Plano de aula: O que é o efeito estufa?

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da segunda aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU01. O objetivo do plano é que os alunos reconheçam que o efeito estufa ocorre devido a atmosfera terrestre ser transparente a luz branca, proveniente do Sol, porém ser relativamente opaca à radiação infravermelha. Assim, aprisiona o calor, o que leva a um aumento de temperatura (de forma análoga que ocorre com o vidro).

Durante a atividade, os alunos terão que construir um esquema que represente o fenômeno estudado. Espera-se que anteriormente já tenham contato com diversos desenhos, esquemas e representações para explicitar algum fenômeno. Caso seja necessário, retome alguns exemplos para que possam compreender o que é esperado deles nesta atividade.

Espera-se que a habilidade da BNCC EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características, já tenha sido trabalhada anteriormente. Para essa aula também é desejável que os alunos reconheçam os tipos de radiações emitidas pelo Sol que chegam à Terra. O plano de aula CIE7_13TU06 poderá contribuir nesta conceituação, podendo ser trabalhado anteriormente à este.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa” impressa (1 folha para cada 2 alunos).

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que, na aula de hoje, iremos retomar a aula anterior na qual eles construíram um modelo de estufa e verificaram que dentro dela a temperatura era maior do que fora.

Projete o próximo slide ou entregue o material impresso aos alunos.