo e escreva com caneta hidrocor, na parte superior do papel, a questão disparadora. Ela será a pergunta do mapa conceitual.
Explique ao alunos que eles irão sistematizar o aprendizado sobre o efeito estufa na forma de um mapa conceitual.
Peça que eles falem quais conceitos consideram mais importantes e que devem ser incluídos no mapa. Escreva cada palavra-chave em uma folha de sulfite, de forma que todos possam visualizar.
Lembre aos alunos que os conceitos são representados por palavras-chaves ou frases bem curtas.
De posse dos conceitos, a turma deve selecionar a ordem em que serão distribuídos no mapa conceitual. Esclareça que devemos colocar em destaque o tema e comente os conceitos serão relacionados por termos de ligação, que consistem em palavras ou frases curtas. As folhas devem ser fixadas no papel pardo e ligadas com setas que indicam a ordem de leitura. Cada seta deve vir acompanhada de um termo de ligação, formando frases.
Leia o mapa conceitual juntamente com a turma. Ele poderá ser fixado na parede e, ao longo das próximas aulas, poderá ser ampliado ou modificado.
Solicite que os alunos registrem uma cópia do mapa em seus cadernos.
Sistematização
Orientações: Este é apenas um exemplo de sistematização em forma de mapa conceitual. Os alunos poderão registrar em seus cadernos o mapa conceitual construídos pela turma.
Materiais Complementares
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Descrever o mecanismo natural do efeito estufa.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial (queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Paula de Souza Almeida Silva
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda